No videoclipe, o artista critica a intolerância e o preconceito racial
Um dos nomes de maior destaque da nova geração do samba carioca, Arlindinho Cruz celebra o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado neste sábado (20/11), com o lançamento do clipe de Vidas negras importam, faixa do DVD que chegou recentemente às plataformas digitais. O samba vai ser incluído no EP que sai em dezembro.
Vidas negras importam traz uma importante mensagem de exaltação à cultura negra, além de abordar problemas como a intolerância e o preconceito. No último dia 15, cantor e compositor carioca subiu ao palco do Viivo Rio, no Rio de Janeiro, em show que teve a participação de Alcione e Xande de Pilares, para mostrar o samba — inspirado no movimento Black Lives Mater ocorrido em 2020 nos Estados Unidos, após a morte de George Floyd, por um policial. Trecho da letra diz: “Vamos lutar sem violência/ Intolerância já deu/ Vidas negras importam/ Pra quem tanto sofreu”.
Filho do grande sambista Arlindo Cruz e da ex-porta-bandeira Babi Cruz, Arlindinho iniciou a carreira na adolescência, quando compôs o seu primeiro samba-enredo para a escola mirim Estrela da Mocidade. Com dois álbuns lançados, Bambas de berço (2010) e Arlindo Neto: Um aprendiz (2014), gravado ao vivo, em 2010, o jovem compositor foi ganhador do Estandarte de Ouro e do prêmio Estrela do Carnaval, em 2012, pelo samba do da Império Serrano, no desfile do Grupo A.