2019. Crédito: Luiz Franco/Divulgação. Cultura. O cantor João Cavalcanti. Crédito: Luiz Franco/Divulgação. Cultura. O cantor João Cavalcanti.

Sons da Noite: João Cavalcanti faz show na nova edição do Canteiro do Samba

Publicado em Coluna Sons da Noite

Confira a coluna Sons da Noite publicada nesta sexta-feira (27/9) no Divirta-se Mais

Canteiro do Samba

João Cavalcanti (ex-Casuarina) é a atração da nova edição do Canteiro do Samba, projeto mensal do grupo 7 na Roda, sábado (28/9), às 22h, no Canteiro Central do Setor Comercial Sul, com entrada franca. O cantor e compositor carioca vai aproveitar a apresentação para lançar em Brasília o Samba Mobiliado, EP com seis músicas, gravadas ao vivo no estúdio da Som Livre — disponíveis nas plataformas digitais.

O repertório do EP traz as inéditas Moleque, só dele; (parceria com Thiago da Serrinha); e as regravações de Bicho saudade e Quando você deixar (ambas autorais), Queira ou não queira e Ponto de vista, compostas com Alaan Monteiro e Edu Krieger, respectivamente. Não recomendado para menores de 18 anos.

Eu recomendo
Na abertura do show que farão em 4 e 5 de outubro, iniciando a comemoração dos 30 anos do Feitiço Mineiro, O Quinteto Violado e Clodo Ferreira cantarão juntos Cebola cortada, do compositor piauiense-brasiliense e do cearense Petrúcio Maia. No decorrer da apresentação, eles juntam as vozes em mais cinco músicas. Não recomendado para menores de 18 anos.

Os homenageados
O maestro Cláudio Santoro, fundador da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, e o compositor e letrista Ronaldo Bastos, um dos pilares do lendário Clube da Esquina, estão entre os homenageados da quinta edição do Prêmio Profissionais da Música. O evento ocorre de 1º a 3 de novembro no Pier 21, Clube do Choro, Espaço Cultural da Funarte e Museu dos Correios, com entrada franca. Classificação indicativa livre.

Cena musical
Numa série de shows intitulada Cena Cantautores, que ocorre nos próximos meses, os músicos e compositores Túlio Borges e Rodrigo Bezerra vão recepcionar artistas da cidade no Espaço Cena (205 Norte). Os dois têm como convidados Letícia Fialho (16 e 17 de outubro), Adriah (16 e 17 de novembro) e Júnior Fereira (14 e 15 de dezembro). Classificação indicativa livre.

Justa reverência
O projeto Canta Gavião — Cultura & Cidadania, que ocupará a sede da Aruc (Cruzeiro Velho), no dia 12 próximo, tem como homenageados desta edição Odette Ernest Dias e Jaime Ernst Dias — mãe e filho —, que voltam a se encontrar no palco depois de muito tempo. Uma das responsáveis pela criação do Clube do Choro, a consagrada flautista francesa voltou a morar no Rio de Janeiro na década passada, enquanto o virtuoso violonista permaneceu em Brasília. Classificação indicativa livre.

Sete cordas
Pela primeira vez na história da música instrumental no Brasil, dois violonistas 7 cordas se juntaram para gravar um disco. Rogério Caetano e Gian Correa fazem o lançamento de 7 (CD de composições autorais) em show nos dias 3 e 4 próximos, no Espaço Cultural do Choro. Não recomendado para menores de 14 anos.

Cantando clássicos

Crédito: Rogerio Von Kruger/Divulgação. Cultura. Cantora Tiê.

Dois artistas com importante contribuição para a MPB, o cantor, compositor e pianista Ivan Lins e o cantor, compositor e violonista Toquinho voltam à capital para show em 19 de outubro, no auditório master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. No repertório, clássicos como Aquarela, Que maravilha, Tarde em Itapoã, Aos nossos filhos, Dinorah e Madalena. Eles têm como convidada a cantora Tiê (foto). Não recomendado para menores de 14 anos.