ELLEN POMPEO

Grey’s anatomy chega à 17ª temporada no Brasil; conheça outras séries longevas

Publicado em Séries

Séries campeãs no número de temporadas continuam em alta se reinventado e nos mantendo em frente à tela

Enquanto durarem, elas serão eternas. Apaixonados por séries sabem bem do que estamos falando. Algumas ficam no ar mais de 10 temporadas, seguindo-nos por diferentes fases da vida e também nos permitindo acompanhar a evolução de personagens — e até da sociedade — por meio dos episódios.

Na terça-feira desta semana, chega ao Brasil a 17ª temporada de Grey’s anatomy. Outros títulos, como Os Simpsons e Sobrenatural, também nos acompanham por mais de uma década. E tem os que fizeram bonito por muito tempo e ainda nos encantam como A grande família e Friends, cuja saída do catálogo da Netflix deixou gerações órfãs. Confira algumas séries longevas que, para nós, são eternas.

Entre pacientes e amores

A partir de terça-feira, às 21h, o Brasil passa (finalmente) a transmitir a esperada 17ª temporada de Grey’s anatomy, no Sony Channel. Os episódios, já vistos nos EUA, trazem um tanto da realidade à ficção, com a abordagem da pandemia da covid-19. Assim como aconteceu na brasileira Sob pressão, Grey’s anatomy mostrará o impacto do novo coronavírus na classe médica. A equipe do Memorial Grey Sloan enfrentará medos e desafios trazidos pela doença. Não ficarão de fora temas espinhosos, como novos protocolos, falta de equipamentos, sobrecarga de médicos e falta de leitos.

Mas é Grey’s anatomy. Então, dramas pessoais dos pacientes e, principalmente, dos médicos não ficarão de fora. Afinal, essa mistura é a tônica do sucesso da longeva série. O roteiro promete amores novos, antigos, recaídas e flashbacks.

O primeiro episódio da temporada volta a abril de 2020, quando o mundo ainda estava tateando sobre a covid-19. E quem passa pelo drama inicial é a protagonista Meredith Grey (Ellen Pompeo), que pega covid-19 e se vê diante do dilema de se recuperar ou cuidar dos pacientes.

Além disso, o Memorial Grey Sloan é um dos pontos de excelência para tratamento da doença. Mas, um paciente vítima de incêndio nas proximidades chega em estado grave, deixando os médicos num impasse de atendê-lo ou transferi-lo para outra unidade.

Família padrão americana

Se você esteve ligado no mundo pop nos últimos 30 anos, já pelo menos ouviu falar ou esbarrou com um dos personagens da ácida e divertida família de Os Simpsons, série que está na 32ª temporada e é exibida no canal Fox. Os patriarcas Homer e Marge e os jovens Bart, Lisa e Maggie representam o estilo de vida americano, com boa dose de crítica e piadas sempre politizadas.

Não raro, assuntos atuais, como a eleição de Donald Trump ou o desmatamento na Amazônia, permeiam episódios. Mas a maioria deles nos diverte trazendo o dia a dia da família, seja com a insatisfação de Homer no emprego, seja na persistência de Lisa em seguir uma carreira musical, seja nas crises juvenis de Bart.

O sobrenatural

Foram 15 temporadas — todas disponíveis no Amazon Prime — acompanhando os irmãos Sam (Jared Padalecki) e Dean Winchester (Jensen Ackles) numa saga de caça a fantasmas, monstros e outras criaturas sobrenaturais. Uma das séries mais duradouras da produtora CW, Supernatural teve o último episódio inédito exibido no Brasil em novembro de 2020. O desfecho polêmico dividiu os fãs, o que é bem comum nesse tipo de produção com várias temporadas.

O curioso é que Eric Kripke criou Supernatural para ser uma série com cinco temporadas, já prevendo no fim da quinta uma espécie de batalha final contra Lúcifer (Mark Pellegrino). Mas os fãs protestaram e mais um ano foi escrito, e mais outro… até que a marca de 15 temporadas fosse atingida. Vale ressaltar que nem todas criadas por Kripke.

Além dos irmãos Winchester, outros personagens, como o anjo Castiel (Misha Collins) e o arcanjo Jack (Alexander Calvert), foram marcantes em Supernatural. Isso sem falar em participações especiais da morte (Julian Richings) e de Caim (Timothy Omundson), filho de Adão e Eva.

Comoção

Algumas séries ficam tão fortes em nossa memória afetiva que parecem nunca ter chegado ao fim. Friends teve 10 temporadas, sendo a última de 2004. Mesmo assim, continua querida pelo público.

Prova disso é que internautas e assinantes fizeram vários protestos — de posts com textão a vídeos — lamentando quando Friends saiu do catálogo da Netflix, em 31 de dezembro de 2020. Agora, por enquanto, assistir a nossos amigos Rachel (Jennifer Aniston), Monica (Courteney Cox), Phoebe (Lisa Kudrow), Joey (Matt LeBlanc), Chandler (Matthew Perry) e Ross (David Schwimmer) somente na grade de programação da Warner Channel. Mas logo a série volta a aparecer pelo streaming.

Família muito unida

Representante brasileiro da lista, o seriado A grande família foi criado para ser um especial de fim de ano, depois ganhou uma temporada e acabou ficando 14 anos no ar. Foi um tempo que nos acostumamos com a rixa entre Lineu (Marco Nanini) e Agostinho (Pedro Cardoso), com as trapalhadas de Tuco (Lúcio Mauro Filho) e nos afeiçoamos a Bebel (Guta Stresser) e dona Nenê (Marieta Severo).

A cada semana, situações que pareciam saídas de nosso álbum de família nos divertiam. O elenco fixo ganhou reforço em algumas temporadas, casos de Andrea Beltrão e Evandro Mesquita, entre outros. A comédia A grande família é reexibida no Viva e pode ser maratonada no Globoplay.