Add a heading Foto: Leo Aversa. Arte: Miriam Roia

Eterna Dama do Samba: João Cavalcanti celebra o centenário de Dona Ivone Lara

Publicado em Matéria

“O que trago dentro de mim preciso revelar: Dona Ivone Lara é uma luz que ilumina tudo. Neste 13 de abril de 2022, celebro o centenário dessa luz com o single Nasci pra sonhar e cantar, canção-síntese de sua obra, composta com o histórico parceiro Délcio Carvalho”. Quem manifesta a admiração pela grande dama do samba é o cantor e compositor João Cavalcanti, que em breve lança um álbum-tributo, com o qual pretende sublinhar “a exuberância melódica inventada por ela”. Para a gravação, ele imaginou uma formação instrumental peculiar com Adriana Holtz (violoncelo), Cláudia Elizeu (piano), Wanessa Dourado (violino) e Marcelo Caldi (sanfona e arranjos).

João conta que teve a chance de estar com Yvone Lara da Costa em algumas situações. “Sempre me impressionaram sua elegância, sua fortaleza e a envergadura histórica de sua figura”. Para ele, essas virtudes todas se aglutinavam toda vez que ela cantava suas melodias “super populares, mesmo sendo incrivelmente complexas”. Segundo o fundador e ex-vocalista do grupo Casuarina, Dona Ivone tinha o raro dom de trafegar entre a erudição e a linguagem da rua; entre a sofisticação e a simplicidade “com leveza que a fazia pairar sobre as molduras convencionais”.

Ainda de acordo com o artista — um dos talentos da geração de sambistas, surgida no processo de revitalização cultural do bairro da Lapa, no centro do Rio de Janeiro, foi essa busca que iniciou quando mergulhou no repertório. “Seguir os passos dessa Ivone Lara, Dona do Samba, e buscar a beleza, somente ela, sem dar muita importância para as etiquetas”. O single, assim como o álbum, foi gravado em março último, no estúdio-fazenda Gargolândia, em Alambari, interior de São Paulo e realizado por meio do Edital Proac Expresso Direto 2021.