BRIDGERTON_108_Unit_01959R Crédito: LIAM DANIEL/NETFLIX

Conheça a série de livros que inspira Bridgerton da Netflix

Publicado em Séries

A primeira temporada tem como base o primeiro livro de Os Bridgertons – O Duque e eu, de Julia Quinn

Bridgerton é a nova série sensação da Netflix. A produção foi lançada em 25 de dezembro e, desde então, está no topo das mais assistidas. Neste sábado (2/1), ela ocupa o primeiro lugar da Netflix, à frente dos mais recentes lançamentos O mundo sombrio de Sabrina e Cobra Kai, segundo o Fixpatrol, site que monitora as produções mais assistidas dos streamings e serviços sob demanda.

Alguns aspectos pesam a favor de Bridgerton, entre eles, o nome de Shonda Rhimes, showrunner de atrações como Grey’s antomy e How to get away with murder, e o fato de ser uma adaptação seriada de uma saga literária de sucesso: a franquia de best-seller de autoria de Julia Quinn, pseudônimo usado pela nova-iorquina Julie Pottinger de 51 anos, autora que vendeu mais de 10 milhões de exemplares no mundo, sendo mais de um milhão só no Brasil.

Crédito: Editora Arqueiro/Divulgação

A primeira temporada composta por oito episódios é inspirada no primeiro livro da série literária Os Bridgertons – O Duque e eu. A obra foi lançada originalmente nos Estados Unidos nos anos 2000. Com o lançamento da versão seriada da Netflix ganhou uma nova edição com a capa do pôster da série pela Editora Arqueiro, além de uma versão comemorativa de 20 anos com capa dura e pintura trilateral, pela mesmo editora. Nas duas narrativas (série e livro), a história gira em torno do romance entre Daphne Bridgerton (Phoebe Dynevor), a filha mais velha da família do título, e do Duque de Hastings Simon Basset (Regé-Jean Page).

Saga completa de Bridgerton

Crédito: Editora Arqueiro/Divulgação

A saga completa conta ainda com mais outro livros. Cada um deles se destrincha em um integrante da família Os Bridgertons. O segundo, que deve se basear a série caso seja confirmada uma renovação, é O visconde que me amava (2000). A obra tem como foco Anthony, o filho mais velho e que herdou o título de visconde após a morte do pai. A narrativa se passa numa nova temporada de bailes e festas em Londres, quando Anthony decide encontrar uma noiva — a sinopse, inclusive, já foi adiantada na cena final de Bridgerton da Netflix. No livro, ele conhece a candidata ideal Edwina Sheffield, mas, antes, terá que convencer a irmã dela Kate.

O terceiro livro é Um perfeito cavalheiro, de 2001. Dessa vez, a história acompanha Benedict (Luke Thompson), que se apaixona por Sophie, em mais uma narrativa de amor impossível.

Crédito: Editora Arqueiro/Divulgação

No ano seguinte, 2002, Julia Quinn lançou Os segredos de Colin Bridgerton, que, como o título já adianta é focado no terceiro homem da família Bridgerton e na relação dele com Penelope Featherington (Nicola Coughlan), algo que o espectador pôde acompanhar o início na primeira temporada da série.

Seguindo a saga tem Para Sir Phillip: Com amor, de 2003, que acompanha Eloise (Claudia Jessie), uma personagem bastante atípica para a monarquia inglesa. Nas páginas do livro, a história de uma troca de correspondência de Eloise com Sir Phillip, que deseja encontrar uma nova esposa para ajudá-lo a criar os filhos.

Crédito: Editora Arqueiro/Divulgação

Já o sexto livro, O conde enfeitiçado (2004), tem protagonismo de Francesca (Ruby Stokes), prima criada como irmã dos Bridgertons, e mostra um triângulo amoroso envolvendo a personagem e os irmãos Stirling.

Em Um beijo inesquecível, de 2005, como a narrativa já perpassou por anos, é a vez de Hyacinth (Florence Hunt) ter uma história de amor retratada. Na quarta temporada de vida social, a Bridgerton continua em busca de um pretendente, quando se encanta com Gareth St. Clair, neto de Lady Danbury (Adjoa Andoh).

Crédito: Editora Arqueiro/Divulgação

O último da saga é A caminho do altar, de 2006, sobre o caçula Gregory (Will Tilston) que também está atrás de uma boa pretendente e viverá desafios para encontrar uma.

Sete anos após a última publicação, Julie voltou a escrever como Julian Quinn e lançou E viveram feliz para sempre, obra em que responde as perguntas dos leitores sobre os acontecimentos depois de cada um dos livros. O material é composto por oito epílogos sobre os personagens principais de cada história da saga e ainda tem um conto focado em Violet (Ruth Gemmell), a matriarca dos Bridgerton.