RobertoCamposNeto

Campos Neto garante que BC vai cumprir meta de inflação

Publicado em Economia

ROSANA HESSEL

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, reforçou que a autoridade monetária manterá a estratégia “normalização parcial” da taxa básica de juros (Selic), ou seja, que não será necessária uma continuidade de elevações do juros até o fim do ano, e garantiu que o BC vai conseguir cumprir a meta de inflação.

 

O ministro sinalizou que aposta a alta mais forte da Selic neste começo desse novo ciclo, acima das previsões do mercado, vai ajudar a inflação recuar ao longo do ano. “Entendemos que haveria reprecificação maior de commodities e saímos na frente e decidimos um ajuste maior do que o mercado esperava, entendo que era preciso fazer um ciclo de ajuste menor. Isso aumenta a eficácia”, justificou Campos Neto, nesta terça-feira (25/05), durante evento organizado pelo banco BTG Pactual.

 

Na avaliação do presidente do BC, o Comitê de Política Monetária (Copom) também entende que “parte da alta de preços em serviços já foi incorporada” e, portanto, não haverá pressão no caso de reabertura na segunda metade do ano, o que também vai contribuir para a estratégia do colegiado. “É importante esclarecer que a meta será cumprida e por isso fizemos mais do que o mercado entendia”, garantiu. “Temos tentado ser o mais transparente possível na determinação da política monetária”, acrescentou ao rebater críticas por reforçar a “normalização parcial” dos juros nas atas e comunicados do Copom.

 

Nas duas ultimas reuniões, o Copom elevou a Selic em 0,75 ponto percentual, acima das previsões do mercado, e, com isso a taxa básica passou de 2% para 3,50% ao ano. A meta de inflação deste ano, determinada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) é de 3,75%, com teto de 5,25%. Para 2022, o objetivo passará para 3,5%, com limite de 5%. A mediana das projeções dos agentes financeiros para o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) estão sendo constantemente revisadas para cima e, nesta semana passaram para 5,24%, em 2021, e para 3,67%, no ano que vem, conforme os dados do boletim Focus, do BC.

 

Para boa parte de analistas do mercado, devido às pressões inflacionárias que não dão trégua neste ano, será um grande desafio para o BC conseguir interromper o ciclo de alta da Selic, iniciado em março no segundo semestre, e, assim, manter os juros em um patamar estimulativo para a atividade, ou seja, abaixo de 6,5% anuais, patamar considerado limite para a taxa de juros neutra. Hoje, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o IPCA-15, a prévia da inflação oficial, que avançou 0,44% em maio, acumulando elevação de 7,27% em 12 meses, dado levemente abaixo dos 7,37% esperados pelo mercado.

 

 

 

Dinâmica 

 

O ministro reconheceu que tem sido difícil ver a dinâmica da inflação por conta da pandemia. No caso da do IPCA 15, ele destacou que uma das surpresas para que o indicador ficasse abaixo das previsões foi o preço das passagens aéreas, que chegaram a registrar queda em todas as capitais, chegando até a 37,10%, no caso de Brasília, conforme dados do IBGE.

 

Apesar de a inflação estar elevada agora, na avaliação do ministro, ela vai convergir para a meta, sem especificar se neste ano ou no próximo. “Entendo que a nossa meta é a inflação cheia, sempre elucidando que o nosso objetivo é atingir a meta, sempre”, disse. Por outro lado, reconheceu que pode mudar a sinalização, caso o cenário mude. “Com os instrumentos que a gente tem hoje, a modelagem que nós temos, o correto era começar mais rápido e usar a linguagem parcial. Se, em algum momento, for entendido que precisa ser diferente, a linguagem parcial não mais será usada e a gente irá em direção ao (juro) neutro. O que vai fazer isso acontecer? Mudança de cenário”, afirmou.

 

Durante a apresentação, Campos Neto ainda minimizou o fato de muitas economias estarem registrando inflação, mas reconheceu os riscos de uma pressão maior forte e uma mudança no direcionamento das políticas monetárias dos países desenvolvidos, que ainda não sabem como e nem quando devem começar a retirar os estímulos fiscais e monetários da economia.

 

 

Riscos fiscais

 

Ao comparar a disputa do Brasil com outras economias emergentes pelo fluxo de liquidez atual, Campos Neto reconheceu que a dívida pública bruta do país é mais elevada do que as demais, apesar de uma sinalização de queda neste ano, e isso continuará sendo um componente de risco, pois o mercado vem cobrando juros mais elevados e prazos mais curtos para a dívida brasileira.

 

“Temos condições financeiras mais apertadas do que antes”, admitiu o ministro, acrescentando que, como reflexo disso, a participação de estrangeiros na dívida pública encolheu, nos últimos anos, de 23% a 24%, para atualmente, 7%. O ministro lembrou que ainda há uma liquidez excessiva no mercado os países emergentes são os que devem ter mais dificuldade para recuperaram as condições financeiras de antes da pandemia. “Tem um fator de risco associado à dívida maior do que no passado”, destacou. 

 

Campos Neto ainda reforçou que o maior desafio do governo no controle dos riscos fiscais é controlar os gastos e fazer com que eles cresçam abaixo da inflação. “Nossa grande doença foi nunca ter conseguido criar uma disciplina de gasto”, lamentou. Segundo ele, o aumento de gastos com saúde são validos mas o teto de gastos — emenda constitucional que limita o aumento de despesas à inflação do ano anterior — ajuda nesse sentido, mas é preciso evitar que a criação de artifícios para que os gatilhos de controle de despesa não sejam acionados.