the head 2 Crédito: Jacques Mezger/Divulgação. The head

Por que dar uma chance a The head, série de suspense disponível no Globoplay

Publicado em Minissérie, Séries

Com Álvaro Morte, de La casa de papel, The head é thriller envolvente e ainda tem os méritos de ter um elenco multicultural

No início do mês, o Globoplay lançou no catálogo a minissérie The head: Mistério na Antártida, dos espanhóis David e Álex Pastor. A princípio a produção chamou atenção do público por conta de um nome conhecido no elenco: Álvaro Morte, o Professor do fenômeno La casa de papel. No entanto, a presença do ator é só mais um ponto a favor da trama.

A narrativa de The head se passa em três linhas temporais e tem o ponto de vista principal da jovem médica Maggie Mitchell (Katharine O’Donnelly) sobre os acontecimentos que envolvem a expedição enviada para a base de pesquisa internacional Polaris 6, localizada na Antártida. Ela é uma das sobreviventes do grupo que misteriosamente foi assassinado dentro da base.

Três semanas após a falta de comunicação com a equipe, o comandante Johan Berg (Alexandre Willaume) resolve ir até a Antártida para descobrir o que aconteceu. Quando chega lá, se depara com um cenário assustador. Praticamente todo o grupo está morto. Há duas pessoas desaparecidas, além de Maggie, a única sobrevivente encontrada por eles, que está confusa e sem memórias dos fatos.

Crédito: Jacques Mezger/Divulgação. The head tem Maggie como espécie de narradora dos fatos

Ao longo dos episódios, pressionada por Johan, Maggie vai contando, aos poucos, as lembranças que têm. Cabe ao comandante montar esse quebra-cabeça que envolve a presença de um assassino entre os integrantes da expedição.

Crítica de The head

História fechada em seis episódios, The head cumpre muito bem o papel de ser um thriller psicológico de sobrevivência. Tudo isso sem enrolação, mas com a fórmula conhecida do gênero: o vai e vêm da narrativa em apontar os suspeitos envolvidos no principal suspense da série. A cada episódio e às vezes até no mesmo episódio, a série vai dando motivos para o espectador apontar um culpado. Ou até mais de um.

The head consegue mergulhar em três linhas temporais diferentes sem causar confusão na audiência e ainda justificando muito bem a necessidade disso. Uma linha é o presente, outra linha é o passado que envolve o crime em si, a terceira se trata dos aspectos que levam a motivação.

O elenco é bastante interessante por ser multicultural. Mesmo que a série seja falada em inglês, tem diálogos em dinamarquês e até uma fala ou outra de Álvaro Morte, que interpreta o cozinheiro Rámon, em espanhol. Em quesito de atuação, o time está muito bem. Todos conseguem parecer ao mesmo tempo a atmosfera de que podem ser suspeitos e inocentes. Méritos de boas atuações, mas também de um bom roteiro.

A conclusão da série é muito bem armada, apesar de poder ser pescada antes mesmo do fim, já que ao longo da narrativa há pistas da verdadeira resolução e motivação dos crimes. O que em nada atrapalha o bom resultado final.