A mãe dos Moriconis

Compartilhe

Severino Francisco

A paraense Maria Lucia e o italiano Italo Moriconi se conheceram em uma das corridas do Grande Prêmio Brasil, no Jóquei Clube do Rio de Janeiro. Foi uma paixão fulminante. O Rio de Janeiro tinha todas as comodidades de uma cidade quatrocentona, enquanto Brasília era uma capital nascente, em estado de canteiro de obras, varrido pelos redemoinhos da poeira vermelha.

Mas a aventura venceu a comodidade e o casal se mudou para Brasília. Italo era engenheiro e designer de móveis. Na nova capital, ele se tornou um do sócios da Cerâmica Art, instalada na Agrovila São Sebastião, núcleo inicial de uma futura cidade do DF. A empresa de Italo produzir móveis, sob encomenda, para a Universidade de Brasília, a pedido de Darcy Ribeiro.

Nascida em Belém do Pará, Maria Lucia estudou pedagogia no Rio de Janeiro e foi transferida do Ministério da Educação e Patrimônio Histórico e Cultural para fazer parte do primeiro núcleo de professores de Brasília. Tudo era precário na cidade em estado de canteiro de obras, mas movido pela utopia e pelas noites brasilianas cravejadas de estrelas.

Entre outras ações relevante, Maria Lucia teve a chance de integrar o grupo que criou o ensino supletivo de Brasília e participou do Ginásio Moderno, experiência pioneira de ensino integral, criada por Anísio Teixeira. Além disso, ela deu uma valiosa contribuição à cultura e à educação de Brasília ao conceber os dois filhos, Italo Júnior e Sérgio Moriconi. Ambos herdaram dos pais o amor à educação e à cultura. Italo é um brilhante crítico de literatura; e Sérgio é um brilhante crítico de cinema.

Eles foram forjados pela inteligência brasiliana do projeto inovador da Universidade de Brasília, idealizado por Darcy Ribeiro. Professor, cineasta, curador de mostras cinematográficas e crítico de cinema, Sérgio é uma espécie de neto espiritual de Paulo Emílio Sales Gomes, que fundou o pioneiro curso de cinema da UnB, ao lado de Nelson Pereira dos Santos. Não foi aluno de Paulo Emílio, mas estudou com Vladimir Carvalho, com quem realizou os primeiros filmes.

Sérgio tem mais horas nas salas de cinema do que o beija-flor de voo. Da mesma maneira que os poetas parnasianos recitavam sonetos, ele sabe de cor planos dos filmes de Eisenstein, Stanley Kubric, Godard, Win Wenders, Nelson Pereira dos Santos ou Kurosawa. Com seus cursos livres, formou, no mínimo, três gerações de apaixonados pelo cinema.

Italo estudou ciências sociais na UnB, mas retornou ao Rio de Janeiro, onde se dedicou à literatura e integrou uma brilhante geração, ao lado de Ana Cristina César, Cacaso e Flora Sussekind, entre outros. Professor, poeta, ensaísta e editor, ele organizou a antologia Os melhores contos brasileiros, que virou um best-seller e provocou uma revivescência do gênero literário  conciso no Brasil.

É  autor de ensaios essenciais sobre Ana Cristina César, Torquato Neto e Caio Fernando Abreu, produzidos com mão de escritor. Italo e Sérgio se aposentaram da função de professores, mas jamais da paixão pela educação e pela cultura.

Enquanto isso, Dona Maria Lucia permanece uma aquariana elétrica e dinâmica. Participa de organizações filantrópicas, estuda francês e espanhol com as amigas, comparece a eventos culturais e cultiva flores. E, para espairecer, ela lê a Crônica da Cidade. Por isso, resolvi homenageá-la, hoje, na passagem dos 99 anos, falando sobre ela e sobre os seus meninos. Feliz aniversário, dona Maria Lucia!

Severino

Publicado por
Severino

Posts recentes

Claudio Valentinetti

  Severino Francisco   Tudo ficava mais agitado, barulhento, dramático, divertido e polêmico quando Claudio…

1 semana atrás

Odette Ernest Dias

Severino Francisco Tudo ficava mais  delicado, livre e leve quando Odette Ernest Dias (que nos…

1 mês atrás

Vladimir na Paraíba

Severino Francisco A última vez em que vi Vladimir Carvalho foi no show de Fausto…

2 meses atrás

História de Natal

Severino Francisco Eu pensava no sentido do Natal e procurava uma história que simbolizasse a…

2 meses atrás

Vascaíno apaixonado

Severino Francisco É hoje! O show vai tremer, às 18h, no Maracanã, com o jogo…

2 meses atrás

Reverência a uma mestra

Severino Francisco Em 2015, a mineira Bruna Evangelista começou do zero um empreendimento quixotesco: com…

2 meses atrás