Lima Duarte como Sassá Mutema em O salvador da pátria
Salvador_sassa Lima Duarte como Sassá Mutema Lima Duarte como Sassá Mutema em O salvador da pátria

Sassá Mutema e O salvador da pátria chegam ao Viva nesta segunda-feira

Publicado em Novela

Lima Duarte dá vida a icônico personagem em O salvador da pátria. Relembre os principais personagens da novela de Lauro César Muniz

Vez ou outra um personagem se destaca tanto que toma conta da novela. Assim, o folhetim até muda de nome popularmente para a novela de tal personagem. Foi assim com O salvador da pátria, que, em 1989, era a novela de Sassá Mutema.

O personagem vivido por Lima Duarte entrou para a galeria dos mais populares mocinhos das novelas brasileiras. A trama chega ao Viva nesta segunda-feira (12/4), às 14h15, faixa anteriormente ocupada por Sassaricando.

Na trama de Lauro César Muniz, o bóia-fria Sassá Mutema é vítima de um plano do deputado Severo Toledo Blanco (Francisco Cuoco), que arma para ele o casamento com Marlene (Tássia Camargo), amante do político. O fato chama a atenção do radialista sensacionalista Juca Pirama (Luís Gustavo) – o do bordão “meninos, eu vi!”. Quando Marlene e Juca são encontrados mortos, Sassá é acusado do crime e chega a ser preso.

Com a ajuda da professora Clotilde (Maitê Proença), Sassá tem a inocência provada e vira um líder popular que logo chama a atenção de políticos locais. Eles convencem Sassá a entrar para a política e o elegem prefeito. Mas Sassá rompe com todos em nome da ética e de não entrar nos jogos sujos da politicagem e segue a carreira de maneira independente. Vale lembrar que a novela foi exibida em 1989 (ano da primeira eleição presidencial direta após a ditadura no país) e que a Globo foi acusada de estar beneficiando o candidato Luís Inácio Lula da Silva com a trama de Sassá.

Além de Lima Duarte e Francisco Cuoco, O salvador da pátria traz no elenco nomes fortes como Susana Vieira, Betty Faria e José Wilker, entre outros.

Relembre os principais personagens de O salvador da pátria

Este slideshow necessita de JavaScript.

Sassá Mutema (Lima Duarte) – Mineiro do sertão, que abandona a sua terra tardiamente, depois de enterrar a mãe. Simplório, analfabeto, sabe apenas assinar o nome. Muito pobre, chega a Tangará meio ao acaso, tomando ônibus e pegando carona. Um incidente transforma a vida dele, fazendo aflorar a personalidade interessante, a inteligência bruta, que aos poucos vai chegando ao entendimento do mundo que o cerca, da malícia e da maldade dos homens. Um personagem que evolui do início ao final da história, surpreendendo sempre pela sua anacrônica pureza e pela sabedoria instintiva.

Clotilde Ribeiro (Maitê Proença) — Professora universitária, cuja tese que está desenvolvendo a leva a Tangará. Em contato com os bóias-frias, ensina-os a ler, enquanto colhe dados para o seu trabalho sobre o processo de dedução lógica num adulto alfabetizado. Desperta a paixão de Sassá Mutema, e passa a sentir um imenso orgulho dele.

Severo Toledo Blanco (Francisco Cuoco) — Filho de espanhóis, herda a fazenda do pai, desenvolvendo-a com grande capacidade administrativa e ampla visão do futuro. Ambicioso, sagaz, inteligente, sensível, faz uma carreira política na região, inicialmente como prefeito de Tangará, deputado estadual pela região e deputado federal constituinte. Conservador, sem ser retrógrado, tenta manter uma forte ascendência sobre os filhos, Rafaela (Narjara Turetta) e Sérgio (Maurício Mattar), que não o gratificam. O casamento com Gilda (Susana Vieira) é formal e frio, mas educadamente mantido pelas partes. Extravasa a sua forte sensualidade fora de casa, já que não é correspondido pela mulher.

Gilda Pompeu de Toledo Blanco (Susana Vieira) — Mulher de Severo, muito bonita, inteligente, culta e estranhamente fria. Parece voltada apenas para si, para seu mundo pessoal, ignorando o universo do marido e dos filhos. Tudo parece estar bem para ela, desde que não seja molestada. Há nessa mulher alguma força a ser despertada, trazendo-a mais para a realidade cotidiana, fazendo aflorar o seu prazer, a vida sexual.

Marlene Machado (Tássia Camargo) — Baiana linda, muito sensual. Viva, vibrante, uma força da natureza. É amante de Severo, mas vê-se obrigada a se ligar a Sassá, de quem vira grande amiga. Participa somente dos primeiros capítulos, pois o seu desaparecimento é o detonador de toda a trama.

Rafaela Toledo Blanco (Narjara Turetta) — Ao contrário da mãe, Gilda, com quem tem uma relação de contestação, é extremamente sensual. A libido dela está à flor da pele. Tem um amor profundo pelo pai – é quase uma Electra.

Sérgio Toledo Blanco (Maurício Mattar) — Apático, dominado pelo poder do pai. Não tem grandes ambições, e é impulsionado pela família a concorrer ao posto de prefeito.

Silvia Toledo Blanco (Alexandra Marzo) — Casada com Sérgio, tenta impulsioná-lo para que assuma o seu papel político na cidade.

Marina Campos Sintra (Betty Faria) — Linda, viva, inteligente, de sensualidade contida, mas vazando em cada gesto, em cada olhar. Tem origem humilde e misteriosa. Casou-se aos 17 anos com Raul Sintra, um homem extremamente inteligente e bom, muito mais velho do que ela. Com a morte dele pelas forças da repressão, ela assume a fazenda Centenário e recolhe-se a uma vida recatada. Adquire capacidade de liderança e coloca-se à frente dos negócios do marido, surpreendendo como empresária. Coerente com o passado de Raul, sem deixar-se extremar por suas ideias, é uma líder natural das forças progressistas da cidade de Tangará e da região de Ouro Verde. Mãe de Camila (Mayara Magri) e Alice (Suzy Rêgo).

João Matos (José Wilker) — Irmão de Juca Pirama (Luis Gustavo). Comandante da aviação comercial, fez carreira por méritos próprios, e espera uma promoção. Quando a história começa, faz as linhas da América do Sul, aguardando uma oportunidade de ascensão. Casado, ama a esposa, Angela (Lucinha Lins), e a filha, Regina (Natália Lage). Mantém um relacionamento estranho com o irmão, respeitando-o por ser mais velho e satisfazendo-o sempre que possível. Mas se torna vítima de José, e tem sua vida destruída. Seu objetivo é reconstruir o seu mundo.

José Matos, o Juca Pirama (Luís Gustavo) — É maquiavélico, envolvente, extremamente inteligente e muito ambicioso. Tem um objetivo de ascensão social rápida na cidade e na região. Radialista, faz uso do microfone para se projetar popularmente. Ultramoralista, ultradireitista, muitas vezes violento, acusa os poderosos da região, especialmente Severo Toledo Blanco. Na vida, porém, faz coisas que condena diariamente no rádio.

Angela Mendes Matos (Lucinha Lins) — Bonita, um tanto condicionada por uma educação religiosa muito rigorosa. Apaixonada pelo marido, João, não consegue vencer seu condicionamento quando ele é envolvido numa confusão: rompe o casamento, o que, mais tarde, a faz ter um profundo arrependimento.

Camila Sintra (Mayara Magri) — Filha de Marina. Antiga namorada de Sérgio, não se conformou quando ele a largou para casar com Sílvia. Desde então, começou a dar murros na vida e entrar em grandes conflitos com a mãe.

Alice Sintra (Suzy Rêgo) — Ao contrário da irmã, é alegre, brincalhona e leva a vida muito pouco a sério. Vive cercada de amigos.

Hermínio Souza Telles (Benjamin Cattan) — Banqueiro em Ouro Verde. Inteligente, rico, extremamente simpático. É aliado político de Severo, mas reage duramente quando descobre o relacionamento do amigo com sua neta, Bárbara (Lúcia Veríssimo).

Bárbara Souza Telles (Lúcia Veríssimo) — Muito bem nascida, bonita, extremamente sensual. Determinada, sabe o que quer. Estudou na Europa e tem atração pela aventura. Seu status lhe permite brincar um pouco com as pessoas. Sente-se muito atraída por Severo, apaixonando-se profundamente depois.

Paulo Silveira (Marcos Paulo) — Engenheiro, chega a Ouro Verde para construir uma fábrica para Marina. Bon vivant, sempre viveu com o dinheiro do pai. Quando este fica doente, é obrigado a assumir os negócios e seu primeiro trabalho é a fábrica de sucos. Passa a se relacionar com várias mulheres, entre elas Camila e Clotilde.

Mauro Brancatto (Cecil Thiré) — Médico, tem uma paixão por Marina que procura controlar, para não perder sua amizade. É seu par constante, amigo, confidente, orientador e companheiro. Como médico, tem um conflito de ordem ética ao descobrir que determinada droga faz aflorar em Marina uma mulher apaixonante, exuberante, que corresponde a todos os seus anseios. Ao descobrir a face inusitada da amiga, passa a explorar essa situação.

Cássio Marins (Thales Pan Chacon) — Jovem advogado brilhante, bonito e charmoso, chamado à cidade por Severo para defender Sassá. O que pensa ser um caso rotineiro, depois se transforma na ponta de um iceberg de injunções políticas, sociais e policiais. Tem um envolvimento com Rafaela.

Plínio Kohl (Antonio Grassi) — Delegado de polícia. Amigo de Marina, honesto, “caxias”. Um pouco sectário em suas determinações, fiel cumpridor dos deveres. Liga-se a Dinah (Aldine Muller), que tem um temperamento oposto ao dele. Ele é pragmático, duro, materialista. Ela é mística, voltada para a espiritualidade.

Eduardo Correia (Cláudio Cavalcanti) — Um homem envolvente e melífluo, trazido para Tangará para fazer chantagem contra Marina, explorando o que sabe sobre o seu passado. Por ela tem uma paixão antiga e recalcada.

Décio de Abreu (Nelson Dantas) — Pai de Régis (Eduardo Galvão), promotor público de Ouro Verde. Conservador, entra em choque com a visão progressista do filho. Aliado de Severo, embora esteja mais à direita.

Régis de Abreu (Eduardo Galvão) —Jovem jornalista, ama a profissão. Idealista, firme em suas convicções, acredita na verdade acima de tudo. Apaixona-se por Camila e passa a viver uma relação apoiada em muita mentira.

Dinah Amaral (Aldine Muller) — Secretária particular de Marina. Foi noviça, tendo deixado o hábito por dúvidas quanto à vocação. Competente para o trabalho, não está preparada para a vida emocional e afetiva.

Joaquim Xavier, o Quinzote (Mário Lago) — Considera-se um homem fracassado depois de longa vida. Teve um momento de glória em sua cidade: foi rico produtor de café. Atualmente não consegue administrar mais os negócios e, em determinado momento, é obrigado a vender a fazenda, vizinha à de Severo e à de Marina.

José da Silva, o Bodão (Lutero Luiz) — Homem simples do povo, melhor amigo de Sassá. Com o tempo se torna um Sancho Pança de Quinzote.

Sidney (Cláudio Curi) — Diretor do clube de Ouro Verde. Pombo-correio entre Severo e Bárbara.

Nilo Assunção (Flávio Migliaccio) — Homem simples, de origem humilde, presidente do Sindicato Rural.

Alberto Jardim (José Augusto Branco) — O padre Alberto, progressista, voltado para a causa dos mais humildes.

Tomaz Siqueira (Antonio Calloni) — Secretário e amigo de Juca Pirama.

Zenóbio Reis (Ivan Cândido) — Homem misterioso, amigo de Juca Pirama. Uma incógnita que só se revela nos últimos capítulos.

Manoel da Cunha ou Neco Carranca (Waldir Santana) — Homem da confiança de Severo.

Jaime (Walter Santos) — Assistente de Plínio na delegacia.

Marco Antônio (Luiz Maçãs) — Um sonhador, quer ser pintor na Europa.

Brás Vasconcelos (Hugo Gross) — Jovem estudante, filho de fazendeiro, apaixonado por Alice.

Noêmia (Norma Geraldy) — Empregada da casa de Quinzote. Ajuda-o em todos os momentos.

Padre Elísio (Brandão Filho) — O padre conservador da região.

*Fonte: Memória Globo