Papai Noel é a figura mais emblemática das produções audiovisuais natalinas. No entanto, com o passar dos anos e as mudanças das referências, o bom velhinho foi dividindo espaço com a boa velhinha, a Mamãe Noel.
Mostrando que a presença feminina está se tornando tendência nas obras de Natal, o Próximo Capítulo separou três produções em que a Mamãe Noel é o destaque. Confira!
Noelle
Dirigido por Marc Lawrence (Amor à segunda vista e Miss simpatia), o longa-metragem traz a história da família Kringle. O clã é conhecido por gerações de Papai Noel. Com a morte do atual responsável pelo título a cinco meses do Natal, o cargo fica com Nick (Bill Hader), o único integrante da família sem qualquer predileção para o espírito natalino.
Às vésperas do Natal, Noelle (Anna Kendrick), irmã de Nick, diz para ele tirar um fim de semana de férias. O problema é que o novo Papai Noel vê o período como uma oportunidade de fugir da obrigação. Cabe, então, a Noelle salvar o Natal trazendo de volta o irmão. Para isso, segue rumo aos Estados Unidos. Ao longo do filme, a personagem percebe que quem tem o espírito do Papai Noel, na verdade, é ela. Se tornando a primeira Mamãe Noel.
O filme é de 2019, mas acabou sendo lançado este ano no streaming Disney+. Como as produções natalinas, Noelle tem humor, romance e aquela mensagem positiva do Natal.
Crônicas de Natal 2
Depois do elogiado filme de 2018, a Netflix lançou a sequência Crônicas de Natal 2. A história se passa dois anos após os acontecimentos do primeiro longa-metragem, quando Kate (Darby Camp) e Teddy Pierce (Judah Lewis) salvaram o Natal. De férias em Cancun, eles precisam se juntar ao Papai Noel (Kurt Russell) porque cerimônia está novamente ameaçada, agora, por um vilão misterioso que pretende destruir o Polo Norte.
Se no primeiro filme, o grande protagonista era o Papai Noel, na sequência uma das personagens que rouba a cena é a Mamãe Noel, interpretada por Goldie Hawn (O clube das desquitadas e A morte lhe cai bem). A boa velhinha é carismática e acaba tendo papel importante ao lado de Noel.
As duas sagas da franquia estão disponíveis no catálogo da Netflix.
Liga do Natal
Ambientada no Rio de Janeiro, a série brasileira Liga do Natal — Uma aventura no Rio une suspense e humor para contar a história de um grupo anti-Natal que quer provar que o bom velhinho não existe fazendo ameaças ao Polo Norte. Diante disso, Papai Noel (Beto Vandestee), Mamãe Noel (Verônica Bonfim), Estrela Guia (Nady Oliveira), Árvore (Paula Frascari), Boneco de Neve (Luiz Borges) e Duende Bom (Marcos Camelo) seguem até a cidade maravilhosa para fabricar os presentes a tempo da noite natalina.
Assim como nas produções anteriores, a Mamãe Noel chama a atenção em Liga do Natal, principalmente, pelo fato de ser representada por uma atriz negra. Mais uma demonstração de que as produções natalinas estão cada vez mais alinhadas em narrativa com as discussões atuais.
A Liga do Natal é um projeto proveniente da plataforma Vila Encantada de Natal que estreou no Rio de Janeiro em 2017, no formato itinerante pelo interior do estado e circulou por mais de 20 municípios. A obra tem direção e roteiro de Bia Rosenberg. Ao todo, são três episódios disponíveis no site oficial.
Ao Próximo Capítulo, os responsáveis pela série falam sobre o fato de ter se tornado…
Emissora apresentou os principais nomes do remake da obra icônica de 1988 que será lançada…
Ao Próximo Capítulo, a drag queen carioca fala sobre o sentimento de representar o Brasil…
Como nascem os heróis tem previsão de estreia no primeiro semestre de 2025, na TV…
Sam Mendes, Daniel Brühl, Jessica Heynes, Armando Ianoucci e Jon Brown comentam sobre a nova…
Volta Priscila estreou na última quarta-feira (25/9) e mostra um novo ponto de vista sobre…