masterchef_daphne

Tempo é o grande vilão em episódio do MasterChef

Publicado em Reality show

Cozinheiros amadores tiveram problemas em administrar o tempo em prova com ingrediente comum nas mesas brasileiras. Saiba que deixou o MasterChef nesta terça-feira (13/7)

“O tempo é inimigo de vocês”, bradou Erick Jacquin em determinado momento do episódio do MasterChef desta terça-feira (13/7). Não que precisasse. Quem acompanha o reality da Band sabe que a corrida contra o relógio é grande para quem se arrisca naquela cozinha.

Mas parece que o episódio era daqueles em que isso fica ainda mais evidente. Os amadores que cozinharam na semana anterior tiveram uma folga e a outra metade é que botou a mão na massa. A prova era aparentemente fácil: fazer um prato quem a estrela fosse a alcatra, carne comum na mesa dos brasileiros.

Mesmo assim ー talvez pelo nervosismo ー o tempo atrapalhou os cozinheiros. Márcio saiu do mercado já atordoado, dizendo-se “completamente perdido”. A prova foi marcada pela correria. A 15 minutos do final, a carioca residente em Brasília Amanda descobriu que o feijão que preparava estava duro e partiu para um plano B; ao mesmo tempo nem Cristina entendeu porque a carne de panela dela ainda nem foi pro fogo; Gabriel está tão assustado que se atrapalha todo com a simples presença de Jacquin na bancada dele.

Faltavam 3 minutos quando a apresentadora Ana Paula Padrão olha para a bancada de Ana Karina e não vê muita coisa. “Estou preocupada com sua montagem”, alerta a jornalista, que recebe de volta um “eu também”. O que Ana Paula não imaginava era que Ana Karina estava era adiantada. A 1 minuto do fim da prova, a carne de Luiz estava… na panela! “Cadê sua carne, Gabriel? Faltam 10 segundos. Não vai dar tempo”. Era prova para testar os nervos de Ana Paula ー e os nossos, claro!

Contando com um milagre dos deuses do MasterChef e com a contagem regressiva amiga de Ana Paula, todos conseguiram entregar os pratos a Jacquin, Henrique Fogaça e Helena Rizzo. Perdido no início da prova, Márcio parece ter se achado e esteve entre os melhores da prova com um bife acebolado, couve-flor gratinado e molho de cerveja preta. Também se destacaram a ex-MasterChef Junior Daphne (alcatra com batatas e molho de cogumelo e alho-poró) e Luiz (um clássico filé au poivre). A menina levou a melhor, mas os três subiram para o mezanino.

Os piores foram Amanda, Cristina e Helena, que foram direto para a prova de eliminação. Entre os medianos, Daphne tem que salvar dois. Ela escolhe Ana Karina e “aquele ali que eu não sei o nome”. Era André.

A mini-prova da noite foi tão interessante e bem produzida como a apresentada no episódio anterior. O MasterChef capricha! Com olhos vendados e narizes liberados, Pedro, Renato, Gabriel e Kelyn tinham 60 opções para identificar os alimentos pelo cheiro. Na primeira rodada, Pedro acertou erva-mate e Gabriel, cacau. Renato falou camomila para hibisco e Kelyn, bacalhau para sardinha. Na segunda rodada, Gabriel respondeu orégano para zátar e Pedro garantiu o mezanino ao acertar erva cidreira.

Saiba como foi a eliminação do MasterChef!

Se a primeira prova do episódio do MasterChef era com um ingrediente comum, a receita a ser reproduzida no desafio seguinte era um mistério: o tímpano, espécie de torta gigante italiana com recheio de ovo, linguiça, macarrão e outras coisas. O jornalista Zeca Camargo foi apresentar a iguaria aos amadores e se divertir com o desespero deles.

Mas até que eles se saíram bem. “O barulho da massa ao batermos nela é que vai dizer se está pronto ou não”, diz Jacquin, ensinando que tem que fazer um som como se fosse um tamborim. Durante a prova, o francês se estressa e dá uma bronca coletiva porque, no ritmo que as coisas estavam, não iria dar tempo de ninguém entregar nada.

Gabriel, Amanda e Helena sofrem para abrir a massa ー algumas foram temperadas com gotinhas de suor, com certeza. Helena chega a chorar e a ensaiar uma desistência, mas o mezanino a incentivou e não deixou que ela desanimasse.

Massas assadas, é hora de desenformar. Que agonia! “Todos untaram as formas?”, pergunta Jacquin. A resposta são caras desesperadas. Porque não pergunta antes? O tímpano de Cristina gruda na forma e ela tem dificuldade de tirar a torta de lá. Para piorar, a baiana escolheu uma louça funda, o que não faz muito sentido para uma massa recheada.

Depois de experimentar, os jurados chegaram à conclusão que Helena fez a melhor torta e que Renato e Kelyn também eram destaques positivos. A eliminação estava entre Cristina, Gabriel e Amanda. Como é a regra desta temporada, Juliana A. tinha que organizar os colegas para salvar um dos três. Com a desculpa de que não conseguiu contar os votos, ela atacou de déspota e tomou para si a decisão de salvar Cristina.

Mais uma vez, a escolhida dos jurados para a eliminação foi salva. Até Cristina subiu ao mezanino dizendo que não era justo. Melhor para o público. Engraçada, Cristina é um meme ambulante e já trouxe um bordão: “esquece esse episódio, Brasil!”

Depois de deliberar novamente, os especialistas ressaltaram que tanto Amanda como Gabriel não fizeram recheios saborosos. Mas o preparo de Gabriel estava sem sal e sem tempero, “triste”, nas palavras de Jacquin. O universitário acabou eliminado.