CBNFOT250220193530 2019. Crédito: Bretz Filmes/Divulgação. Cultura. Cena do documentário "Tá rindo de quê? - Humor e ditadura". Lucio Mauro Filho.

Paizões da dramaturgia: Quatro personagens da tevê que representam a paternidade

Publicado em Lista

O Correio destaca quatro personagens das séries, das novelas e dos telefilmes que são marcados pela relação com a paternidade

Ao longo dos 70 anos de televisão no Brasil, os personagens da dramaturgia exibidos na telinha foram evoluindo com o tempo. A figura paterna, que passou por mudanças na sociedade, também sofreu influência nas histórias. Em novelas e em séries, os pais passaram a refletir as transformações no âmbito da vida real para a ficção, tornando-se mais presentes e em relações mais aprofundadas com os filhos. Em clima de Dia dos Pais, o Correio celebra quatro personagens marcados pela paternidade em obras que estão, atualmente, no ar ou que foram lançadas recentemente. Confira a seguir!

Roney, de Malhação — Viva a diferença (Globo)
De volta no ar por conta das reprises na tevê aberta, Malhação — Viva a diferença retratou um paizão na temporada que levou o Emmy Internacional. É Roney (Lúcio Mauro Filho), o pai de Keyla (Gabriela Medvedovski) que, ao se tornar viúvo, larga a vida de músico para se dedicar à criação da filha. O personagem traz para a figura paternal o que muitas vezes acaba acontecendo com as mães: a anulação de um sonho para focar na herdeira.

 

Cena do filme Milagre na cela 7
Ova e Mehmet têm cenas emocionantes em Milagre na cela 7. Crédito: Netflix/Divulgação

Mehmet, de Milagre na cela 7 (Netflix)
Lançado neste ano no serviço de streaming, o filme turco conta a história de Mehmet (Aras Bulut Iynemli) e da filha dele, Ova (Nisa Sofiya Aksongur), de 8 anos, que veem tudo mudar quando ele é acusado de assassinar um colega da filha e é condenado à morte. A doce relação entre pai e filha é o que permeia o longa-metragem. Cabe à menina convencer a todos da versão da história do pai e, consequentemente, da pureza dessa figura, que tem uma idade mental tão próxima à dela.

 

2020. Crédito: Aline Arruda/Divulgação. Cultura. Cenas da segunda temporada de Coisa mais linda.

Duque, de Coisa mais linda (Netflix)
A segunda temporada da série nacional Coisa mais linda trouxe para a história o personagem Duque, vivido pelo ator Val Perré. Pai de Adélia (Pathy Dejesus) e Ivone (Larissa Nunes), ele ficou anos afastado das filhas e retorna quando a primeira delas decide se casar. O seriado constrói muito bem a história por trás da ausência do pai — que não aconteceu porque ele quis — e também do tempo que ele busca recuperar.

 

crédito da foto: João Cotta/TV Globo. Cassiano ( Henri Castelli ), em “Flor do Caribe”

Cassiano, de Flor do Caribe (Globo)
Com o anúncio de que Flor do Caribe retornará ao ar após o fim de Novo mundo, na faixa das 18h, a Globo colocará em breve na telinha outra figura paterna que se destacou nas novelas. Vivido por Henrique Castelli, Cassiano é pai de Samuca (Vitor Figueiredo), fruto da relação com Ester (Grazi Massafera). Assim que descobre que é pai do menino, ele faz de tudo para conquistar o amor e a admiração da criança, o que garante cenas muito bonitas.