cartas para brasília Crédito: Humberto Araújo/Divulgação

Cartas de Brasília: Curta-metragem de Larissa Leite Alcântara vai ser exibido hoje (10), às 22h, na internet, pelo festival É tudo verdade

Publicado em Sem categoria

Em 1968, o maranhense Eliezer Alcântara Lima deixou o interior do estado de origem para desbravar a nova capital, em busca de novas oportunidades. Cinco irmãos haviam chegado antes a Brasília e outros quatro vieram depois. A migração ocorreria ao longo de 20 anos e durante este período, até que todos aqui se fixassem, foram trocadas centenas de cartas que além de notícias traziam incentivo mútuo para mudança de cidade e de vida.

Ao debruçar sobre esses registros e documentos, a cineasta Larissa Leite Alcântara — filha de Eliezer –, se motivou a investigar a história familiar, que é mostrada em Cartas de Brasília, curta-metragem selecionado para representar Brasília na 26ª edição do É tudo verdade — Festival Internacional de Documentários. O evento, considerado o mais importante dedicado à produção não ficcional na América Latina, ocorre de 8 a 18 deste mês.

Larissa conta que ao ler as cartas enxergou claramente a possibilidade do roteiro. “Queria documentar o que estava impresso ali em papéis já desgastados pelo tempo, um movimento em passos, que voltariam ao passado e, quem sabe, trariam novos significados ao presente, à essa história particular, mas ao mesmo tempo é de tantas famílias brasileiras que apostaram em Brasília”. Para oferecer a sua visão, ela fez opção pela subjetividade.

O filme, que revela trechos de cartas e depoimentos de Eliézer, é narrado pela cineasta estreante, que mergulha na memória coletiva e traz à tona suas próprias impressões, e conta no elenco com todos os irmãos do protagonista. Larissa conta que o curta, finalizado em 2020, estava programado para estrear em 21 de abril, para celebrar o aniversário de Brasília. “É uma honra levar esta visão poética da cidade para ainda mais longe. Cartas de Brasília acompanha os passos do imigrante Eliézer Alcântara Lima em um roteiro afetivo pela cidade”, destaca.

Durante o É tudo verdade serão apresentadas, gratuitamente, 69 produções de 23 países, com programação em streaming de filmes, masterclasses e debates, que estarão distribuídos em plataformas digitais, como YouTube.
O Cartas de Brasília será exibido no dia 1o, sábado, das 13h às 22h, com classificação livre.