soltos em floripa Crédito: Amazon Prime Vídeo/Divulgação

Confira crítica de Soltos em Floripa, da Amazon Prime Vídeo

Publicado em Reality show

Aposta da Amazon, Soltos em Floripa estreou neste mês no serviço com lançamento de dois episódios semanais

Assim que Amazon Prime Vídeo anunciou o primeiro reality show original, Soltos em Floripa, as comparações com o sucesso de De férias com o ex, da MTV, vieram. É verdade que a atração tem um “quê” da outra, mas a grande inspiração vem de outro hit da emissora: a franquia Shore. Ali sim, a dinâmica é igual, um grupo de jovens dentro de uma casa, com uma rotina dividida entre o trabalho e a farra.

Soltos em Floripa estreou em 20 de março na plataforma, logo com dois episódios. A intenção era já mostrar ao público o que esperar da atração — o que logo chamou a atenção foi a edição sem censura, com cenas de sexo explícito.

O elenco é composto por oito participantes, quatro homens e quatro mulheres. Diferentemente do que acontece nos realities em que o público brasileiro está acostumado, o time já se conhecia. Isso porque o serviço promoveu uma festa em São Paulo como parte da seleção. Então, daí a afinidade, a amizade e até os relacionamentos já estabelecidos do elenco.

O elenco tem ótimos participantes. Logo de cara figuras como Luan, João e Tay chamam a atenção. O trio é carismático e estabelece bons enredos. Pelo menos inicialmente. Um dos problemas de Soltos em Floripa é exatamente o enredo. As narrativas da casa ficam muito fixadas nos dramas dos casais. Só João e “Loirão” não estão ficando com alguém da casa, os demais estão todos “de casal”. Então, a maior parte dos conflitos do programa ficam por conta dos sentimentos recíprocos ou não, da cobrança e das “puladas” de cerca quando o grupo está nas baladas. Mesmo assim, é fácil se sentir curioso pelo o que vai acontecer depois. Mérito da edição.

Crédito: Guto Seixas/Crédito: Amazon Prime Vídeo/Divulgação – Elenco do reality show Soltos em Floripa

A principal inovação de Soltos em Floripa está aí: na edição, que mistura as cenas do reality com a dos episódios dedicados às reações. Em meio aos capítulos, o público vê o que Pabllo Vittar, Boca Rosa, MC Carol, Felipe Titto, Mariano e John Drops estão achando do programa.

Aqui, de novo, Soltos em Floripa bebe da fonte de outro reality. Não dá para não pensar no spin-off De férias com o ex Brasil: A treta não tira férias. A diferença é que no reality da Amazon são convidados, enquanto no da MTV são os próprios participantes numa quase “lavação de roupa”. Decisão que traz leveza. É engraçado acompanhar as opiniões e as reações das celebridades, até porque, a maioria ali, tem realities no currículo também — Titto foi apresentador do Are you the one? Brasil, Bianca Andrade esteve no elenco do BBB20 e Vittar participou da mais recente edição do De férias com o ex Brasil: Celebs como convidada musical.

Toda semana, a Amazon libera dois episódios do reality. O primeiro, na sexta-feira, é sempre o principal. O seguinte é do chamado A resenha, com os comentários dos famosos, liberado às terças. Soltos em Floripa foi feito para quem já gosta desse tipo de reality, com romance, treta e balada. Tem alguns pontos para melhorar, caso tenha uma nova temporada. Como buscar um elenco mais diverso que possa gerar narrativas menos óbvias e evitar a colocação de cenas com diálogos inaudíveis, que sequer são explicados na legenda. Afinando esses aspectos, pode sim virar um hit do streaming.