CBNFOT260320141700 (1) Crédito: Arquivo Funarte/Reprodução. Cantor Milton Nascimento recebe prêmio pela participação no programa Festival da Música Popular Brasileira, nos anos 60.

UBC premia Milton Nascimento

Publicado em Matéria

Autor de mais de 400 canções, o artista vai ser reverenciado em outubro pela União Brasileira de Compositores

Milton Nascimento é o ganhador do Prêmio UBC 2019. No dia 15 de outubro, o cantor e compositor carioca — mineiro por afinidade — receberá o troféu durante festa para convidados na sede da União Brasileira dos Compositores, no Rio de Janeiro. “É uma premiação justíssima por se tratar de um dos nossos maiores autores”, afirma Paulo Cesar Valle, presidente da entidade.

Esta é a terceira edição do Prêmio UBC, que homenageou Gilberto Gil em 2017 e Erasmo Carlos em 2018. “Tudo em Milton é visceralmente autoral. A voz, o gesto, a maneira única de cantar. Esta voz silenciou fronteiras, embriagou de beleza gerações por todo o mundo. E continua a nos presentear com a êxtase, beleza e da delicadeza”, enaltece Marcelo Catello Branco, diretor executivo da instituição.

Associado a UBC há 27 anos, autor de mais de 400 canções, Milton, pilar-mor do legendário Clube da Esquina, assina com parceiro como Fernando Brant, Ronaldo Bastos, Wagner Tiso, Lô e Márcio Borges, clássicos da MPB como Travessia — que o fez conhecido nacionalmente, ao participar do Festival Internacional da Canção na década de 1960 — , Canção da América, Cais, Coração de Estudante, Nada será como antes, Nos bailes da vida e San Vicente.

Em 7 de novembro, Milton estará de volta a Brasília com o show da turnê Clube da Esquina, que será reapresentado no auditório master do Centro de Convenções Ulyses Guimarães. O Bituca — como é chamado pelos amigos — terá como convidados Lô Borges, Flávio Venturini e Wagner Tiso.

Milton Nascimento e Wagner Tiso – A travessia