Pandemia influencia virtualização da tevê tradicional, que, cada vez mais, produz conteúdos para a internet. Com isso, o YouTube volta a ganhar força
Há anos, televisão e internet flertam entre si. Cada uma bebendo da fonte da outra em busca de modernização e de atingir as massas. Com a pandemia de covid-19 e a necessidade do distanciamento social, essa fusão entre as duas foi necessária. Durante a quarentena, as emissoras apostaram nas atrações feitas exclusivamente para a web, mas com o formato de qualidade que o espectador da telinha tradicional está acostumado.
Canais como GNT e Multishow, que sempre valorizaram os dois meios de comunicação, tiveram ainda mais força nesse tipo de conteúdo na quarentena. No GNT, as redes sociais foram aliadas, sendo usadas para lives e também para publicação de programas exclusivos para o formato. Um dos projetos do canal na pandemia foi a atração #CoisaBoaPraVc, sob comando da influencer Bielo Pereira, que retratou histórias e ações de solidariedade com participação de convidados, num “jornal de boas notícias”, como explica Bielo.
O formato, inclusive, lembra outro que está disponível no Globoplay, serviço on-demand da Globo, esse liderado por Luciano Huck, Que tal um pouco de esperança e boas notícias?. A atração surgiu primeiramente no perfil oficial do apresentador do Caldeirão no Instagram e, depois, migrou para a plataforma do canal.
A emissora ainda traz do formato da web, especificamente das redes sociais, o humorístico Sinta-se em casa, de Marcelo Adnet. “O que era para ser vídeos curtos, caseiros, divulgados em minhas redes, virou um programa diário na plataforma digital Globoplay. Minha esposa grava com o celular, enquanto eu atuo e envio as imagens para um editor, que publica o material pronto duas horas depois”, explica o humorista no ensaio O retorno à velha realidade e a reinvenção do novo futuro, publicado no livro O mundo pós-pandemia.
Produção digital
No Multishow, a emissora lança, em agosto, uma produção voltada para o canal no YouTube. Em 8 de agosto, a atriz, cantora e youtuber Thalita Meneghim estará à frente do programa Canta lá, que eu canto aqui!, mais um projeto do Canta lá, que, desde o início, foi gravado pelo celular e dentro do quarto da apresentadora. Agora, a atração, que estreou no Multishow em 2019, ganha nova edição, com cinco episódios e exibições aos sábados. “Estou empolgada! Fazer tudo a distância é algo diferente, um novo desafio. Mas, estamos fazendo o que podemos no momento, e estou gostando muito do resultado. Acredito que as pessoas vão curtir também!”, comenta.
Com experiência no YouTube, ela revela que percebeu o aumento do consumo durante a quarentena e credita esse crescimento à busca das pessoas por entretenimento em um período tão difícil. “A gente percebe um aumento considerável nas visualizações e uma necessidade nova de produzir conteúdo que, de fato, seja mais leve. Fico feliz em poder levar entretenimento para a galera que me acompanha. É uma troca”, avalia Thalita.
Volta do YouTube
Bastante celebrado no mundo digital, o YouTube teve forte crescimento na quarentena, o que resultou na maior elaboração de conteúdos para o serviço. A influencer Bianca Andrade, a Boca Rosa, por exemplo, voltou ao YouTube após deixar o Big brother Brasil e o Soltos em Floripa. O desejo era antigo, mas foi em meio à quarentena que acabou acontecendo. “Meus fãs estavam me cobrando uma volta, e eu queria fazer isso, só ainda não sabia como. Com isso, quando eu saí do BBB, aumentei minha equipe e surgiu a ideia de voltar para o YouTube como apresentadora e ao vivo.”
Dessa forma, Boca Rosa retornou com um programa na plataforma: o Boca a Boca, em que recebe convidados e tem diferentes quadros, bem ao estilo de uma atração televisiva. “O que muda é o formato e o amadurecimento durante esse tempo. É nítido como estou mais livre e segura de mim. O Boca a Boca é inspirado nos contrastes da minha personalidade: empresária e a brincalhona. É ao vivo, sem edição e dentro da minha própria casa, o que torna tudo ainda mais intimista. Continuo sendo como sempre fui, mas ainda mais verdadeira e sem tantos medos”, completa.
Outra que se aventurou no YouTube foi a cantora sertaneja Simone Mendes, da dupla com Simaria. Sempre engraçada nas redes sociais, ela decidiu montar um canal no YouTube em que aposta no jeito espontâneo e engraçado. “A maioria dos conteúdos vem de forma natural, em conversa dentro de casa, com a equipe, mas, também, já aconteceu de eu abrir sugestões nas minhas redes para saber o que meus fãs gostariam de ver no meu canal. Posso dizer que ideia não falta. Todos ajudam”, conta. Ela diz que pretende dar continuidade ao projeto: “A ideia do canal veio bem antes da pandemia e, com certeza, seguirei alimentando com muito conteúdo engraçado”.