original_1608228046_WandaVision Crédito: Disney+/Divulgação

WandaVision: Confira teorias sobre os acontecimentos da série do Disney+

Publicado em Séries

O seriado do Universo Cinematográfico Marvel, WandaVision, teve os dois primeiros episódios lançados na última sexta (15/1)

Por Adriana Izel e Pedro Ibarra

Foi sob muita expectativa que o serviço de streaming Disney+ divulgou, na última sexta-feira (15/1), os dois primeiros episódios da série WandaVision. A produção é o primeiro seriado da plataforma que conversa diretamente com o Universo Cinematográfico Marvel. Até então, as séries da Marvel tinham menções pontuais aos acontecimentos dos filmes.

Sob esse contexto, a série “cômica” acompanha Feiticeira Escarlate (Elisabeth Olsen) e Visão (Paul Bettany) numa vida tradicional de casados numa ambientação de sitcom clássica. Os dois primeiros episódios se passam no que seriam os anos de 1950 e 1960 e, por isso, buscam inspiração em tramas das décadas como The Dick Van Dyke show, exibida entre 1961 e 1966, e A feiticeira, transmitida entre 1964 e 1972. A perspectiva é de que, ao longo da temporada, outras produções sejam lembradas, conforme o tempo passe na narrativa.

Com episódios curtos, com média de 20 minutos, WandaVision tem, ao mesmo tempo, a narrativa da sitcom misturada com outras situações que acontecem ao redor e que trazem muitos questionamentos ao espectador, principalmente para quem é fã e conhecedor dos produtos da Marvel.

Esses mistérios da trama ajudam a criar diversas teorias que circulam pela internet desde o lançamento dos dois primeiros episódios e que podem ser importantes para as próximas estreias do estúdio: as sequências de Doutor Estranho e de Homem-Aranha.

O Próximo Capítulo reuniu as principais. Confira a seguir! Mas, lembre, o conteúdo tem spoiler! Caso não tenha assistido ainda, volte quando ver. WandaVision tem novos episódios toda sexta-feira no Disney+.

Teorias sobre os dois primeiros episódios da WandaVision

O que, de fato, está acontecendo?

Crédito: Disney+/Divulgação. WandaVision

Não é mistério para ninguém que a escolha de fazer os dois primeiros capítulos em preto e branco, gravados com plateia, e com efeitos especiais que lembram séries de época, tem a intenção de mostrar que Wanda Maximoff e Visão não estão vivendo em uma realidade normal. No entanto, o que é esta realidade televisiva em que eles estão inseridos?

Provavelmente uma projeção da Feiticeira Escarlate. Isso também ganha mais suspeitas em duas situações em que Wanda parece assumir o controle da narrativa: no primeiro episódio durante o jantar com o chefe de Visão e depois quando um “apicultor” aparece na cidade, ela grita “não!” e o tempo volta.

A teoria seria de que Wanda não teria se recuperado da perda de Visão, morto em Vingadores: Guerra infinita. Portanto, teria criado, a partir dos próprios poderes, uma realidade alternativa, em que todos vivem de forma agradável e divertida, assim como em uma sitcom. Vale lembrar que a Feiticeira não teve paz desde que foi apresentada nos cinemas em Vingadores: Era de Ultron. Orfã, foi usada de rato de laboratório para testes da Joia da Mente, perdeu o irmão Pietro (Aaron Johnson), depois viu Thanos (John Brolin) matar o amor da vida dela em Wakanda e foi reduzida a pó após o estalo de dedos do vilão.

Nos quadrinhos, uma situação parecida foi retratada nas sagas Vingadores: A queda, escrito por Brian Michael Bendis e desenhado por David Finch, e Dinastia M, do mesmo roteirista com desenhos de Olivier Coipel. No primeiro, após uma série de perdas, Wanda se descontrola e acaba gerando muita destruição e uma catástrofe irreversível nos Vingadores. Enquanto no segundo, ela tenta resolver a situação e acaba criando uma realidade alternativa em que tudo havia dado certo e mundo vivia uma utopia mutante.

Símbolo da S.W.O.R.D.

Na cena pós-crédito do primeiro episódio, uma pessoa aparece observando a sitcom por um aparelho de televisão e fazendo anotações em um bloco de notas, que tem um logotipo. Depois, o símbolo aparece novamente no segundo episódio da série, quando Wanda encontra um helicóptero vermelho e amarelo do lado de fora da casa dela, e ainda no uniforme do apicultor.

Crédito: Disney+/Reprodução.

Esse símbolo é da S.W.O.R.D., “uma espécie de S.H.I.E.L.D.” que impede e detecta ameaças extraterrestres. A agência foi mencionada no Universo Cinematográfico na cena pós-crédito de Homem-Aranha: Longe de casa, quando Nick Fury (Samuel L. Jackson) é visto ao lado de Skrulls. Tudo indica que a S.W.O.R.D. tem acompanhado essa realidade paralela em que estão Feiticeira Escarlate e Visão.

Nos quadrinhos, a agência apareceu pela primeira vez em Surpreendente X-Men, de 2004, escrita por Joss Whedon, como uma versão especial da S.H.I.E.L.D. contra o terrorismo e com foco em inteligência. Já foi divulgado que, em WandaVision, a sigla muda de Equipe de Supervisão, Pesquisa, Avaliação e Defesa Alienígena para Divisão de Observação e Resposta a Armas Autoconscientes.

Agnes e Geraldine

Crédito: Disney+/Divulgação

Alguns personagens receberam certo foco nos dois primeiros episódios de WandaVision. Foi o caso de Agnes, vizinha do casal interpretada por Kathryn Hahn, responsável por guiar a protagonista na nova vizinhança. Os rumores apontam que Agnes deva ser a personagem Agatha Harkness, uma feiticeira que, nas HQs, treina e auxilia a Feiticeira Escarlate a usar os poderes mágicos que possui. Agatha ensina Maximoff a ressuscitar pessoas e criar realidades alternativas.

Geraldine, por sua vez, não é uma dúvida para quem acompanhou as prévias do seriado. Em vários anúncios, entrevistas e, inclusive a própria página do IMDB da série, apontam que a personagem de Teyonah Parris é, na verdade, Monica Rambeau uma funcionária da agência de proteção espacial S.W.O.R.D que estaria infiltrada no universo criado pela protagonista.

Rambeau havia sido apresentada nos cinemas no filme da Capitã Marvel. Ela é a filha de Maria Rambeau (Lashana Lynch), melhor amiga da personagem principal Carol Danvers (Brie Larson). O longa-metragem se passa nos anos 1990, na época ela era apenas uma criança obcecada pelo espaço que tinha o sonho de viajar para fora do planeta.

Gravidez e os filhos de Wanda e Visão

Crédito: Disney+/Divulgação

O último episódio lançado termina com a transição da série de preto e branco para o colorido, mas também com a revelação de que Wanda Maximoff está grávida. Na teoria, não há como ela ter filhos de um robô, mas na realidade que criou isso pode ser possível. Afinal até Visão está vivo, segundo essa perspectiva. Contudo, os filhos podem desencadear consequências drásticas na narrativa.

Nos quadrinhos, Wanda e Visão têm dois filhos gêmeos, Thomas e William. Eles são criados a partir de fragmentos da alma do demônio Mephisto e, por isso, não podem ser reais. Assim, a Feiticeira Escarlate acaba perdendo os herdeiros, o que é um dos motivos que a leva a enlouquecer e gera as consequências vistas em Vingadores: A queda e Dinastia M. Posteriormente, essas duas crianças reencarnam como os filhos de Jeff e Rebeca Kaplan. Eles assumem os nomes de heróis como Célere e Wiccano e fazem parte da equipe dos Jovens Vingadores.

Quem é o vilão da série?

Também não é certo quem possa ser o vilão da série, teorias indicam de que a própria Wanda possa estar se atacando com esta realidade. Ou que a S.W.O.R.D, ou os Skrulls estejam fazendo experimentos com ela.

Uma das teorias mais interessantes, no entanto, está ligada a Mephisto. O principal demônio do universo Marvel é visto por fãs como um possível vilão da história. Um dos responsáveis por enlouquecer a Feiticeira ao tirar os filhos dela nas histórias em quadrinho, o diabo criou alguns multiversos na Marvel a partir de pactos com personagens. O mais famoso é realizado pelo Homem-Aranha para que as pessoas esqueçam a identidade secreta dele.

Se Mephisto realmente for apresentado como vilão, ele pode ser reaproveitado nos filmes do Homem-Aranha e do Doutor Estranho. Ambos que coincidentemente trabalharão com a ideia de multiverso. Conceito que baseará as próximas fases do universo cinematográfico Marvel.

Participações

Duas participações de personagens conhecidos dos filmes são esperadas. Estão confirmadas as presenças de Darcy Lewis (Kat Dennings), de Thor, e Jimmy Woo (Randall Park), de Homem-Formiga. Em relação a Dra. Darcy, especula-se que ela é a pessoa que assiste a realidade na televisão. Já o agente Jimmy tem sido apontado com a voz que chama Wanda no segundo episódio pelo rádio a questionando sobre quem estava fazendo aquilo com ela.

Dois outros personagens, esses de surpresa, podem dar as caras em WandaVision. O primeiro é Doutor Estranho, que pode ser uma opção para lidar com a magia de Wanda. Também é sabido que a personagem de Elizabeth Olsen vai desempenhar uma parceria com o Mago Supremo no segundo filme do super-herói místico.

O outro é Magnum, um vilão ligado a Barão Zemo que possui superforça, velocidade, durabilidade, agilidade e reflexos superiores aos de pessoas normais, mas, em surto de consciência, morre para salvar os Vingadores. Wanda o ressuscita como herói a partir das lembranças que tinha de Visão e os dois têm um relacionamento.