Dinheiro Governo deve antecipar o 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS. Foto: Daniel Alves/CB/D.A Press

“Improviso virou regra no governo, e vai acabar mal”, diz Felipe Salto

Publicado em Economia

A decisão do Palácio do Planalto de criar o Auxílio Brasil, substituto do Bolsa Família, no valor de R$ 400 vai acabar mal, pois mostra o quanto o governo está atuando na base do improviso, diz o economista Felipe Salto, diretor executivo da Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado.

 

“O improviso virou a regra e, neste caso, evitar medidas muito ruins passa a ser a única agenda possível e prioritária. A herança do ponto de vista fiscal e orçamentário, para não entrar em outros temas, poderá ser muito negativa”, afirma Salto, que se tornou alvo de críticas do ministro da Economia, Paulo Guedes.

 

O anúncio oficial do Auxílio Brasil deve ser feito ainda nesta quarta-feira (20/10) pelo ministro da Cidadania, João Roma, em evento no Planalto. O valor do benefício foi confirmado pelo presidente Jair Bolsonaro, em viagem ao Ceará.

 

Para especialistas, esse valor não cabe no teto de gastos, o que é rebatido por Bolsonaro. Parte da equipe econômica está tão assustada com a medida populista, que ameaça deixar o governo. Paulo Guedes, por sua vez, rasgou  a cartilha liberal e está trabalhando pesado para a reeleição do presidente.

 

Brasília, 14h45min