ellen oleria Crédito: Diego Bresani/Divulgação

Sons da Noite: Ellen Oléria é uma das atrações do Festival Melanina

Publicado em Coluna Sons da Noite

Confira a coluna Sons da Noite publicada nesta sexta-feira (5/10) no Divirta-se Mais

A brasiliense Ellen Oléria é uma das atrações do 1º Festival Melanina, que vai ocupar a arena lounge do Estádio Nacional Mané Garrincha, nos dias 19 e 20 próximos. A cantora, vencedora de vários festivais na cidade e da primeira edição do The voice Brasil, com três discos lançados, é uma das apresentadoras do programa Plural na TV Brasil, voltado para o segmento LGBT.

Os outros participantes do evento são a cantora baiana Xênia França, os rappers Black Alien, Emicida, GOG e Rael e Heavy Baile, grupo de funk carioca. Outro destaque é a Melanina Dance Crew, competição de dança urbana, com a participação de bailarinos profissionais da capital e alguns estados. Não recomendado para menores de 18 anos.

Eu recomendo
Na Bandolim solidário, a grande roda de choro que ocorrerá no dia 11, no Teatro dos Bancários, haverá o encontro de três gerações de uma mesma família. Lá estarão, lado a lado, o violonista José Américo, os filhos Hamilton de Holanda e Fernando César e os netos Bento Tibúrcio, Gabriel e Rafaela de Holanda. A renda será destinada à Abrace. Classificação indicativa livre.

Vozes brasileiras
Cada vez mais nomes destacados da MPB têm se juntado em shows que cumprem turnê pelo país. No dia 8 de dezembro, por exemplo, os cantores e compositores João Bosco, Ivan Lins, Toquinho e cantora Tiê dividem o palco do auditório máster do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Os quatro vão levar ao público músicas que fazem parte da história da MPB. Os ingressos já estão à venda no G2 do Brasília Shopping. Não recomendado para menores de 12 anos.

Musa tropicalista
O show que Gal Costa fará em 25 de novembro, no auditório master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, acompanhada pelo violonista e guitarrista Guilherme Monteiro é o Espelho d’Água, em que interpreta clássicos marcantes de sua discografia. Mas há possibilidade de a musa tropicalista interpretar alguma canção do A pele do futuro, o recém-lançado álbum comemorativo de 40 anos de carreira. Não recomendado para menores de 12 anos.

Baú revirado
Willliam Costa, presidente da Moto Clube Motos Clássicas, vocalista das bandas Rock e Blues – Língua Preta e Expresso da Noite, é também líder da Baú Revirado e considerado o maior intérprete do legado de Raul Seixas. No dia 19, ao lado de Leonardo Perone (guitarra), Marcos Perrone (baixo) e Fernando Ramil (bateria), ele presta tributo ao Maluco Beleza em show no Teatro dos Bancários (entrequadra 314/315 Sul). Classificação indicativa, livre.

Folclore italiano
A Orchestra Popolare Italiana, sob a batuta do maestro Ambrogio Sparagna, apresenta Taranta d’amore, espetáculo com característica de festa, no dia 15 próximo, no Espaço Cultural do Choro (Eixo Monumental). O grupo é formado por Raffaello Simeoni (voz e sopros), Diego Micheli (contrabaixo) e Ottavio Saviano (bateria). Não recomendado para menores de 14 anos.

Grande letrista
Autor de clássicos da MPB como Brisa do mar, Jura secreta e Simples carinho, o poeta Abel Silva é o convidado especial de Roberto Menescal no show que o compositor e violonista — um dos pilares da bossa nova — faz no Clube da Bossa, no dia 20 próximo. A entrada é franca. Classificação indicativa livre.