Gás de cozinha

Guerra na Ucrânia chega ao fogão das donas de casa: gás de cozinha fica 16% mais caro

Publicado em Economia

Duas semanas depois do início da guerra na Ucrânia, as donas de casas brasileiras começam a sentir os efeitos dos bombardeios feitos pela Rússia. O gás de cozinha ficará 16% mais caro a partir de amanhã. Isso significa dizer que, em várias localidades, como o Distrito Federal, o botijão chegará a quase R$ 120.

 

O preço do gás de cozinha estava sem aumento há 152 dias, mas, segundo a Petrobras, com a disparada dos preços do petróleo no mercado internacional, por conta da guerra no Leste Europeu, não havia mais como a empresa manter os mesmos valores.

 

Os especialistas dizem que esse é o primeiro impacto direto no orçamento das donas de casa, uma vez que, em breve, todos os produtos derivados do trigo, grão que está na cotação mais alta em 14 anos, também ficarão mais caros. Ou seja, pãozinho francês, macarrão, biscoitos terão os preços reajustados.

 

O orçamento das famílias será atingindo ainda pela alta da gasolina, de 18,7%, e do diesel, de 24,9%. Esses aumentos, também anunciados pela Petrobras, impactam o valor dos fretes. E quase todas as mercadorias que transitam pelo Brasil seguem por rodovias.

 

Não será fácil para os consumidores assumirem todos esses custos, já que a inflação não dá trégua há tempos, rodando acima de 10% no acumulado do ano. A queda do custo de vida previsto pelo Banco Central a partir de abril será adiada por um bom tempo.

 

Brasília, 10h42min