“Neste ano, a valorização das cláusulas sociais são o foco da nossa Campanha. Iniciamos as Plenárias Regionais com a finalidade de ampliar a politização do tema. Após a Plenária Estatutária, a valorização das cláusulas sociais será ampliada nas assembleias dos nossos sindicatos filiados”, frisa o presidente da FEM-CUT/SP, Luiz Carlos da Silva Dias, o Luizão.
As contribuições das Plenárias Regionais envolveram centenas de trabalhadores no chão de fábrica, em Monte Alto (16/5), Itu (23/5) e em Taubaté (30/5). Foram apresentadas melhorias nas cláusulas sociais pré-existentes (em vigor nas Convenções Coletivas de Trabalho), que contemplam as mulheres, jovens, trabalhadores em via de aposentadoria, bem como auxílio-funeral, garantia de emprego aos trabalhadores com doença de natureza grave (HIV e Câncer), além de outras cláusulas que fortalecem o aprimoramento das ações sindicais.
No rol das sugestões, também se destacam cláusulas novas, como garantia do convênio médico por 180 dias, em caso de demissão; o reforço das atribuições do cipeiro em prol da segurança no trabalho e o combate à prática abusiva da empresa em contratar para os seus quadros médicos profissionais que também atuam como perito judicial e/ou perito do INSS. Combate ao PLC30
A preocupação com a terceirização de forma indiscriminada das atividades-fim na empresa – expressa no PLC 30, antigo PL4330, que foi aprovado na Câmara dos Deputados e agora está no Senado – também terá destaque nas reivindicações da FEM-CUT/SP. “O slogan da nossa Campanha #NenhumDireitoaMenos tem esse propósito de deixar claro aos patrões de que não aceitaremos reduções nos nossos direitos”, frisa Luizão. #NenhumDireitoaMenos A FEM divulgou no seu Portal na internet (www.fem.org.br) e socializou com os sindicatos filiados a arte da Campanha FEM cujo slogan é: #NenhumDireitoaMenos
Após a Plenária Estatutária, o Portal FEM produzirá matérias sobre a importância das cláusulas sociais para a vida dos trabalhadores metalúrgicos no dia a dia. Perfil da Campanha Salarial da FEM-CUT/SP
Neste ano, a pauta de reivindicações da FEM-CUT/SP, interlocutora dos trabalhadores nas negociações da Campanha Salarial com os setores patronais, será cheia, ou seja, além das cláusulas econômicas (aumento salarial, reajustes nos pisos e outros itens de natureza financeira) também serão negociados a melhoria, aperfeiçoamento, ampliação e inclusão de direitos sociais, que beneficiarão os jovens, negros (as), mulheres e as pessoas com deficiência.
A data-base é 1º de setembro e estarão em Campanha aproximadamente 210 mil metalúrgicos e metalúrgicas na base da FEM no Estado.
A Federação negocia com seis bancadas patronais: Grupo 2 (máquinas e eletrônicos); Grupo 3 (autopeças, forjaria, parafusos); Grupo 8 (trefilação, laminação de metais ferrosos; refrigeração, equipamentos ferroviários, rodoviários entre outros); Grupo 10 (lâmpadas, equipamentos odontológicos, iluminação, material bélico entre outros); Estamparia e Fundição.
As montadoras, desde 2009, não fazem parte das negociações da Campanha Salarial da FEM, porque já têm acordos assinados diretamente com os sindicatos metalúrgicos filiados. Esses são os casos de São Bernardo do Campo (Volkswagem, Scania, Ford, Mercedes e Toyota), Sorocaba (Toyota), Taubaté (VW e Ford) e São Carlos (WV). Agenda Plenária Estatutária da Campanha Salarial da FEM-CUT/SP
Data: 13 de junho (sábado)
Local: Av. Antártico, 480 – Jardim do Mar – São Bernardo do Campo-SP
Horário: 9h às 12h
Brasília, 16h25min