great

Phoebe Fox e Sacha Dhawan falam sobre a segunda temporada The Great

Publicado em Séries

Segunda temporada The Great estreia neste domingo na Starzplay trazendo uma rainha ainda maior. Série chega com a chancela de ter sido indicada ao Emmy e ao Globo de Ouro na primeira temporada

por Pedro Ibarra

Contar fatos históricos é sempre um desafio, são histórias já conhecidas, que fazem parte do imaginário popular. Inserir um próprio estilo, uma assinatura nova é ainda mais difícil. Porém, The Great, comédia que conta a trajetória da monarca russa Catarina, a Grande, conseguiu realizar com maestria este desafio e agora chega à segunda temporada, domingo (19/12), na Starzplay.

A série, indicada ao Emmy e ao Globo de Ouro, acompanha a ascensão da rainha da Rússia Catarina II, também conhecida como Catarina, a Grande. Ela, que governou o país por mais de 30 anos no século 18, é uma das figuras políticas mais relevantes da história da Rússia e uma das mulheres mais marcantes da trajetória da nação russa. No seriado, é interpretada por Elle Fanning.

O segundo ano do seriado marca os primeiros momentos de Catarina no poder. “A segunda temporada disseca as dificuldades de estar no poder e o que esse poder faz com as pessoas”, afirma Phoebe Fox, atriz que vive Marial, uma ama que consegue lugar na nobreza. A artista acredita que a forma como The great explora esses assuntos é bastante atual. “São coisas verdadeiras na época de Catarina, a Grande e que são verdadeiras atualmente em todos os espectros políticos, em qualquer país”, complementa.

A atualidade da série é um dos trunfos para o sucesso da produção. “Nós realmente estamos filmando uma história de época, mas que traz um sentimento bastante contemporâneo”, comenta Sacha Dhawan, intérprete de Orlo, um político importante da antiga Rússia. “Nós não estamos fazendo um documentário histórico, é muito mais que isso. O gênero foi todo reimaginado, e é muito empolgante. É baseado na história de Catarina, a Grande, mas vai muito além de só contar o que ocorreu”, acrescenta.

The great segue a necessidade e o desejo de colocar mais mulheres em posições de poder”, pontua Fox. Para o elenco, a história está sendo recontada sob uma nova ótica. “Nós olhamos para a história pelos olhos dos homens, desde sempre. As pessoas agora querem reorganizar essa balança, olhar para as coisas de uma forma mais questionadora, ainda mais em relação aos homens no poder e como conseguiram esse poder”, continua a atriz. “É uma grande mensagem de empoderamento feminino”, completa.

Com uma mulher no poder, The great chega à segunda temporada prometendo ainda mais emoção e qualidade que a primeira. “Catherine inventa a montanha-russa na segunda temporada, e eu acho que é uma boa analogia para como vai ser este ano da série. Imprevisível, cheio de coração, diversão, risadas, pontos de virada e perigo”, acredita Dhawan.