senhora2

Senhora do destino e Nazaré Tedesco desembarcam no Viva

Publicado em Novela

Sucesso de Aguinaldo Silva, Senhora do destino será exibida no Viva, na faixa das 23h. É a volta da icônica Nazaré Tedesco

A novela Senhora do destino está de volta! O folhetim de Aguinaldo Silva que inseriu a Nazaré Tedesco de Renata Sorrah no rol das grandes vilãs da televisão brasileira estreia no canal Viva nesta segunda-feira (13/3), às 23h. Aos domingos, a partir das 19h, tem maratona com os capítulos da semana.

Senhora do destino estreou em 2004 sob a direção de Wolf Maya e foi apresentada duas vezes no Vale a pena ver de novo: 2009 e 2017. A novela também está na íntegra no Globoplay.

A ação de Senhora do destino gira em torno da busca de Maria do Carmo (Susana Vieira, com um sotaque nordestino muito criticado à época) por Lindalva, filha recém-nascida que lhe é roubada assim que ela chega ao Rio de Janeiro tendo deixado Pernambuco para trás. Nessa primeira fase, Maria do Carmo é vivida por Carolina Dieckman, atriz que volta na segunda fase como Lindalva, rebatizada de Isabel por Nazaré Tedesco (Renata Sorrah, num grande momento da carreira).

O tempo passa, Maria do Carmo vira uma bem sucedida empresária e faz questão de manter os quatro filhos debaixo da saia dela. Reginaldo (Eduardo Moscovis) é um político corrupto, motivo de desgosto de Maria do Carmo, viúvo de Leila (Maria Luísa Mendonça) e casado com Viviane (Letícia Spiller). Leandro (Leonardo Vieira), contador e braço direito do bicheiro Giovanni Improta (José Wilker), apaixonado por Maria do Carmo. Viriato (Marcello Antony) é maitre e sonha em ter o próprio restaurante. E Plínio (Dado Dolabella) é um mulherengo que não quer saber muito da vida dura.

O segredo de Nazaré Tedesco começa a ser descoberto e a vilã vai mostrar que é capaz de tudo para que o crime não venha à tona. Primeiro, é o marido dela, José Carlos (Tarcísio Meira, em participação especial) quem descobre tudo e é assassinado. A filha dele, Cláudia (Leandra Leal), investiga o passado da madrasta e acaba descobrindo tudo.

Em meio a tudo isso, Nazaré vai afastando as desconfianças e a cada maldade ou falcatrua, Renata Sorrah brilhava ainda mais e se tornava a verdadeira senhora da novela.

Senhora do destino ainda trouxe de uma forma delicada e sensível o mal de Mal de Alzheimer por meio do casal de barões Pedro (Raul Cortez) e Laura (Glória Menezes). Ela começa a apresentar sinais da doença em cenas emocionantes. A relação deles com o amigo e mordomo Alfred (Ítalo Rossi) e com a neta, Maria Eduarda (Débora Falabella), também rendeu boas cenas.

Senhora do destino fez enorme sucesso até mesmo nas reprises. De quebra, é uma oportunidade para rever a veia ácida e deliciosa de quando Aguinaldo Silva vivia boa fase. Aliás, talvez essa tenha sido a última das grandes obras do autor que depois desse sucesso escreveu Duas caras (2007), Fina estampa (2011), Império (2014) e a bomba Sétimo guardião (2018).