Roberto Birindelli lembra a estreia no horário nobre, com o Josué de Império

Compartilhe

Roberto Birindelli volta como o Josué, de Império, enquanto se prepara para viver Solano Lopes na próxima novela das 18h

O primeiro personagem em horário nobre o ator nunca esquece. Pelo menos é assim para Roberto Birindelli, que tem a oportunidade de reviver esse momento especial com a reprise de Império. Na novela de Aguinaldo Silva, ele é Josué, braço direito e amigo do protagonista Comendador José Alfredo (Alexandre Nero).

“O Josué foi meu primeiro personagem numa novela das 21h. Dá uma abrangência maior. Apesar de, na época, eu já ter feito uns 25 filmes, o grande público não conhecia o trabalho que eu vinha desenvolvendo”, lembra Roberto, em entrevista ao Correio. “Uma novela normalmente se centra em cinco ou seis núcleos. No caso de Império, havia dois núcleos centrais: O Comendador (Alexandre Nero) e Maria Marta (Lilia Cabral), que concentravam a maioria das cenas. Então a gente gravava muito”, completa.

Uma coisa que chamou a atenção de Roberto foi a identificação que o público masculino tinha com Josué: “Muitos homens vinham me parabenizar pela atuação e pela relação de amizade e fidelidade entre Josué e o Comendador. Homens que podiam estufar o peito e dizer sem vergonha que assistiam à novela.”

Além de Império, Roberto esteve, este ano, em outras duas reprises: Apocalipse, na Record, na qual vive Guido; e a primeira fase de A vida da gente, na Globo, como Hernan. “Fico olhando as cenas e apontando o que poderia ter melhorado. Adoro rever os amigos e colegas de cena”, conta o ator.

Se o passado faz com o que o público e Roberto lembrem de personagens que marcaram a carreira dele, um dos olhos do ator está no futuro. Ele chegou a começar a gravar Nos tempos do imperador (próxima novela das 18h inédita da Globo), mas o trabalho foi interrompido por conta da pandemia da covid-19. Na trama de Thereza Falcão e Alessandro Marson, ele será Solano Lopes.

“Filho do então presidente do Paraguai, o general Solano Lopes entrará em conflito com D. Pedro II (Selton Mello), o que desencadeará a Guerra do Paraguai. Solano aparece no primeiro capítulo, em que os conflitos são apresentados, e depois entra efetivamente a partir do capítulo 75. A primeira parte da novela é centrada no período escravagista, depois a história vai focar na Guerra do Paraguai e haverá batalhas. Fiz vários longas de época, mas nunca tinha feito uma novela com essa temática”, adianta Roberto.

Mas, por enquanto, a batalha mesmo é para voltar às gravações com segurança. “As cenas do primeiro capítulo já estavam gravadas e, em abril, estava planejado eu voltar às gravações. Acho que vai ficar para maio. Vi que estão tomando todos os cuidados possíveis em relação à covid-19. A última cena que gravei foi em dezembro de 2019, e a seguinte será em maio de 2021”, conta o ator, chamando a atenção para o inusitado da situação.

Vinícius Nader

Boas histórias são a paixão de qualquer jornalista. As bem desenvolvidas conquistam, seja em novelas, seja na vida real. Os programas de auditório também são um fraco. Tem uma queda por Malhação, adorou Por amor e sabe quem matou Odete Roitman.

Posts recentes

Com Grazi Massafera, Dona Beja estreia em fevereiro na HBO Max

Plataforma de streaming marca data para disponibilizar a nova novela original, que traz Grazi Massafera…

2 semanas atrás

Marina Rigueira celebra destaque de personagem em “Dona de mim”

Ela vive a advogada Vivian, que ganha profundidade na relação com a família Boaz na…

4 semanas atrás

Arthur Monteiro celebra realização de sonho com “Arcanjo renegado”

O ator Arthur Monteiro, 41 anos, estreia no Globoplay na quarta temporada da série de…

4 semanas atrás

Após cangaço, Romeu Benedicto mergulha na máfia dos jogos

Em Os donos do jogo, da Netflix, ator vive o deputado Mandele Neto, autor do projeto…

4 semanas atrás

Análise: Avenida Brasil 2 — como seria a nova história?

Em meio às especulações sobre a continuação do sucesso escrito por João Emanuel Carneiro em…

4 semanas atrás

Análise: Um novo e necessário olhar para o coração do Brasil

Tevê e streaming se voltam para o Brasil central, entendendo que há muito mais por…

4 semanas atrás