Por Pedro Ibarra
Criticadas por alguns, mas amadas por muitos, as histórias de época estão em alta recentemente. Sejam adaptações de livros, sejam baseadas em fatos reais ou ficções, as vestimentas robustas e as narrativas de realeza, etiqueta e intrigas nos séculos passados caíram no gosto do streaming. O investimento gerou produções de época que se tornaram grandes sucessos das plataformas.
O ano de 2022 já começou com lançamentos de tramas como A idade dourada, disponível na HBO Max, e Outlander, presente no catálogo da Netflix e Star+. Além de The great, que começou a ter episódios lançados na Starzplay no ano passado, mas só teve a estreia do capítulo final este ano. Sem contar com principal estreia da semana, Bridgerton, recordista na primeira temporada em 2020 e que agora terá a estreia do segundo ano na Netflix.
O gênero, já muito popular, agora tem cada vez mais opções no streaming. Por isso, o Próximo Capítulo separou uma lista diversa de séries de época para os amantes dos séculos passados.
A série, baseada em uma saga literária de Julia Quinn, é um dos maiores sucessos da história da Netflix e, por conta disso, uma das principais produções de época da atualidade. O seriado chega à segunda temporada na próxima sexta-feira (25/3) com uma nova história, que conta com personagens da primeira temporada e adições ao elenco, além de uma mudança de protagonismo.
Os fãs de Simon Basset, o duque de Hastings, não poderão ver uma nova temporada com o personagem de Regé-Jean Page, já que o segundo ano da produção não menciona o casamento dele com Daphne Bridgerton, interpretada por Phoebe Dynevor, foco dos episódios lançados em 2020. A temporada será focada no Lord Anthony Bridgerton, vivido por Jonathan Bailey, um homem que tem dificuldade de encontrar a mulher perfeita para se casar até se deparar com Kate Sharma, da atriz Simone Ashley, uma mulher da nobreza indiana que chega à cidade.
Cultuada, a longa série Outlander é outra ficção adaptada dos livros, escritos por Diana Gabaldon. O seriado conta a história de Claire Randall, uma enfermeira de combate britânica que trabalhava na Segunda Guerra Mundial, em 1945, que é misteriosamente transportada para o ano de 1743. O primeiro episódio da sexta temporada já estreou com exclusividade da Star+ e o enredo caminha para um desfecho, já que Catriona Balfe, que vive a protagonista, afirmou em entrevistas que a sétima temporada deve ser a última.
Seriado que estreou em janeiro deste ano, A idade dourada retrata a aristocracia norte-americana na chamada “Era Dourada”, no século 19. A produção é protagonizada pela atriz Louisa Jacobson, que interpreta Marion Brook, uma jovem que se muda para Nova York para viver com as tias ricas, mas acaba se envolvendo em uma série de intrigas quando tenta se infiltrar nos assuntos dos vizinhos da própria família. A série da HBO Max é criada por Julian Fellowes, conhecido pelo trabalho em Downton Abbey, e teve ótima recepção de público e crítica, por isso já tem segunda temporada encomendada.
Saindo dos Estados Unidos e indo para a Rússia. A história do início do reinado de Catarina, a Grande é contada em The great. A série encontra na sátira a forma de desenvolver a narrativa de uma das maiores líderes do território russo, que é interpretada por Elle Fanning. Os anos iniciais e o início do reinado são adaptados, até a invenção da montanha-russa aparece no seriado. A produção teve a segunda temporada disponibilizada na Starzplay no Brasil, mas é uma feita pela Hulu e já está renovada para a terceira temporada.
Um misto de X-Men com história, The nevers volta à Era Vitoriana e mostra a trajetória de um grupo de mulheres que recebe poderes especiais, assim como super-heroínas. Elas decidem usar desses poderes para influenciar os rumos do planeta e mudar a história. Mais um sucesso recente, a série foi lançada em 2021, mas a segunda metade da primeira temporada estreia apenas em 2022 na HBO Max.
Duas produções tratam do passado, mas não mudam de século para lembrar a história. The crown, a série da Netflix que abarca grande parte da vida da rainha Elizabeth II, do Reino Unido, e Peaky Blinders (foto), também disponível na Netflix, que mostra uma organização criminosa da cidade de Birmingham, na Inglaterra. As duas são sucesso de público e crítica e terão novas temporadas este ano. A série da rainha chega em novembro com a quinta temporada, e os criminosos recebem a sexta e última temporada em junho.
Ao Próximo Capítulo, os responsáveis pela série falam sobre o fato de ter se tornado…
Emissora apresentou os principais nomes do remake da obra icônica de 1988 que será lançada…
Ao Próximo Capítulo, a drag queen carioca fala sobre o sentimento de representar o Brasil…
Como nascem os heróis tem previsão de estreia no primeiro semestre de 2025, na TV…
Sam Mendes, Daniel Brühl, Jessica Heynes, Armando Ianoucci e Jon Brown comentam sobre a nova…
Volta Priscila estreou na última quarta-feira (25/9) e mostra um novo ponto de vista sobre…