INSS TIROU MAIS BENEFÍCIOS QUE CONCEDEU ENTRE JANEIRO E JUNHO DE 2015

Compartilhe

O vice-presidente executivo da Associação Nacional dos Servidores da Previdência e da Seguridade Social (Anasps), Paulo César Regis de Souza, garantiu que os servidores do INSS mais uma vez retiraram mais benefícios da folha, por motivos diversos, do que concederam novos, ao comparar com dados do DatAnasps as cessações (exclusões da folha) e as concessões de janeiro a junho de 2015.

Os números do DatANASPS são contundentes. De janeiro a julho de 2015 foram concedidos 2.884.876 benefícios no valor de R$ 2,749 bilhões e foram cessados (excluídos da folha)  2.901.128 benefícios no valor de R$ 3,057 bilhões. Segundo Souza, tão importante como conceder benefícios, sob a ótica de uma legislação complexa e que pune os servidores por eventuais erros e falhas – como se fossem fraudes – e excluir benefícios, é preciso zelo profissional para que evitem fraudes.

Além disso, afirmou Paulo César, foram suspensos no mesmo período 123.331 benefícios. A cessação envolve benefícios previdenciários e assistenciais e encargos previdenciários da União. O maior grupo de cessação é de benefícios previdenciários e acidentários. Incluindo aposentadorias, pensões, auxílios doença e salário maternidade. Os auxílios doença, por exemplo, representaram em junho 62,77% da quantidade e 42,79% da despesa, respondendo por mais de 60%. As aposentadorias representaram 10,09% da quantidade e 27,33% da  despesa. O salário maternidade representou 11,19% da quantidade e 10,09% da despesa.

Paulo César revelou ainda que, de janeiro a junho, antes da greve, os servidores do INSS receberam 4,1 milhões de benefícios, sendo 2,1 milhões por incapacidade e 2,0 milhões, demais benefícios. No período foram concedidos 2,5 milhões de benefícios, sendo 1,4 milhões de benefícios por incapacidade e 1,1 milhão de demais benefícios. Foram indeferidos 1.6 milhão de benefícios, sendo 1,0 milhão de benefícios por incapacidade e 600 mil, demais benefícios.

Vera Batista

Posts recentes

  • Servidor

Max Kolbe lança livros sobre concursos e administração pública

Evento na OAB/DF terá debates com magistrados e sessão de autógrafos aberta ao público O…

3 dias atrás
  • Servidor

PEC prevê redução gradual da contribuição de servidores aposentados

Texto por Nathallie Lopes — A PEC 6/2024 prevê a redução gradual da contribuição previdenciária…

5 dias atrás
  • Sem categoria
  • Servidor
  • Servidores públicos

GEAP: Rede de saúde dos servidores terá expansão nacional

Parceria entre a GEAP Autogestão em Saúde e a Central Nacional Unimed adiciona mais de…

2 semanas atrás
  • Servidor

Câmara aprova limite nacional para carga horária de policiais e bombeiros

Por Anna Júlia Castro — A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (29/4), um projeto de lei…

3 semanas atrás
  • Servidor

Reforma administrativa: especialistas e entidades debatem impactos no serviço público

Por Raphaela Peixoto — Enquanto o país celebra, nesta terça-feira (28/10), o Dia do Servidor…

7 meses atrás
  • premiação
  • Sem categoria
  • Serviço público
  • Servidor

Prêmio Espírito Público: votação popular começa na sexta-feira (10/10)

Entre os 14 finalistas estão o Programa Pé-de-Meia e o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Premiação…

7 meses atrás