Cena da série Tell me a story
tell2 Os Três Porquinhos viram vilões em Tell me a story Cena da série Tell me a story

Tell me a story atualiza contos de fadas clássicos

Publicado em Séries

Primeira temporada de Tell me a story lança olhar contemporâneo sobre Chapeuzinho Vermelho, Os três porquinhos e João e Maria

Se você pensa que conhece todas as leituras possíveis para os contos de fadas clássicos Chapeuzinho vermelho, Os três porquinhos e João e Maria precisa assistir à primeira temporada de Tell me a story. A série ー originalmente exibida na CBS em 2018 ー teve as duas temporadas (ela foi cancelada depois disso) incluídas no catálogo da Amazon Prime recentemente. A segunda temporada atualiza as histórias de Cinderela, A Bela Adormecida e A Bela e a Fera.

Reinventar contos de fadas não é uma novidade no mundo das séries – a irregular Once upon a time, por exemplo, teve 7 temporadas a partir de 2011 mostrando como os personagens viveram depois do “e foram felizes para sempre”. Em Tell me a story, os contos não são explicitamente citados. Mas as referências claramente estão ali e não deixam dúvidas a que estão ligadas.

Na primeira temporada, é interessante ver assuntos contemporâneos como abuso, violência, tráfico de drogas, relacionamentos entre pais e filhos se encaixarem na atmosfera trazida dos contos de fadas. O roteiro ainda nos reserva surpresas que acabam interligando as histórias, que, em comum, trazem a dor causada por perdas de pessoas queridas. Um acerto é que isso é feito paulatinamente nos episódios – e não de uma vez só, no final.

Saiba como são os contos de fadas de Tell me a story

Cena da série Tell me a story
A violência contra a mulher aparece ligada à história de Chapeuzinho Vermelho em Tell me a story

Os três porquinhos de Tell me a story estão longe de ser as criaturas doces e admiráveis que conhecemos. Com uma deliciosa e sutil crítica a Donald Trump, os personagens Eddie Longo (Paul Wesley), Sam Reynolds (Dorian Missick) e Mitch Longo (Michael Raymond-James) assaltam uma joalheria disfarçados com máscaras de porcos, para se confundir com um protesto contra o presidente americano em que todos estão assim. Na desastrada ação, eles matam uma das reféns, a esposa de Jordan Evens (James Wolk).

Bem no papel do Lobo Mau que é vítima, Evens e seu personagem trazem à tona a discussão sobre os sentimentos de impotência e vingança diante de uma morosa Justiça. Jordan vai querer fazer Justiça pelas próprias mãos e, curiosamente, confere carisma e empatia ao Lobo Mau.

Chapeuzinho Vermelho vem representada pela jovem estudante Kayla Powell (Danielle Campbell). Dilacerada pela morte da mãe num acidente de carro, Kayla e o pai, Tim Powell (Sam Jaeger), se mudam de cidade e vão para a casa da avó dela, Colleen Powell (Kim Cattrall, que dá show em cena). No novo colégio, Kayla é perseguida pelo professor de inglês, Nick Sullivan (Billy Magnussen), que abusa dela e guarda segredos do passado.

Essa é a história mais bem desenvolvida da primeira temporada de Tell me a story, talvez por trazer uma questão tão urgente como a violência contra a mulher. É importante que Kayla demore a perceber que está sendo vítima de um psicopata, para que isso sirva de alerta para mulheres na mesma situação.

Os irmãos Gabe Perez (o ator brasileiro Davi Santos) e Hannah Perez (Dania Ramirez) representam João e Maria na mais confusa e menos bem aproveitada das histórias. Distanciados pela vida que levam ー ele é dançarino numa boate de strip tease e ela, personal trainer especializada em veteranos de guerra (ela mesma um deles) — , os dois se reaproximam quando ele se envolve numa trama de assassinato. Juntos e cada vez mais enrolados, os dois vão em busca de um resgate das próprias raízes, tentando se reaproximar da mãe e ajustar as contas com o passado. Mas a casa de doces tem guloseimas que atraem para o perigo, lembra?