Com o corrido e sombrio fim de Amor de mãe e a pandemia ainda assolando o país, a Globo emplaca mais uma reprise no horário nobre. E mais uma escolha no mínimo polêmica. Império, escrita por Aguinaldo Silva em 2014, volta nesta segunda-feira (12/4).
Para alguns, Império é a vencedora do Emmy; para outros é a novela em que o autor fez troça com o telespectador ao transformar Drica de Moraes em Marjorie Estiano com uma plástica. Império é totalmente irregular e, por isso, divide opiniões, do jeito que Aguinaldo diz gostar.
A trama gira em torno da sede por poder de José Alfredo de Medeiros (Alexandre Nero), o Comendador. Ex-marido de Maria Marta (Lília Cabral) e namorado de Maria Ísis (Marina Ruy Barbosa), José Alfredo é capaz de tudo para manter a fortuna da família sob o controle dele.
Com tantos altos e baixos, Império tem praticamente uma unanimidade que, aposto, está prestes a ser cancelada. É a bela primeira fase, em que José Alfredo é vivido pelo então estreante Chay Suede. O problema não está em Chay e nem no capricho que marca as primeiras fases, mas em Regina Duarte. A atriz ressurge na tela da Globo ー muito bem em cena, por sinal ー como a empresária portuguesa Maria Joaquina, que apresenta o mundo das joias e dos negócios escusos ao jovem José Alfredo. Como será que o Brasil reagirá diante de um ex-amor? Isso, sim, daria uma novela digna de Emmy. Fica a dica para Aguinaldo voltar à Globo.
José Alfredo de Medeiros (Chay Suede/Alexandre Nero) – Dono de uma rede de joalherias internacional, a Império. O Comendador, como é chamado, tem quatro filhos: José Pedro (Caio Blat), Maria Clara (Andreia Horta), João Lucas (Daniel Rocha) e Cristina (Leandra Leal). É casado com Maria Marta (Lilia Cabral) e tem uma amante, a jovem Maria Ísis (Marina Ruy Barbosa).
Maria Isis (Marina Ruy Barbosa) – É filha de Magnólia (Zezé Polessa) e Severo (Tato Gabus Mendes), e irmã de Robertão (Rômulo Neto). É pobre e amante de José Alfredo.
Maria Marta Medeiros de Mendonça e Albuquerque (Adriana Birolli/Lilia Cabral) – É de uma família aristocrata, mas está falida quando conhece José Alfredo, na Suíça. Os dois se casam e têm três filhos. O casamento de Maria Marta e José Alfredo termina e os dois ficam juntos por conveniência.
Xana Summer (Ailton Graça) – Xana é dono de um salão de beleza em Santa Teresa. O nome verdadeiro dele é Adalberto Silva.
Téo Pereira (Paulo Betti) – Badalado colunista social.Tem um blog e publica diversos escândalos. A jornalista Érika (Letícia Birkheuer) é assistente dele. Termina a novela com a biografia do Comendador lançada nas livrarias.
Cora (Marjorie Estiano/Drica Moraes) – Inferniza a vida da irmã Eliane (Vanessa Giácomo/Malu Galli), dos sobrinhos e do Comendador, por quem permanece apaixonada até o fim da vida.
José Pedro (Caio Blat) – Filho mais velho e preferido da mãe, Maria Marta. Casado com Danielle (Maria Ribeiro), tem uma enteada chamada Bruna (Kiria Malheiros). Revela o verdadeiro caráter depois de ter certeza de que o Comendador escolheu a irmã do meio para assumir o comando da Império.
Maria Clara (Andreia Horta) – Renomada designer de joias. É noiva de Enrico (Joaquim Lopes), dono de um dos restaurantes mais badalados do Rio de Janeiro, por quem é abandonada no dia do casamento.
João Lucas (Daniel Rocha de Azevedo) – Filho caçula de Maria Marta e José Alfredo. É rebelde e apronta ao lado da amiga Eduarda (Josie Pessoa), que vira esposa dele.
Domingos Salvador (Paulo Vilhena) – Esquizofrênico. Cumpre pena no mesmo presídio que Orville (Paulo Rocha). Artista plástico talentoso, depois de explorado ganha reconhecimento e vai expor na França.
Evaldo (Thiago Martins) – Irmão de José Alfredo e marido de Eliane (Vanessa Giácomo). Homem simples, trabalhador e sério. Personagem apenas da primeira fase.
Sebastião Feliciano (Reginaldo Faria) – O aventureiro que resgata José Alfredo do desespero na juventude. Personagem apenas da primeira fase.
Maria Joaquina (Regina Duarte) – Portuguesa, mas mora na Suíça, onde comanda uma empresa especializada na compra de diamantes. Personagem apenas da primeira fase.
Eliane (Vanessa Giácomo/Malu Galli) – Casada com Evaldo, vive uma história de amor com o irmão dele, José Alfredo, que veio tentava a vida no Rio e foi morar com o casal. Cristina (Leandra Leal) é fruto da relação com o futuro Comendador. Ela se torna camelô e morre de uma grave doença.
Cristina (Leandra Leal) – Filha de Eliane e José Alfredo. Descobre que é filha do Comendador após a morte da mãe. Torna-se o braço direito de José Alfredo na Império.
Josué (Alejandro Claveaux/Roberto Birindelli) – Homem de confiança do Comendador José Alfredo.
Cláudio Bolgari (José Mayer) – Cerimonialista famoso. É casado com a ex-miss Brasil Beatriz (Suzy Rêgo), com quem tem dois filhos. Esconde um segredo. É homossexual e tem um caso com Leonardo (Klebber Toledo).
Beatriz Bolgari (Suzy Rêgo) – Esposa do cerimonialista Cláudio e mãe de Enrico (Joaquim Lopes) e Bianca (Juliana Boller). Foi Miss Brasil aos 18 anos. Conhece o segredo do marido.
Enrico Bolgari (Joaquim Lopes) – É dono de um restaurante renomado na cidade e é noivo de Maria Clara.
Bianca Bolgari (Juliana Boller) – Estudiosa e aplicada, tem uma paixão disfarçada por João Lucas.
Leonardo de Sousa (Klebber Toledo) – Quer ser ator. É amante de Cláudio.
Silviano (Othon Bastos) – Ex-marido de Maria Marta . Chefe do plano contra José Alfredo.
Maurílio (Carmo Dalla Vecchia) – O nome verdadeiro dele é Renato Silviano Júnior. Filho do ex-mordomo e primeiro marido de Maria Marta, Silviano. É cúmplice nos planos de José Pedro contra José Alfredo.
Magnólia (Zezé Polessa) – Interesseira e aproveitadora. As maquinações delas, todas destinadas a explorar a filha, Maria Ísis (Marina Ruy Barbosa), são absurdas.
Severo (Tato Gabus Mendes) – Pai de Maria Ísis. Menos inteligente que a mulher, Magnólia, é cúmplice nas armações dela. Termina a novela com o mal de Alzheimer.
Robertão (Rômulo Neto) – Irmão de Maria Ísis. O que tem de bonito, tem de preguiçoso. Vira modelo no final.
Amanda (Adriana Birolli) – É sobrinha de Maria Marta. Do relacionamento com o primo José Alfredo, nasce um filho. É sócia de Leonardo no food truck em Santa Teresa.
Danielle (Maria Ribeiro) – É casada com José Pedro. É mãe de Bruna (Kiria Malheiros).
Vicente Ferreira da Silva (Rafael Cardoso) – Chef do renomado restaurante de Enrico. Veio de Pernambuco para tentar a vida no Rio de Janeiro. É apaixonado por Cristina.
Fernando (Erom Cordeiro) – Advogado, namorado de Cristina. Mora em Santa Teresa como ela.
Manoel (Jackson Antunes) – Dono do bar que o Comendador frequenta.
Juliane Matos, a Juju (Cris Vianna) – Ex-passista de escola de samba. Tem um relacionamento com um pintor que falsifica obras de arte, mas se separa dele.
Orville Neto (Paulo Rocha) – Pintor de grande prestígio, secretamente um falsário talentoso. Marido de Juliane.
Xênia (Elaine Mickely) – Inimiga de Juju. Após cometer maldades para recuperar o posto de rainha de bateria da União de Santa Teresa, é expulsa da escola de samba.
Carmen Godinho (Ana Carolina Dias) – Advogada “porta de cadeia”. Rival de Juliane Matos e amante de Orville por algum tempo.
Elivaldo (Rafael Losso) – Irmão de Cristina. Na adolescência, engravidou Tuane (Nanda Costa).
Tuane (Nanda Costa) – Engravidou aos 16 anos. Quando teve o bebê, tratou de entregá-lo ao pai Elivaldo e sumiu. Volta 10 anos depois, querendo a guarda da criança.
Reginaldo (Flávio Galvão) – Casado com Tuane, Reginaldo não diz quase nada, a não ser que “é homem de falar pouco”.
Victor (Adriano Alves) – Filho de Tuane.
Jurema (Elizangela) – A primeira mulher de Reginaldo aparece quando Tuane consegue a guarda do filho e está preparando uma grande festa.
Jairo (Júlio Machado) – Filho de Jurema e Reginaldo. É quem financia a viagem da mãe e do irmão em busca do marido e pai foragido.
Ismael (Jonas Torres) – Marido de Lorraine. Ela separa-se dele para ficar com o dinheiro do Bolsa-Família.
Lorraine (Dani Barros) – Mulher de Ismael.
Eduarda, a Du (Josie Pessoa) – Amiga de João Lucas. Casa-se com ele e tem filhos gêmeos.
Naná (Viviane Araújo) – Assistente de Xana Summer no salão de cabeleireiros.
Érika (Letícia Birkheuer) – Jornalista assistente de Téo Pereira (Paulo Betti).
Seu Antoninho (Roberto Bomfim) – Presidente da escola de samba Unidos de Santa Teresa.
Arnoldão (Raphael Viana) – Apaixonado por Juju, torna-se namorado dela.
Otoniel (Ravel Andrade) – Filho mais extrovertido de Jurema e Reginaldo. Fala sobre tudo, menos sobre a profissão do irmão misterioso.
Júnior (Nicollas Paixão) – Filho de Juliane e Orville, tem um sonho na vida: quer ser compositor de escola de samba.
* Fonte: Memória Globo
Ao Próximo Capítulo, os responsáveis pela série falam sobre o fato de ter se tornado…
Emissora apresentou os principais nomes do remake da obra icônica de 1988 que será lançada…
Ao Próximo Capítulo, a drag queen carioca fala sobre o sentimento de representar o Brasil…
Como nascem os heróis tem previsão de estreia no primeiro semestre de 2025, na TV…
Sam Mendes, Daniel Brühl, Jessica Heynes, Armando Ianoucci e Jon Brown comentam sobre a nova…
Volta Priscila estreou na última quarta-feira (25/9) e mostra um novo ponto de vista sobre…