1611846228-01

WandaVision: Episódio 3 entrega boas atuações, diverte e abre mais possibilidades

Publicado em Séries

O novo episódio de WandaVision apresentou os filhos do casal e deu mais dimensão sobre os fatos

Por Adriana Izel e Pedro Ibarra

O terceiro episódio de WandaVision deu um pulo temporal (bem rápido, diga-se de passagem) para os anos 1970. Por isso, deixa de lado a atmosfera antiga em preto e branco da sitcom para ficar em cores, como diz o título do episódio Now in colors (Agora em cores, em tradução livre). A referência no gênero é na produção The Brady Bunch, de onde a série da Marvel se inspira na escadaria de madeira da casa, na abertura e também no figurino de Wanda (Elizabeth Olsen) e Vision (Paul Bettany).

Como já havia sido adiantado no segundo episódio, o terceiro capítulo mostra a gravidez de Wanda. O fato, inclusive, serve para mexer com os pensamentos de Visão. O personagem está cada vez mais encucado com a realidade em que vive com a esposa. E, quando percebe isso, Wanda, de novo, rebobina a sitcom em busca de manter a mentira.

Por mais que o episódio ainda se mantenham na atmosfera de uma sitcom é o primeiro a dar lampejos sobre o que de fato está acontecendo. Isso ganha forma durante uma conversa entre Geraldine/Monica (Teyonah Parris) e Wanda sobre os gêmeos Tommy e Billy, quando a Feiticeira Escarlate se lembra do irmão gêmeo Pietro. No mesmo momento, Geraldine retoma a memória como Monica e questiona a amiga se ele havia sido morto por Ultron — em referência aos fatos do filme Vingadores: Era de Ultron.

A pergunta irrita Wanda e é aí que a série entrega o que queríamos saber: a protagonista “dá um fim” em Geraldine, que aparece saindo da redoma em Westview, caindo em um ambiente normal e sendo acolhida por o que seriam agentes da S.W.O.R.D., numa área ao redor da cidade dominada pela realidade alternativa.

Crédito: Disney Plus/Divulgação. Geraldine/Monica

O episódio ainda reforça a teoria de que outros personagens têm ciência do que acontece de verdade. Essa teoria se confirma quando Agnes (Kathryn Hahn) e Herb (David Payton) tem uma conversa estranha no quintal da casa de Wanda com Visão, em que parecem dar dicas ao marido da Feiticeira Escarlate de que tudo não passa de ilusão.

Não dá para entender a intenção dos personagens, mas fica evidente que eles querem “acordar” Visão. Também há o momento em que o médico chamado para o parto diz “ser difícil sair de uma cidade pequena”, quando tem dificuldades para viajar com a esposa, demonstrando que a população do local pode saber que está sob o comando de alguém.

O episódio pode ser considerado o que tem as melhores atuações, tanto nos momentos de humor, quanto nos dramáticos, quando os atores são mais exigidos, principalmente Elizabeth, que finalmente consegue assumir o protagonismo da própria série e não ser ofuscada pelas atuações caricatas, mas completamente pertinentes de Paul e Kathryn. A sequência promete! Enquanto isso, confira as teorias do terceiro episódio de WandaVision.

Teorias do terceiro episódio de WandaVision

Agnes e Herb

Crédito: Disney/Reprodução. Agnes e Herb

Desde que os primeiros episódios foram lançados, uma teoria surgiu em torno da verdadeira identidade de Agnes, de que ela seria, na verdade, Agatha Harkness, feiticeira responsável por treinar Wanda. Ela ganha ainda mais força com essa consciência da personagem. Já a teoria em torno de Herb é de que o vizinho do casal seria o Alto Revolucionário, que deu poderes para Mercúrio e Feiticeira Escarlate nos quadrinhos. O nome real do personagem é Herbert Edgar Wyndham, que poderia ser abreviado para Herb. Caso se confirme, ainda será preciso saber a real intenção dos personagens nessa realidade.

Mephisto

O nascimento dos filhos de Wanda e Visão aproxima cada vez mais o Universo Cinematográfico Marvel (MCU) de apresentar um dos vilões mais icônicos dos quadrinhos, o demônio Mephisto. Responsável por mexer com a cabeça de Wanda na HQ Vingadores: A queda, de Brian Michael Bendis e David Finch, e fazê-la enlouquecer. O diabo, nos quadrinhos, coloca parte da própria alma nos filhos do casal formada pela feiticeira e pelo androide, fazendo com que eles não pudessem ser reais e sim frutos de um pacto. O que deu força para teoria foi o fato dos filhos terem os mesmos nomes dos quadrinhos, Tommy e Billy.

Contudo, resta saber quem pode ser o Mephisto, teorias apontam que a líder comunitária Dottie Jones (Emma Caulfield Ford) possa ser o demônio, afinal é a única que sabe de tudo e todos da cidade de Westview. Ela também fica muito nervosa quando há contato externo com Wanda no primeiro episódio da série, quando quebra um copo e corta a mão. outros apontam que Ralph, marido de Agnes possa ser o vilão já que foi apenas mencionado, nunca apareceu fisicamente.

Luto e o passado de Wanda

A Feiticeira Escarlate participou ativamente de quatro filmes da Marvel, sendo três dos Vingadores e um do Capitão América. No entanto, desde que foi apresentada, primeiramente como uma vilã ligada ao Ultron, Wanda Maximoff nunca teve a própria história contada nas telas. O que se sabe da personagem começa a partir da cena pós-créditos de Capitão América-Soldado Invernal, em que o público descobre que ela estava sendo testada com o cetro do Loki, que carregava a joia da mente.

Contudo, no terceiro episódio da série após o nascimento dos filhos, Wanda se recorda de Pietro e canta uma música em sokoviano, língua do país natal, a fictícia Sokovia. No momento, a protagonista também retoma o sotaque que tinha em Vingadores: Era de Ultron. Esse fato levou fãs a teorizarem que WandaVision pode finalmente apresentar o passado pré-Vingadores da protagonista, como ela perdeu os pais e por que ela foi capturada para ser cobaia.

Crédito: Disney/Divulgação. Cena de Pietro e Wanda em Era de Ultron

Muitas dúvidas pairam o passado de Wanda Maximoff, uma delas é se ela já era poderosa antes de ter contato com a joia da mente ou só conseguiu os poderes depois. Caso os poderes estejam necessariamente ligados ao artefato, provavelmente explicaria como ela conseguiu materializar Visão, que também é fruto da joia.

Outro fato importante é a forma como ela lida com luto, Pietro não havia sido citado por ela no Universo Marvel pelo menos desde Vingadores: Era de Ultron, mas as perdas que ela teve permeiam a existência da personagem, vide a frase que ela fala para Thanos em Vingadores: Ultimato: “Você tirou tudo de mim”.

A.I.M e S.W.O.R.D

Uma outra teoria sobre o antagonismo da série é de que a A.I.M estaria por trás da S.W.O.R.D. O apicultor levantou a possibilidade entre os fãs, pois a empresa é majoritariamente amarela e os funcionários usam roupas similares. Assim, na verdade, a S.W.O.R.D não estaria lá para controlar a Wanda, e sim seria a vilã da história. O funcionamento seria muito parecido com quando a Hydra assumiu o controle da S.H.I.E.L.D. no início do Universo Cinematográfico Marvel.

A Advanced Idea Mechanics (A.I.M) é uma empresa criminosa criada nos quadrinhos pelo Barão von Strucker, mesmo personagem que nos cinemas faz os experimentos em Wanda e Pietro no segundo filme dos Vingadores. A intenção da empresa, idealizada nas histórias por Stan Lee e Jack Kirby, é derrubar os governos e controlar a humanidade. O fato de von Strucker ser o criador da A.I.M nos quadrinhos, e um dos responsáveis pela captura e testes em Wanda nos cinemas, possibilita que A.I.M tenha uma relação muito próxima com a personagem e até com a origem dos poderes dela.

A organização foi apresentada no MCU em Homem de Ferro 3. O vilão final da história Aldrich Killian (Guy Pearce) se apresentou como dono, mas apenas isso. Recentemente a empresa foi citada em The Avengers, primeiro jogo de videogame dos Vingadores. Nele, ela era controlada George Tarleton, o vilão MODOK, que ainda não apresentado no Universo Cinematográfico.

Pietro Maximoff, o Mercúrio

Pela primeira vez desde quando morreu alvejado de tiros em Vingadores: Era de Ultron, Pietro Maximoff voltou a ser citado no Universo Cinematográfico Marvel. O personagem superveloz, interpretado por Aaron Taylor-Johnson, é irmão gêmeo de Wanda Maximoff e usa ao nome de super-herói Mercúrio. Com o nascimento de filhos gêmeos, Wanda recorda do parente, mas também abre precedente para um eventual retorno do velocista, considerando o universo alternativo criado pela Feiticeira Escarlate.

Outro ponto levantado é um rumor de que Evan Peters, intérprete de Mercúrio no Universo X-Men, pode estar na série. Se isso realmente se concretizar, pode ser o primeiro encontro dos dois universos de super-heróis, o que deixa a porta aberta para apresentar personagens antes controlados pela Fox no Universo Cinematográfico Marvel. Ainda é difícil entender como seria explicada a entrada do personagem, mas pode ser facilmente relacionada com a preocupação da S.W.O.R.D nesta realidade que Wanda está criando, talvez ela já esteja apresentando um multiverso.

Crédito: Fox/Divulgação. Mercúrio do universo X-Men

Por fim, em entrevista ao podcast Lights, Camera, Pod. Paul Bettany afirmou que terão cenas intensas entre os personagens e um “ator secreto”. A afirmação levanta a possibilidade tanto de um retorno de Taylor-Johnson, quanto de uma apresentação de Peters a Marvel. Vale lembrar que no quadrinho Dinastia M, de Brian Michael Bendis e Olivier Coipel, é Mercúrio o responsável por incentivar Wanda a criar uma realidade em que tudo dá certo.

Participação de Doutor Estranho

O ator secreto pode ser um retorno de Mercúrio, mas também pode ser uma escolha a longo prazo para o futuro da Marvel. Doutor Estranho agora é mais especulado de ter uma participação, mesmo que no fim de WandaVision. O personagem de Benedict Cumberbatch é um Mago Supremo e pode ser o único com capacidade de entender como resolver a crise de múltiplas realidades criada pela Feiticeira Escarlate. Até porque eles são os únicos dois personagens do MCU a terem alguma relação com magia.