manhas de setembro

Séries brasileiras para você assistir no feriadão

Publicado em Séries

A produção nacional está cada vez maior e melhor. Vale a pena maratonar séries como Aruanas e Manhãs de setembro

Pesquisa divulgada recentemente indica que um dos hábitos de consumo do brasileiro em feriados é maratonar séries. Aproveitando que nesta semana, terça é feriado pelo Dia da Independência e, para alguns, ponto facultativo, segunda-feira (6/9), o Próximo Capítulo relembra séries nacionais que podem ser maratonadas sem susto. Tem muita coisa boa e nossa por aí!

Na própria Netflix, a realidade invade a tela em duas produções documentais: Elize Matsunaga: Era uma vez um crime e João de Deus — cura e crime. Em comum, além de explorar crimes conhecidos, as séries se apoiam em boas entrevistas que levantam novas hipóteses. No caso de Era uma vez um crime, a ré confessa Elize Matsunaga fala pela primeira vez sobre o crime.

O Amazon Prime Video tem no catálogo uma das surpresas da temporada: Manhãs de setembro. A história, de maneira corajosa e pungente, acompanha a chegada de um filho na vida da cantora trans Cassandra, interpretada com força e delicadeza por Liniker. Dom, com Gabriel Leone, é um bom título também.

Mais leve, apesar do nome, é a comédia Hard, estrelada por Natália Lage. A série, disponível na HBO Max, tem duas temporadas que passam rapidinho enquanto você se diverte com a protagonista Sofia. A viúva herda uma produtora de vídeos pornôs. Detalhe: ela não fazia ideia de que era esse o ramo do marido e agora terá que entrar em um mundo realmente novo.

Com catálogo predominantemente em português, o Globoplay vai na contramão da concorrência nesse sentido. Aproveitando que hoje é o Dia da Amazônia, uma pedida pode ser relembrar a ótima Aruanas, cuja segunda temporada deve estrear ainda este ano. Na trama, Natalie (Débora Falabella), Luiza (Leandra Leal) e Verônica (Taís Araújo) comandam a ONG ambiental Aruanas para conter crimes ambientais. Com boas atuações do trio e do vilão José Carlos Vasconcellos, a série promete emocionar e fazer refletir.