2019. Crédito: Luiz Franco/Divulgação. Cultura. O cantor João Cavalcanti. Crédito: Luiz Franco/Divulgação. O cantor João Cavalcanti abre a programação musical

CCBB promove em fevereiro o projeto ‘Zé Keti — 100 anos da Voz do Morro’

Publicado em Matéria

Centenário do sambista carioca é homenageado com uma série de quatro shows em fevereiro

O centenário de Zé Keti, um dos mais importantes compositores e sambistas carioca, será celebrado com o projeto 100 Anos da Voz do Moro, que ocupa o palco do Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília de 10 de fevereiro a 3 de março. A série de shows inéditos, ocorrerá às quartas-feiras, com início às 19h, precedido de palestras dos artistas participantes sobre temas atuais, que remetem à músicas do homenageado.

Quem abre a série, no dia 10 do próximo mês, com o show Eu sou o samba, é o cantor João Cavalcanti, com a participação da cantora Fabiana Cozza. Na sequência, dia 17, Zé Renato e Cristovão Bastos farão o show Zé Keti e o Cinema; no dia 24, Sururu na Roda e Moacyr Luz apresentarão Diz que fui por aí. No encerramento, dia 3 de março, o show Um sambista de opinião contará com o grupo Casuarina e a cantora Nilze Carvalho..

José Flores de Jesus, o Zé Keti, foi criado em ambiente musical. O pai era cavaquinista e o avô flautista e pianista, na casa de que eram frequentes rodas de choro, com a presença de mestres do gênero, entre eles o genial Pixinguinha. Clássicos da MPB como Acender as velas, A voz do morro, Diz que fui por aí, Mascarada e Máscara negra, têm a assinatura do compositor, que foi gravado por Elis Regina, Jair Rodrigues, Luis Melodia, Maria Rita e Demônios da Garoa, entre outros. Zé Keti formou com Paulinho da Viola, Elton Medeiros, Jair do Cavaquinho e Nelson Sargento, o grupo A Voz do Moro.

O projeto retoma a programação musical presencial do CCBB, respeitando todas as exigências das autoridades sanitárias em função da pandemia de covid-19, oferecendo 150 lugares. Dez serão destinados para cadeirantes. Obesos e pessoas com mobilidade reduzida terão direito a três ingressos, que custarão R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada) também para clientes do Banco do Brasil, estudantes, professores e maiores de 60 anos, portadores de deficiência física e acompanhantes.