AUDITORES REJEITAM OS 21,3% E NÃO VÃO HOJE AO MPOG

Publicado em Sem categoria

Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco) entregará um comunicado ao Planejamento

Os auditores fiscais da Receita Federal rejeitam a proposta apresentada pelo governo federal, há poucos dias, de reajustar os salários em 21,3% em quatro parcelas – a serem pagas entre 2016 e 2019. A decisão foi tomada pelos delegados que participaram da reunião plenária, semana passada, quando discutiram os rumos da campanha salarial. Por causa disso, o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco Nacional) não enviará representante para a reunião, às 14h, com o secretário Sérgio Mendonça, de Relações do Trabalho, convocada pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) para saber a resposta do funcionalismo.

O Sindifisco Nacional remeterá a posição oficial dos auditores assim que a classe, em assembleia nacional que se realiza ao longo do dia, feche questão contra a proposta do governo federal.  Um comunicado será entregue ao MPOG até o final desta semana. Os auditores consideram que esses 21,3% não significam reajuste salarial, tampouco recupera as perdas acumuladas com a inflação passada.

Para Cláudio Damasceno, presidente do Sindifisco Nacional, o percentual apresentado pelo Ministério “é ridículo para os nossos pleitos. Se dissermos sim para esse acordo, as perdas salariais da classe vão ficar ainda maiores, pois qualquer que seja o próximo governo certamente vai fechar as portas para novas conquistas salariais”.

Em carta remetida aos filiados, há poucos dias, explicitando a posição contra os 21,3%, “o Comando Nacional de Mobilização (CNM) entende que a proposta (…) além de não considerar as perdas do último governo Dilma e de propor uma reposição próxima da metade da inflação atual, ainda tem a disparatada pretensão de jogar a parcela final do denominado reajuste para o próximo governo”.

Operação padrão e dois dias sem computador – A assembleia de hoje também vota a possibilidade de, já nos próximos dias, os auditores entrarem em operação padrão nos portos, aeroportos e zonas de fronteiras. Até agora, vinham realizando a Operação Meta Zero (represamento de créditos tributários de operações realizadas pela Receita) e o Dia Nacional sem Computador.

Aliás, a nova fase do Dia sem Computador também começa hoje e será sempre às terças e quintas-feiras. Nestas datas, os aparelhos permanecerão desligados, sem acesso aos sistemas da Receita, até mesmo no Plantão Fiscal. Nas aduanas, não haverá desembaraço de mercadorias.
Brasília, 11h45