CBNFOT201120191193 Crédito: Paola Alfamor/Divulgação. Cultura. O instrumentista Mateus Aleluia.

Sons da Noite: Mateus Aleluia se apresenta hoje pelo projeto Campus Sonoro da Universidade de Brasília

Publicado em Coluna Sons da Noite

Confira a coluna Sons da Noite publicada nesta sexta-feira (22/11) no caderno Divirta-se Mais

Recital afrobarroco

Canto dos recuados é o título da palestra-show que Mateus Aleluia faz nesta sexta-feira (22/11), às 19h, pelo projeto Campus Sonoro da Universidade de Brasília, promovida pela Fundação Palmares. O cantor, compositor e instrumentista tem a companhia de Mateus Aleluia Filho (trompete) e Gabi Guedes (percussão).

No recital afrobarroco, o artista baiano, um dos fundadores do mítico grupo Os Tincoãs, números musicais serão intercalados por narrativa sobre a história de um povo oriundo do continente africano e seu legado para o Brasil e trechos de documentário sobre essa temática. A entrada é franca. Classificação indicativa livre.

Eu recomendo
Em show nos dias 28 e 29 próximos, às 21h, no Espaço Cultural do Choro, Armandinho Macedo se reencontra no palco com o grupo brasiliense Choro Livre, liderado por Reco do Bandolim. Os espectadores poderão apreciar solos do bandolinista e guitarrista baiano para os chorinhos Apanhei-te cavaquinho (Ernesto Nazareth), Noites cariocas (Jacob do Bandolim); os frevos Chame gente e Taiane; e, claro Bolero, de Maurice Ravel. Não recomendado para menores de 14 anos.

Miklos solo
Desde que deixou os Titãs, Paulo Miklos ainda não havia se apresentado em Brasília. Em 14 de dezembro, finalmente, ele vem à cidade e fará o show na Blitz (904 Sul), tendo por base o álbum A gente mora no agora, que marca o início da carreira solo. O repertório reúne canções do disco, como Estou pronto, País elétrico e Vou te encontrar, além de hits da antiga banda. Não recomendado para menores de 18 anos.

Björk digital
Exposição já apresentada nas principais capitais do mundo une música, artes visuais e tecnologia que expressa a genialidade de multiartista da islandesa Björk, chega a Brasília em breve. A mostra tem a colaboração de inovadores artistas visuais como James Merry, Andrew Thomas Huang e Jesse Kanda e fica em cartaz de 3 de dezembro a 9 de fevereiro de 2020 no Centro Cultural Banco do Brasil, com entrada franca. Classificação indicativa livre.

Bons agitos
Duas festas fazem parte da programação da 52ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro: a Conecta, na Cervejaria Criolina (Setor de Oficinas Sul), no dia 27; e a Santo Forte, dia 30, na Birosca, no Conic. Não recomendado para menores de 18 anos.

Os mestres
Nego Henrique e o 7 na Roda comandam roda de samba domingo, a partir das 16h, no Wine Garden, no Pontão do Lago Sul. Do extenso repertório fazem parte, clássicos do gênero com a assinatura de mestres como Cartola, Nelson Cavaquinho, Elton Medeiros, Monarco e Paulinho da Viola.

Nas picapes

Crédito: Retratos Baratos/Divulgação. DJ Pezão, do Coletivo Criolina.

Durante o Festival, haverá a apresentação de DJs na Praça de Alimentação, do Cine Brasília, a partir das 20h. A programação é a seguinte: Ops (sexta), Pezão (foto /sábado) e Camila Jun (domingo), Tamara Maravilha (25), NegaLuzia (26), Ninon (27), Kashuu (28), Janna (29), Xamã (30) e Pat Merenda (1º de dezembro), — sempre a partir das 20h.