Alberto Pereira Foto: Rony Hernandes/Divulgação. Alberto Pereira Jr., apresentador do Trace Trends

Programa Trace trends une as periferias

Publicado em Programas

Em entrevista ao Próximo Capítulo, Alberto Pereira Jr. fala sobre o Trace trends e a importância da diversidade, da representatividade e de novas narrativas

Por Pedro Ibarra*

Mostrar uma outra visão de mundo. Esse é o principal foco do programa Trace trends, da plataforma Globoplay. Inicialmente roteirista, que posteriormente se tornou apresentador, Alberto Pereira Jr. contou ao Correio um pouco sobre os bastidores da atração, que busca mostrar um olhar mais diverso e plural do mundo que o brasileiro vê ao redor.

“O Trace trends é um show de variedades que conecta periferias de todo o Brasil, com o melhor da cultura afro-urbana”, explica Alberto Pereira Jr.. O programa apresenta temas sobre música, esporte, tendência, empregabilidade sob o ponto de vista das pessoas que fazem parte da equipe.

“Costumo dizer que o Trace trends é uma revista de empoderamento social. E por que empoderamento social? Porque a parte da apresentação, da criação e da equipe que forma esse programa é uma equipe diversa, majoritariamente preta, com bastante mulheres e pessoas LGBTQIA+”, complementa o apresentador, que divide a atração com Ad Júnior, Xan Ravelli, Magá Moura, João Luiz Pedrosa e Babu Santana.

“Falar sobre o ponto de vista de pessoas que comumente não são exibidas na tevê para além do racismo, porque aparecemos na televisão para falar sobre dores, sobre violências e não sobre as nossas potências”, destrincha Alberto. “A gente começa pela música, conectando, mas, a partir da música, a gente vai trazendo outras narrativas, porque somos plurais, nós sonhamos, queremos transformar, criar e contribuir para um país melhor e para um mundo melhor.”

Segundo o apresentador, o programa visa apresentar a um público maior o que sempre existiu, mas nunca teve espaço. “Tendência não é só olhar o novo e, sim, olhar o passado. O novo só acontece a partir de uma fusão do passado e do presente. O futuro não é uma coisa exógena que acontece ali fora”, analisa Pereira Jr.

“A gente constrói narrativas aqui para tentar transformar o futuro e, ao mesmo tempo, a gente está reapresentando ou reolhando conceitos, pessoas, histórias que, ou são invisibilizadas, ou visibilizadas sempre da mesma maneira”, explana. “Não é de preto para preto. É de preto para todo mundo, mas é o nosso olhar”, completa.

Há quatro temporadas no ar, o Trace Trends tem se consolidado como um programa diferente, que tem a intenção de mudar a forma como se apresenta a diversidade na televisão brasileira. “Eu nunca faria parte de um projeto que não buscasse mudança, com propósito de equalizar e fazer desse mundo um lugar melhor para todos. Isso faz parte do que eu sou”, afirma Alberto.

Atualmente, o Trace trends está disponível no Globoplay e com programas semanais, às sextas, no Multishow. Alberto Pereira Jr. só agradece por chegar tão longe com um trabalho tão importante: “Ter esse espaço de poder estar na casa das pessoas, no celular das pessoas, no streaming, a qualquer hora, é um sonho que eu nunca sonhei”, comenta o apresentador. “A gente chegou mais longe do que eu podia imaginar.”

*Estagiário sob a supervisão de Sibele Negromonte