CBPFOT050820150723 18/09/1975. Crédito: Adauto Cruz/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. A cantora Rita Lee durante entrevista concedida ao jornalista Irlam Rocha Lima, nos bastidores de seu no Ginásio de Esportes do Colégio Marista, na 609 Sul.

Show memórias: Confira galeria de fotos de algumas apresentações em Brasília

Publicado em Sem categoria

“Quantos shows você já assistiu?” Essa é uma pergunta recorrente que me fazem já há algum tempo. Sempre respondo: não consigo contabilizar! Posso dizer que foram milhares, ao longo de quatro décadas como repórter da área musical. Tudo começou quando eu era estagiário no extinto Diário de Brasília e passei a ir aos espetáculos com olhos e ouvidos atentos ao que ocorria no palco, para depois levar aos leitores as informações do que apurei sobre a performance dos cantores, músicos e bandas.

Embora tenha feito a cobertura para o Correio de grandes eventos, como o Rock in Rio, Hollywood Rock, Free Jazz Festival e carnaval de Salvador, vou me ater aos shows em Brasília, em diferentes épocas e locais, protagonizados por expoentes da MPB e da música internacional. Há os que se apresentaram na cidade inúmeras vezes, como Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Maria Bethânia, Gal Costa, Ney Matogrosso, Paulinho da Viola e Marisa Monte. Outros menos, mas que proporcionaram momentos marcantes.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Vou destacar aqueles que guardei na memória afetiva, por razões diversas, mas sem me permitir entrar em considerações — até pela falta de espaço. Recordo-me das datas de alguns deles, porque estão registradas em textos no Minha Trilha Sonora, livro de memórias musicais que lancei em 2015. Citá-las, acredito que seja cansativo. Mas, em relação à maioria, infelizmente, vou passar batido.

Como não lembrar do recital de João Gilberto na Sala Villa-Lobos; dos shows — raros — de Elis Regina, no Cine Brasília; de Tom Jobim, na Academia de Tênis; de Luiz Gonzaga, na Casa do Ceará; de Clementina de Jesus, no Teatro da Escola Parque; de Emílio Santiago, na AABB; e, também, de Cazuza (com o Barão Vermelho), no Drive In; de Raul Seixas, no Gran Circo Lar; e de Ângela Maria, no Teatro Oi. Sem esquecer, é óbvio, dos concertos de Paul McCartney, no Estádio Nacional Mané Garrincha; e de Ringo Starr, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Talvez seja mais difícil escolher o show que mais me emocionou entre os muitos dos astros e estrelas que mencionei antes. Mas, vamos lá: o de voz e violão de Caetano Veloso, na Esplanada dos Ministérios; o Índia, de Gal Costa, no Teatro da Escola Parque; o que Maria Bethânia fez na Villa-Lobos, em homenagem de Vinicius de Moraes; o Geraes, de Milton Nascimento, e o do Secos e Molhados, no Nilson Nelson; o Fruto Proibido, de Rita Lee, no ginásio do Colégio Marista; e o de Gilberto Gil, cantando Bob Marley, no Camping Show. Não posso esquecer o show com o qual Cássia Eller cumpriu longa temporada no Bom Demais, onde foi descoberta para o estrelato.

Tem mais: o que Paulinho da Viola fez na antiga e pequena sede do Clube do Choro; o de Mercedes Sosa e o de Chico Buarque (ao lado do cubano Pablo Milanez), na Sala Villa-Lobos; o Que país é este, da Legião Urbana, no antigo Mané Garrincha; e o dos Tribalistas, no agora Estádio Nacional que leva o nome do grande craque do Botafogo e da Seleção. São igualmente inesquecíveis os de Roberto Carlos, que reuniu 200 mil pessoas, na Esplanada dos Ministérios; e o de Ivete Sangalo, em cima do trio elétrico na Micarecandanga.

*Artigo publicado nesta sexta-feira (31/7) no Correio Braziliense.