Fafá de Belém
Créditos: Arquivo Pessoal/Divulgação. Cantora Fafá de Belém. Fafá de Belém se apresenta em abril na cidade. Créditos: Arquivo Pessoal/Divulgação. Fafá de Belém

Confira os destaques da programação brasiliense na coluna Sons da Noite

Publicado em Sons da noite

Leia a Coluna Sons da Noite publicada em 2 de março no Divirta-se Mais!

Jazz internacional

Festival que é realizado em Curitiba desde 2008, o Jazz Meeting, ao chegar à sétima edição, aporta em Brasília e ocupa o Teatro da Caixa no fim da próxima semana, com a participação de músicos brasileiros e estrangeiros. Na abertura, sexta-feira (dia 9), às 20h, se apresentam, inicialmente, o pianista sérvio Djordje Nesic e a soprano brasileira Diana Danieli; e, a seguir, o pianista brasileiro André Dequech e o gaitista norte-americano William Galison.

No sábado (dia 10), às 20h, as atrações são o Jazz Meeting Ensemble, com 12 componentes, sob a direção do guitarrista Nelson Faria, tendo a companhia do violoncelista Gustavo Tavares e do percussionista Rodolfo Cardoso. Quem faz o show de encerramento no domingo (dia 11), às 19h, é o Quinteto de Montreal (foto), sob a batuta de David Martin. Não recomendado para menores de 12 anos.

Eu recomendo
O cantor, compositor e multi-instrumentista brasiliense Alberto Salgado faz show neste domingo, às 19h, no teatro do CCBB, como parte da programação da mostra de cinema Planeta água, que aquele centro cultural promove até o dia 18. O artista, nascido em Sobradinho, interpreta canções dos CDs Além do quintal e Cabaça D’Água, com o qual conquistou o Prêmio da Música Brasileira de 2017, na categoria regional. Classificação indicativa livre.

Gênero feminino
Na primeira semana de maio, o Centro Cultural Banco do Brasil recebe Feminino, projeto que vai mostrar as diversas facetas da mulher, a importância da sua força e representação na sociedade. A cantora Xênia convida As Bahias, no dia 3. Na sequência, Anelis Assumpção divide a cena com Tulipa Ruiz (dia 4); Alice Caymmi tem Jaloo ao seu lado (dia 5); enquanto Badi Assad e Tiê são os destaques no último show, no dia 6. Classificação indicativa livre.

Das antigas
A história dos 40 anos de Bell Marques com o carnaval será, em parte, lembrada pelo cantor na arena lounge do Estádio Nacional Mané Garrincha. No dia 10 próximo, às 17h, ele fará ali o show Só as antigas, quando revisitará clássicos do axé de raiz como Selva branca, O mistério do planeta, Gritos de guerra, Ele não monta na lambreta e Diga que valeu. Não recomendado para menores de 18 anos.

Balada universitária
A 20ª edição da Calourada Uniceub ocupará no dia 9, a partir das 22h, o Espaço Clube Coat (Setor de Clubes Sul). O cantor Thiago Nascimento (axé music) e os grupos Arrepiô e BSB Bamba (pagode) farão show e os DJs A e Futura comandarão as picapes. Não recomendado para menores de 18 anos.

Turnê brasileira
Cantora e compositora de origem grega, nascida em Londres, Katerina Polemi, com passagem por palcos renomados como Carnegie Hall (Nova York), Boston Symphony Hall e Auditório Stravinsky (Suíça), está em turnê pelo Brasil. No dia 8, ela se apresenta no Teatro Unip (913 Sul). Classificação indicativa livre.

Canto delicado
O auditório do Museu Nacional da República receberá shows, pelo projeto Cada canto, que celebraram em Brasília o Dia Internacional da Mulher. Na próxima quinta-feira, Ana Sucha divide o palco com Mahmundi; e na sexta-feira, estarão em cena Mariana Aydar e Tays Villaca. Não recomendado para menores de 12 anos. Classificação indicativa livre.

Sorriso de Fafá
Fafá de Belém fez seu primeiro show em Brasília há 42 anos, no Teatro Garagem do Sesc, logo após o lançamento do LP Tamba-Tajá, no qual gravou Filho da Bahia (Walter Queiróz), o primeiro sucesso, que fez parte da trilha sonora da novela Gabriela. Depois, cantou várias vezes na cidade, mas há muito está ausente dos palcos brasilienses. Em 7 de abril, ela volta com um concerto retrospectivo, no auditório master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, cantando hits como Abandonada, Coração do agreste, Foi assim, Nuvem de lágrimas, acompanhada por orquestra sinfônica sob a regência do maestro Joaquim França. Não recomendado para menores de 12 anos.