roberto

Roberto Birindelli vive um homem de fé na telinha

Publicado em Novela

Ator Roberto Birindelli vem se especializando em personagens épicos, como Samuel de Reis e Solano Lopez de Nos tempos do imperador

O ator Roberto Birindelli é múltiplo. Na telinha saiu do Brasil imperial como Solano Lopez de Nos tempos do imperador para a série bíblica Reis, na qual interpreta Samuel. Nos cinemas, atua em coproduções entre vários países latino-americanos e, muitas vezes, em espanhol, idioma-natal desse ator nascido no Uruguai. Em entrevista, Roberto fala sobre Reis, sobre a estreia de Nos tempos do imperador em Portugal e sobre cinema. Confira!

Como você define Samuel, seu personagem em Reis?
Samuel vive em um tempo muito diferente, em que a sociedade se estabelecia em regras que hoje não seriam praticáveis. São tempos do pensamento mítico-mágico e não técnico-científico; de tribos e guerras constantes. Samuel é construído em alguns eixos, cada um com um tempo, um peso metafísico e uma dinâmica: o profeta, o cidadão de Israel, o pai de família, e o principal, um homem de Deus. Na série, Samuel vai ter grandes frustrações como profeta, como pai de família e vai viver o fim de uma era em Israel. O único refúgio dele vai ser a fé inabalável.

Seu personagem anterior também foi de época, o Solano Lopez, de Nos tempos do imperador? O processo de composição deles é parecido por serem dois personagens não contemporâneos?
Tem mais de 2000 anos entre Samuel e Solano! Eu parto sempre do que dói, das dúvidas, dores e delícias de cada momento, situação e curva dramática. Mas cada um deles tem um ritmo, uma relação com o ambiente e com os outros. Para Solano, em relação à preparação, fiz treino de montaria e tive treino de armas. Pratiquei esgrima vários anos, então, esta parte não foi complicada. Para Samuel, teve um outro tipo de desafio. As batas e sandálias dão um caminhar específico e uma movimentação peculiar. Tenho hábito de usar cabelo curto e agora precisei colocar mega hair para compor o personagem. A mãe de Samuel não corta seu cabelo como símbolo da promessa que fez a Deus, portanto tive que me habituar a usar cabelo na cintura.

Tem saudades de fazer uma novela contemporânea? O ator deve ficar menos tempo na caracterização, não?
De fato. Eu quase não uso maquiagem, então fica bem mais simples. Mas são desafios diferentes e eu curto os dois.

Nos tempos do imperador está passando em Portugal. Qual a sua expectativa para ver a reação dos portugueses a essa novela? Tem tido algum retorno quanto a isso?
Recebi algumas mensagens de Lisboa e eles estão super acompanhando. Provavelmente o olhar poderá ser mais distante ou talvez um pouco mais neutro

Você estará no filme A teoria dos vidros quebrados. O que pode adiantar sobre esse projeto?
A teoria dos vidros quebrados, longa de Diego Fernández, foi filmado no Uruguai, pouco antes da pandemia, em janeiro de 2021. Combina os gêneros comédia e policial e foi meu primeiro longa no Uruguai. Aproveitei para ver amigos de infância, visitar minha antiga casa e a escola onde estudava. Revisitei espaços importantes na memória. Foi duro, forte, mas muito legal. O elenco é formado por uma combinação de talentos de diversos países da América Latina. Tem a atriz brasileira Lourdes Kauffmann, o argentino Martín Slipak, os uruguaios César Troncoso e Verónica Perrota.