Gloria Pires como as gêmeas Ruth e Raquel na novela Mulheres de areia
mulheres_areia Gloria Pires como as gêmeas Ruth e Raquel Gloria Pires como as gêmeas Ruth e Raquel na novela Mulheres de areia

Novela Mulheres de areia, de Ruth e Raquel, entra para o catálogo do Globoplay

Publicado em Novela

Mulheres de areia, de 1993, tinha Gloria Pires como as gêmeas Ruth e Raquel. Relembre os outros personagens da trama que entra no Globoplay!

O Globoplay inseriu no catálogo uma das novelas mais bem-sucedidas da década de 1990: o remake de Mulheres de areia, de Ivani Ribeiro. A novela, de 1993, traz Gloria Pires em dose dupla, nos papéis das gêmeas Ruth e Raquel, uma boa e a outra, má. As duas acabam disputando o mesmo homem, Marcos (Guilherme Fontes), sendo que Ruth o ama, mas Raquel está de olho é na fortuna do rapaz.

Outro casal que chamou a atenção foi Malu (Viviane Pasmanter) e Alaor (Humberto Martins). Além deles, estavam muito bem em cena Laura Cardoso (Isaura), Raul Cortez (Virgílio), Paulo Goulart (Donato) e Marcos Frota (Tonho da Lua). Vale ficar de olho nas sequências em que Ruth e Raquel dividem a cena, recurso arrojado para a época.

Mulheres de Areia é daqueles novelões que valem a pena serem revistos a cada dia.

Relembre os personagens de Mulheres de areia

Este slideshow necessita de JavaScript.

Marcos Assunção (Guilherme Fontes) – Filho de Virgílio (Raul Cortez) e Clarita Assunção (Susana Vieira) e irmão de Malu Assunção (Vivianne Pasmanter). É um rapaz sensível e romântico. Trabalha com o pai, a quem admira, e é noivo de Andrea (Karina Perez). O casamento é visto com bons olhos por todos, principalmente por seu pai, que vislumbra a consolidação do poderio econômico. Marcos, no entanto, apaixona-se por Ruth (Gloria Pires), filha de um pescador. Só que também é cobiçado pela interesseira Raquel (Gloria Pires), gêmea de Ruth, com quem acaba se casando.

Ruth Araújo (Gloria Pires) – Filha de Isaura (Laura Cardoso) e do pescador Floriano (Sebastião Vasconcelos) e gêmea de Raquel (Gloria Pires). Apesar de idênticas, as irmãs são completamente diferentes. Ruth é uma professora primária meiga, bonita e simples, que se apaixona por Marcos. Ruth ajuda o pai na pesca, é querida pelos pescadores e participa dos problemas da comunidade em que vive. Seu melhor amigo é Tonho da Lua (Marcos Frota), a quem conta suas alegrias e tristezas.

Floriano Araújo (Sebastião Vasconcelos) – Floriano é o líder dos pescadores, marido de Isaura e pai das gêmeas Ruth e Raquel. É um aposentado, pescador, dono de seu barco.

Isaura Araújo (Laura Cardoso) – Por conta dos desatinos de Raquel, Isaura tende a se preocupar mais com essa filha.

Raquel Araújo (Gloria Pires) – Filha de Isaura e do pescador Floriano e gêmea de Ruth. Apesar de fisicamente idênticas, as irmãs são o oposto uma da outra. Raquel é ambiciosa, extrovertida e toma para si o que a vida pode lhe oferecer. É sensual e usa de todas as armas para conseguir seus objetivos. Chega a roubar o namorado da irmã, Marcos, e se casa com ele. Apesar disso, continua a se encontrar às escondidas com o mau-caráter Wanderlei (Paulo Betti).

Virgílio Assunção (Raul Cortez) – Virgílio é um rico empresário carioca, sócio de uma corretora de valores e dono do maior hotel de Pontal D’Areia, além de ser o vice-prefeito da cidade. Vive em conflito com a filha, Malu, e com o prefeito ambientalista Breno (Daniel Dantas), seu cunhado. É ambicioso, prepotente e que não mede esforços para conseguir o que deseja. Sofre de uma doença rara, que a família ignora.

Clarita Assunção (Susana Vieira) – É uma mulher elegante, fina, delicada e que se casou com Virgílio por amor. O problema é que desconhece o Virgílio dos dias atuais. Continua com ele apenas pelos filhos, tentando protegê-los sempre que pode das atitudes imprevisíveis do marido. Adora o irmão, o prefeito Breno.

Malu Assunção (Vivianne Pasmanter) – Malu é revoltada e faz tudo para agredir o pai, que a impediu de casar com o rapaz que amava. Faz parte de uma turma de jovens ultramodernos, cometendo com eles uma série de desatinos e provocando situações embaraçosas. As impetuosidades de Malu acabam sendo domadas pelo vaqueiro Alaor (Humberto Martins). Os dois vivem uma inusitada e divertida história de amor. A melhor amiga da jovem é Carola (Alexandra Marzo).

Alaor de Almeida Passos (Humberto Martins) – Administrador da fazenda de Virgílio. É um homem da terra, inteligente, honesto e a única pessoa que consegue dominar a rebeldia de Malu, filha do patrão.

Arlete Assunção (Thaís de Campos) – Sobrinha de Virgílio, que, com a morte do pai, vende a fazenda onde vivia e vai morar com os tios. Malu a chama de “boa samaritana”.

Breno Soares de Azevedo (Daniel Dantas) – Marido de Vera (Isadora Ribeiro), a quem mima em excesso e de quem tem muitos ciúmes. Breno é um homem justo, humanitário, honesto e pouco expansivo. Idealista, é prefeito de Pontal D’Areia, muito preocupado com o meio ambiente. Por conta disso, vive em conflito com o cunhado, Virgílio Assunção, que deseja transformar a cidade em um centro turístico, mesmo que isso tenha custos ambientais.

Vera Soares de Azevedo (Isadora Ribeiro) – É dona de uma beleza insinuante e possui um passado misterioso, que ela procura ocultar, temendo até mesmo mencionar o assunto. Sente-se sufocada pelo ciúme excessivo do marido.

Damião (João Carlos Barroso) – Secretário do prefeito Breno. Adora o patrão e, sempre que possível, tenta imitá-lo.

Cida (Tereza Castro) – Empregada do prefeito Breno, a quem adora.

Wanderlei Amaral (Paulo Betti) – Homem másculo e insinuante. O grande amor de Raquel (Gloria Pires).

Oswaldo Sampaio (Adriano Reys) – Sócio da corretora de Virgílio. É um homem bom, desprendido das coisas materiais e pai carinhoso de Andrea (Karina Perez) e Carola Sampaio (Alexandra Marzo). É irônico, gozador e suporta as frivolidades de sua esposa Juju (Nicette Bruno).

Julieta Sampaio, a Juju (Nicette Bruno) – Esposa de Oswaldo (Adriano Reys) e mãe de Andrea (Karina Perez) e Carola Sampaio (Alexandra Marzo). É irreverente, alienada e distraída, que tenta imitar Clarita em tudo. É uma personagem leve, divertida, que encanta as pessoas por sua maneira infantil de ser.

Andreia Sampaio (Karina Perez) – É uma jovem inteligente, interesseira, ambiciosa, muito bonita e consciente de sua beleza. Critica a mãe, Juju, em tudo e não tem paciência para as suas criancices. É noiva de Marcos e, ao ver-se preterida por ele, não mede as consequências para infernizar a vida do rapaz.

Carola Sampaio (Alexandra Marzo) – É meiga, boa filha, amorosa e muito amiga de Malu. Alimenta um amor secreto, mas depois se apaixona por Zé Luiz (Irving São Paulo), que, como ela, também teve um amor não correspondido.

Donato (Paulo Goulart) – Dono de barcos e padrasto de Tonho da Lua (Marcos Frota) e de Glorinha (Gabriela Alves).

Glorinha (Gabriela Alves) – É uma jovem alegre e cheia de vida, que se apaixona por Tito (Eduardo Moscovis).

Tonho da Lua (Marcos Frota) – Tonho da Lua tem problemas mentais, podendo ser lírico, ingênuo, agressivo. Faz esculturas na areia, é amado por Alzira (Giovanna Gold), mas seu coração pertence à Ruth.

Alzira (Giovanna Gold) – Trabalha na casa de Donato, ajuda Glorinha e é apaixonada por Tonho da Lua.

Zé Pedro (Carlos Zara) – Pai de Tônia (Andréa Beltrão) e Reginho (Fabrício Bittar). Zé Pedro é dono de um carrinho de sorvete.

Tônia (Andréa Beltrão) – Tônia é dona de um bazar e apoia o prefeito Breno. É uma mulher forte, decidida, que não tem medo de enfrentar os poderosos, de querer justiça a todo preço e de lutar pelo mais fraco.

Reginho (Fabricio Bittar) – Filho de Zé Pedro e irmão de Tônia, a quem ajuda no bazar.

Joel (Evandro Mesquita) – Dono do restaurante Estrela do Mar, toca violão e mantém um relacionamento com Tônia.

Vitor (Oscar Magini) – Ecologista e fotógrafo nas horas vagas, volta a Pontal D’Areia para cobrar uma dívida do primo, Joel. Foi o primeiro namorado de Tônia e seu retorno reacende a antiga paixão.

Servílio (Antônio Pompêo) – Pescador bem apessoado, mas que bebe muito. Ele adora a mulher, Vilma (Denise Milfont).

Vilma (Denise Milfont) – É uma mulata muito bonita e que dança bem. Tem cadência e harmonia.

Chico Belo (Joel Barcellos) – Pescador feioso, mas metido a galã. É engraçado, paquerador, e casado com Do Carmo (Lú Mendonça).

Do Carmo (Lu Mendonça) – Mulher muito trabalhadora, ajuda o marido, Chico Belo na barraquinha de peixe e se chateia com as paqueras dele.

Alemão (Jonas Bloch) – Possui um bar na praia, ponto de encontro de todos, e é amigo dos pescadores. Gosta de plantas, cultiva-as em uma pequena chácara de sua propriedade e as fornece para prefeituras da região. Era imediato de bordo quando conheceu Clarita, por quem se apaixonou.

Marujo (Ricardo Blat) – Pescador amargo, descrente, rancoroso e revoltado por ter perdido o braço em uma pescaria. É obcecado pela ideia de, um dia, matar o tubarão que o atacou.

Tito (Eduardo Moscovis) – Pescador, filho de Chico Belo, gosta de Glorinha e, por isso, sofre muitas perseguições de Donato, padrasto da jovem.

Rodrigo (Stepan Nercessian) – O delegado é um homem calmo e que não gosta muito de sua profissão.

Maria Helena (Alexia Dechamps) – Possui uma beleza provocante e um passado pouco recomendável.

Dr. Munhoz (Edwin Luisi) – Único médico da cidade. Munhoz alimenta um amor platônico por Tônia.

Manoela (Eloísa Mafalda) – Vendedora de cachorro-quente. É uma mulher cheia de vida e que sabe tudo o que acontece na cidade.

César (Henri Pagnoncelli) – Irmão de Zé Luiz (Irving São Paulo), advogado de Virgílio e amigo de Marcos.

Zé Luiz (Irving São Paulo) – Irmão de César, a quem considera um pai.

Otavinho (Luciano Viana) – Jornalista, fotógrafo e amigo de Malu.

Duarte (Marco Miranda) – Motorista de Virgílio, a quem obedece incondicionalmente.

Rozendo (Toi Bressane) – Funcionário do hotel de Virgílio, a quem obedece cegamente às ordens.

Santiago (Marcelo Mansfield) – Funcionário do hotel de Virgílio, a quem obedece cegamente às ordens.

Vasco (Maurício Ferraza) – Funcionário do hotel de Virgílio, a quem obedece cegamente às ordens.

*Fonte: Memória Globo