Severino Francisco
A poesia de Vinicius de Moraes é caracterizada pelo esmero e animada pela chama da paixão. Com 9 anos, ele aplicou a primeira cantada, com um poema que escreveu para uma menina de 10, porque estava apaixonado. Vinicius sentou a beleza no colo; se casou nove vezes. Existe uma parte menos conhecida de sua vasta obra: os poemas que dedicou a relação entre as mulheres e os signos do zodíaco.
Muitos negam a astrologia como pura mistificação. Tenho uma amiga que esconjura qualquer conexão com os signos, mas ela mesma é a prova mais cabal da pertinência dessa forma de conhecimento e autoconhecimento.
Mas vamos a trechos dos poemas de Vinicius que, embora despretensiosos, são certeiros. Comecemos pela mulher de Áries: “Branca, preta ou amarela/A ariana zela/Tem caráter dominador/Mas pode ser convencida/E aí, então, fica uma flor:/Cordata e nada convencida/Porque o seu denominador é o amor”.
Saltemos para a mulher de touro: “O que é que brilha sem/Ser ouro? – A mulher de Touro. É a companheira perfeita/Quando levanta e quando deita/Mas é mulher exclusivista/Se não tem tudo, faz a pista/Depois, que dona de casa…/E à noite ainda manda brasa.”
Agora, estamos com a volúvel mulher de gêmeos: “A mulher de Gêmeos/Não sabe o que quer/Mas tirante isso/É boa mulher./A mulher de Gêmeos/Não sabe o que diz/mas tirante isso/Faz o homem feliz./A mulher de Gêmeos/ não sabe o que faz/Mas por isso mesmo/É boa demais…”
Em seguida, vamos no deter na misteriosa mulher de Câncer: “Você nunca avance/Em mulher de Câncer./Seu planeta é a Lua/E a Lua, é sabido/Só vive na sua./É muito apegada/E quando pegada/Pega da pesada.”
A próxima parada é a poderosa mulher de Leão: “A mulher de Leão/brilha na escuridão./A mulher de Leão, mesmo sem fome/Pega, mata e come/As mulheres de Leão/Leoas são”. Na sequência, estamos com a mulher de Virgem: “Se Florence Nightingale era Virgem/Não sei… mas o mal é de origem./A mulher de Virgem aceita o amante/Isto é: desde que não a suplante”.
A delicada mulher de Libra é brindada com versos que se equilibram na corda bamba: “A mulher de Libra/Não tem muita fibra/Mas vibra./Quer ver uma libriana contente/Dê-lhe um presente./Se você a paparica/Ela fica”. E eis que chegamos ao território perigoso da mulher de Escorpião: “Mulher de Escorpião/Comigo não.É a Abelha Mestra/É a Viúva Negra/Só vai de vedete/Nunca de extra/É mulher tirana/Agora, de cama diz/que é boa paca”.
A mulher sagitariana é abordada sob duplo aspecto: “As mulheres sagitarianas/São abnegadas e bacanas/Mas não lhe venham com grossuras/Nem injustiças ou censuras/Porque ela custa mas se esquenta/E pode ser violenta”.
A possessividade da mulher de Capricórnio é ressaltada por Vinicius: “A caprina é tão ciumenta/Que até ciúmes ela inventa./Mulher fiel está aí: é cabra/Só que com muita abracadabra”. A libertária aquariana ganhou os seguintes versos: “Se o que se quer é a boa esposa/A aquariana pousa./Se o que se quer é outra coisa/A aquariana ousa./Porém não são possessivas/Nem procuram dominar/Ou são meias e passivas/Ou botam para quebrar”.
E, para fechar, a mulher do signo de Peixes: “É uma mulher tão envolvente/Que na questão do Paraíso/Há quem suspeite seriamente/Que ela era a mulher e a serpente. Muita coisa mudou desde que Vinicius traçou o perfil astrológico das mulheres. Desconfio que, se fosse vivo, o nosso poeta talvez fosse contestado por algumas representantes dos signos, mesmo as alçando à condição de musas.
Severino Francisco Donald Trump assumiu a presidência dos Estados Unidos com uma condenação, três processos…
Severino Francisco Entrar em contato com Dalton Trevisan, que nos deixou, recentemente, não era difícil;…
Severino Francisco Finalmente, assisti Ainda estou aqui. As imagens do filme ainda ressoam mixadas à…
Severino Francisco Eu tomei um táxi para resolver um para um problema na Asa…
Severino Francisco Em meio a notícias sobre o alastramento de incêndios florestais na Califórnia, nos…
Severino Francisco Conheci Miriam Aquino em um momento de grandes esperanças para o Brasil e…