Boratto-3-32_Easy-Resize.com

10 Dicas para preparar aquele evento de chef na festa de Réveillon

Publicado em cozinha, gastronomia

 A festa de Réveillon pede um momento mais descontraído. Mas nem por isso você vai deixar de caprichar na ceia. A importância de organizar tudo com planejamento e executar de forma fácil mesmo não sendo um chef de cozinha profissional.

Use o tempo a seu favor! Afinal o ano vai virar e você não pode começar de qualquer jeito. A festa de Réveillon é um momento especial, por isso capriche:

1 – A festa pede um bom brinde

É uma noite regada de muita bebida. Para garantir a diversão, escolha previamente o que vai servir, vinho branco, champanhe e uma boa cerveja devem ser servidas bem geladas, definitivamente. Caso cada um leve sua bebida favorita, é importante preparar um espaço específico com gelo. Copos e taças, frutas já cortadas e demais utensílios também podem estar nesse mesmo lugar.

2 – Vamos pensar na criançada

Toda família adora reunir, mas nem sempre pensam em algo especifico para as crianças. A maioria dos pequenos comem de tudo, mas é sempre legal apostar em uma massa colorida, por exemplo.

Caldos e sopas também fazem um bom papel saudável. Mas como a ocasião é festiva, pede bons snacks, que também tem opções saudáveis, como batata-doce e até beterraba desidratada. Algumas dessas opções vocês encontraram até mesmo nos mercados.

3 –  Entradas, snacks, finger foods, petiscos…

Primeiramente, é importante lembrar que a festa de Ano novo pede uma comemoração com mais pessoas, que se movimentam, dançam e a maioria não se reúnem ao redor da mesa de maneira mais formal.

Pequenas porções são muito assertivas nesse momento. Fáceis de servir, atendem a todos os gostos, o que eu valhe é a criatividade.

 

4 –  Opte por um cardápio mais leve.

Na minha página tem a receita de um Ceviche fácil e que agrada a todos. Você pode alterar o peixe que está lá por um que você goste mais.

No destaque “Prepara” também tem o preparo de uma Moqueca fácil e prática.

 

5 – A importância de um Maison Place

Mesmo não sendo um chef de cozinha profissional, sinta-se um e organiza-se como um profissional. Use o tempo a seu favor, é só cortar tudo antes, pré preparar os molhos e separar cada item direitinho.

Se vai ser indispensável cortar cebola ou outros ingredientes, descongelar bacalhau ou limpar um peixe, algo que exija uma preparação, o melhor é fazer tudo o quanto antes.

Com tudo pronto, será muito mais fácil realizar vários afazeres ao mesmo tempo e obter o resultado sem grandes transtornos.

Lembre-se que algumas receitas para a festa de Réveillon devem ser finalizaras não hora, mas se escolher por isso será a hora do seu show, reúna todos nesse momento.

Um exemplo seria flambar algum prato, só cuidado para não queimar ninguém.

 

6 – Manter a cozinha sempre limpa e organizada é fundamental:

Impossível um bom chef cozinhar enquanto tudo à sua volta está desorganizado e sujo, por isso, é importante já guardar o que não vai usar e também ir limpando o local de serviço à medida que se for sujando, para que tudo esteja consecutivamente impecável.

Você não tem noção do tempo que se ganha fazendo isso.

A festa de Réveillon merece sua dedicação, mas vire o ano com tudo arrumado e sem bagunça.

7 – Sabedoria na hora de escolher ingredientes de qualidade

Não adianta apenas saber cozinhar, é necessário também saber escolher bem os ingredientes que vai usar.

Uma boa composição só resulta num prato de excelência se os produtos forem de confiança, pois podem comprometer sabores e texturas.

Então tente sempre usar produtos frescos ou de ótima procedência.

 

8 – Provar constantemente seu tempero

Quando se prova a própria comida a cada passo do preparo, é mais fácil para detectar erros, ajustar e também ir percebendo se tudo está correndo bem.

Como a festa de Réveillon é maior do que um jantar comum, é importante pensar antecipadamente na quantidade, por isso experimentar é importante para que  saiba que está suficientemente bom para ser degustado por todos.

 

9 – Saber combinar sabores, texturas e acidez

A princípio parece difícil, mas o segredo de qualquer prato é a forma como está equilibrado.

Se um ingrediente apresentar predomínio sobre os outros, quando se desejava um sabor suave, o prato estará comprometido.

Da mesma forma, se juntarem produtos com texturas que não combinem ou se destacar um prato excessivamente ácido, em vez de dar um toque de outro produto para cortar a acidez de outro.

É importante definir qual a estrela principal de cada prato para que os ingredientes que sejam colocados nele o destaquem e não roubem a cena, cuidado sempre com a pimenta ela é campeã nisso.

A festa de Réveillon pede pratos equilibrados e bacanas.

 

10 – Caprichar na apresentação dos pratos

É importante preparar algo que esteja delicioso, mas que também pareça extremamente delicioso.

A gente começa a comer com os olhos, depois com o nariz e finalmente o paladar aparece. Normalmente um prato mal apresentado não será degustado por todos.

A apresentação do prato já convida a saborear, será muito mais simples agradar às pessoas com aquela comida perfeita.

O evento pede uma boa louça, para que as frutas e ingredientes estrelas brilhem na mesa. Importante usar cores que realcem os produtos, ou seja, não use um prato amarelo para uma massa com queijo amarelo.

Não precisa pensar em algo clássico, mini porções também podem ser servidas em cubuquinhas.

Sinta-se como um chef de cozinha!

 

Esse é o segredo de compartilhar amor, comer uma boa comida e se divertir com todos ao redor.

Que seu ano novo seja repleto de alegrias e conquistas. Esteja sempre ao lado daqueles que você ama e aproveite sua festa de Réveillon.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*