Professor de loucura

Publicado em Sem categoria

 

Severino Francisco

Fui professor do curso de jornalismo em uma faculdade particular durante oito anos. Ao longo do período, em todas as disciplinas que ministrei a primeira tarefa que passava era escrever uma crônica. Eu tinha em mira conhecer melhor cada um. A crônica revela a alma.

 

Surgiam narrativas muito inventivas. Uma das mais interessantes foi a história de uma simpática senhora idosa que roubava mamões da espécie papaya em uma mercearia da Asa Sul. Os proprietários da lojinha logo descobriram o delito da senhora e ficaram muito constrangidos com a situação e sem saber que atitude tomar.

 

No entanto, em face do fato de que a senhorinha continuou a surrupiar as frutas com a maior inocência, eles resolveram entrar em contato com a família. Fizeram uma proposta extremamente vantajosa: concederiam um desconto grande nas compras do mamão, ela não precisaria roubar; podia simplesmente comprar.

 

Cientes dos acontecimentos, os familiares interpelaram a senhorinha e levaram a sugestão da mercearia. Ela era uma mulher religiosa convicta e praticante. Não faltava a nenhuma missa. E, precisamente por essa razão, alegava não poder abrir mão dos furtos. Argumentou que tinha conduta moral impecável. Então, necessitava arrebatar os mamões, pois, só assim ganharia o direito de se confessar. Era o único pecado que cometia.

 

E a outra história que elegi como uma das melhores teve como tema um misterioso “professor de loucura”. No primeiro dia de aula, o professor de loucura entrou na sala e começou a expor seu plano de ensino. Antes de tudo, explicou no que consistia a disciplina da qual era titular: “Sou professor da disciplina loucura. O que constitui essa estranha disciplina?, indagou o lunático professor.”

 

E ele mesmo respondeu: Loucura consiste em conhecer as principais vertentes e fontes da cultura brasileira e internacional, numa relação crítica. Conhecer, conviver e tornar-se íntimo dos personagens mais brilhantes da humanidade de todos os tempos. Inventar uma internet espiritual. Combater o culto da ignorância. “Resistir ao espírito de rebanho e de Maria-vai-com-as-outras e tornar-se um ser singular. Adquirir autonomia de estudo e tornar-se um verdadeiro autodidata. Extrair o que havia de melhor em cada um”.

 

Os alunos ouviram, mas ao tomar ciência do plano de ensino, informaram ao quixotesco personagem: “Professor, acho que o senhor se enganou e entrou na sala errada. Ninguém aqui está interessado nesta disciplina”.

 

E, ao entregar os comentários, levei tremendo susto: a autora disse que escrevera o texto em homenagem a meu “esforço dramático” em transmitir o conhecimento. Contou que a minha presença era polêmica, provocava comentários desencontrados: “É inteligentíssimo”. Ou: “Ele é louco”. Ou: “Viaja na maionese”. “Não, ele é lúcido, estuda para falar.” Entendia que eu “atirava pérolas aos porcos”. Só uns 20% aproveitavam.

Retifiquei que apenas a primeira parte da frase estava correta. Tentava compartilhar o que havia aprendido de mais precioso. Tentava fazer a minha parte. O que as pessoas fariam com isso era da responsabilidade delas. Mas sempre deixava aberta a possibilidade de que eu tivesse errado em algum ou em vários momentos. Educar é difícil e dramático, e exige autocrítica permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*