Bolsonaro e Roberto Campos Neto
Bolsonaro e Roberto Campos Neto Foto: Marcos Corrêa/PR Bolsonaro e Roberto Campos Neto

Petistas usam argumento bolsonarista para derrubarem Campos Neto do BC, diz economista

Publicado em Economia

ROSANA HESSEL

 

Apesar de o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tentar minimizar o tom da ata do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, afirmando considerar que o documento foi “mais amigável” do que o comunicado, analistas do mercado alertam para os riscos desse bombardeio de críticas generalizado, no qual petistas estão usando argumentos de bolsonaristas radicais para tirarem o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, do mandato que termina apenas em 2024.

 

O fato de Campos Neto não ter votado no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está incomodando os petistas mais radicais do governo que partiram para a fritura de Campos Neto, com efeitos nada positivos no mercado financeiro.  Para o economista e consultor André Perfeito, ex-economista-chefe da Necton Investimentos, os argumentos utilizados para que Campos Neto deixe o cargo ou seja exonerado são parecidos com o de bolsonaristas extremistas que querem o impeachment dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). 

 

“Há quem queira tirar Campos Neto por não ter cumprido a meta de inflação nos últimos anos e sendo assim foi ineficaz na sua função. Pois bem, gostariam que ele e a diretoria do Banco Central tivessem colocado os juros mais altos? Certamente que não… Outro argumento ainda mais falacioso é aquele que diz que Campos Neto não foi eleito e por isso não teria legitimidade. Ora, não era esse o mesmo argumento odiento que bolsonaristas radicais usavam para atacar os ministros do Supremo?”, destacou Perfeito, em nota enviada aos clientes e ao qual o Blog teve acesso.

 

De acordo com Perfeito, ao fritar o Campos Neto até que saia ou peça para sair, o novo governo só vai trazer elevação do custo da dívida. “Seja porque ainda não há arcabouço fiscal definido e agora se terá dúvida sobre a condução do sistema de metas de inflação. O custo que se está contratando para um eventual novo presidente do Banco Central ou um novo diretor é muito mais vezes elevado do que seria necessário”, alertou. Para ele, o essa troca de farpas é mais um jogo de cena, uma vez que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não deve gastar o capital político tentando acabar com a independência do Banco Central, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, não vai deixar os juros no atual patamar até o fim do ano, pois a tendência é de queda nas projeções do mercado, para 12,50% no fim do ano, conforme dados do boletim semanal Focus, do Banco Central.

 

Na ata do Copom, divulgada hoje, o Banco Central usou a palavra risco 20 vezes ao justificar a manutenção da taxa básica da economia (Selic) em 13,75% ao ano, mais do que as 15 vezes da ata da reunião anterior, de dezembro de 2022. O consenso entre analistas do mercado é que será difícil para o BC reduzir os juros enquanto o novo governo não apresentar um plano crível para equilibrar as contas públicas.

 

Evento na Flórida

 

O economista e professor da Universidade de Brasília (UnB) José Luis Oreiro olha com preocupação o fato de Campos Neto ter comparecido a um evento, nesta terça-feira em Miami, na Flórida, estado em que o ex-presidente Jair Bolsonaro está hospedado. “Não basta que a mulher de César seja honesta, ela tem que parecer honesta. Como é que o presidente do Banco Central está em um evento em um estado que não é o centro financeiro internacional?”, questionou. O elogio a Campos Neto de um dos filhos do ex-presidente, o senador Flavio Bolsonaro (PL-RJ),  também contribui para essa tese de que o presidente do BC não é tão autônomo quanto parece, no entender de Oreiro. 

 

Procurada, a assessoria do Banco Central não comentou o questionamento. Em evento em Miami, Campos Neto defendeu a autonomia do BC, argumentando que ela separa o ciclo da política monetária do ciclo político.