Severino Francisco
Em 1974, o mestre Woo morava na 105 Norte e começou frequentar a Entrequadra para fazer tai chi chuan, que ele pratica desde quando estava na barriga da mãe. Quando descia, às 6 da matina, para fazer tai chi, as pessoas passaram e achavam que ele estava meio louco, lutando contra inimigos invisíveis.
No entanto, aos poucos a comunidade foi se agregando a essa prática tão maravilhosa e, rapidamente, ele conquistou uma legião de discípulos. Lá, o mestre Woo criou a Praça da Harmonia Universal. Não importa o time pelo qual torce ou o candidato no qual vota, se você aparecer na Entrequadra 104/105 Norte, pela manhã, das 8 às 9h, inclusive nos feriados, será bem recebido.
As práticas diárias de autocuidado são tai chi chuan, chi kung, meditação, energização solar e automasagem. E o importante é que o legado do mestre Woo permanecerá vivo por meio de uma série de discípulos e voluntários. O mestre Woo descende de uma família de médicos da tradicional linhagem terapêutica chinesa. Ele tem dois fílhos, ambos médicos, formados pela UnB: doutora Tissúlia Woo e doutor Aristen Woo.
O Being Tao, uma prática enraizada na milenar cultura chinesa, tem como propósito primordial promover o aprimoramento constante em diversas dimensões da vida. Física, mental, espiritual, socila e ecológica entrelaçam-se em busca da harmonia universal, criando um ambiente propício para o crescimento individual e coletivo, explica o doutor Aristen em texto sobre o projeto.
Segundo ele, as cinco áreas de cultivo do Being Tao são: 1) A saúde física, com o movimento terapêutico e automassagem em sinergia com a medicina moderna, oferecendo práticas ancestrais para promover o bem-estar físico. 2) A saúde mental: movimento suaves, associados a exercícios de concentração e meditação que trabalham o cultivo da mente. 3) Saúde espiritual: meditação, perdão, gratidão e busca por beneficiar a todos, criando um espaço de aprendizado mútuo entre as diversas práticas religiosas. 4) Saúde social: desenvolvimento do respeito, compreensão e cooperação para promover harmonia em grupos sociais. 5) Saúde ecológica: despertar a consciência ecológica no cotidiano, buscando um estilo de vida que não apenas respeite a natureza, masa também contribua para a sua recuperação.
Como se vê, mais do que um programa de saúde é um projeto de vida. Você pode exercitar todas essas cinco dimensões apontadas pelo doutor Aristen Woo ao frequentar a Praça da Harmonia, na Entrequadra 104/105 Norte.
Pratico tai chi há mais de 30 anos e posso dizer que é uma das coisas que me salvaram de mim mesmo. Logo que você faz o exercício, sente o benefício imediatamente. A respiração melhora, as células são oxigenadas, os órgãos internos são ativados, você sente mais alegria e mais concentração para enfrentar as batalhas da vida. A Praça da Harmonia Universal é um patrimônio comunitário e espiritual de Brasília. Se você está em busca de saúde, paz e bem-estar experimente as terapias oferecidas na 104/105 Norte todas as manhãs.