Marcelo Café Foto Célio Maciel Crédito: Célio Maciel/Divulgação. Marcelo Café

Dia Nacional do Samba: Shows e palestras fazem parte da programação

Publicado em Matéria

Vários eventos estão programados para comemorar, hoje (2/12), o Dia Nacional do Samba, instituído pela Lei nº 554, de 27 de julho de 1964, do antigo Estado da Guanabara. Em Brasília, a data vai ser celebrada com a Plataforma do Samba que ocorre na Estação Rodoviária, a partir das 16h. Eventos virtuais, como Virada do Samba e Tardezinha do Samba, também fazem parte da programação.

Plataforma do Samba — A grande roda de samba que promete movimentar a parte inferior da Estação Rodoviária, a partir das 16h, tem entre as atrações as cantoras Cris Pereira, Kris Maciel, Carol Nogueira, Teresa Lopes e Rosamaria, os cantores Milsinho e Khalis Santarém, o grupo 7naRoda e os coletivos Mulheres de Samba e Samba na Comunidade. As homenageadas serão a cantora e compositora carioca Lecy Brandão e Tia Edênia, compositora nascida no Rio de Janeiro e moradora de Ceilândia desde a década de 1980. O evento, com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Distrito Federal, tem como parceiras a Onã Produções e a Paó Comunicação.

Virada do Samba — Com show de Tia Surica, integrante da Velha Guarda e matriarca da Portela, acompanhada por Paulão 7 Cordas, será aberta hoje, às 19h, a segunda edição da Virada do Samba, idealizada por Ítalo Azevedo e realizada pela Muda Cultural. Na sequência da programação se apresentarão Leci Brandão, Fabiana Cozza e o Samba de Dandara, tendo Nilze Carvalho e Raquel Tobias como convidadas. Transmissão pela YouTube.

Tardezinha do Samba — A quarta edição do Tardezinha do Samba, idealizado pelo cantor, compositor e violonista Marcelo Café, com realização da Artcei Produções terá início hoje, às 19h30, com a roda de samba Botequim da Tardezinha, tendo como participantes Cris Pereira, Breno Alves, Khalil Santarém, a compositora e yalorixá Mãe Dora e o professor de sociologia e compositor João Peçanha. No encerramento, haverá show do pesquisador, compositor e cantor maranhense Tião Carvalho. A programação sábado (4), a partir das 12h, com apresentações de Moyseis Marques, Narcelo Café, Cacá Pereira, grupo Toque de Salto e do coletivo Samba na Comunidade. No domingo (5) os destaques serão: João Cavalcanti, Márcio Marinho e Victor Angeleias, 7naRoda e o coletivo Samba da Guariba. Transmissão pelo YouTube.

Congresso Nacional do Samba — Com a apresentação de quatro eixos temáticos focalizando batuques, congadas e músicas sacras afrobrasileiras, sambas rurais, sambas urbanos, sambas tradicionais e sambas contemporâneos, será realizado hoje, das 8h às 20h, a quinta edição do Congresso Nacional do Samba. O simpósio virtual integra o programa de extensão Memorável Samba do Laboratório de Preservação e Gestão de Acervos Digitais da UniRio, com o apoio do Instituto Cultural Cravo Alvim. Transmissão pelo YouTube.