mestre_sabor

Mestre do sabor volta apostando na gastronomia brasileira

Publicado em Reality show

Reality comandado por Claude Troisgros chega à terceira temporada. Será que teremos alguma brasiliense no elenco de Mestre do sabor?

Os sabores do Brasil voltam nesta quinta-feira (6/5) ao horário nobre da Globo, com a estreia da terceira temporada do reality show Mestre do sabor, após a novela Império. Mais uma vez, a competição gastronômica será comandado por Claude Troisgros e pelo fiel escudeiro dele, Batista. Os jurados e mentores serão os chefs Rafa Costa e Silva, Kátia Barbosa e Léo Paixão. A atriz Monique Alfradique mostrará os bastidores. No dia seguinte, o reality é exibido no GNT, às 21h30, com uma edição um pouco ampliada.

A temporada de Mestre do sabor terá 18 chefs de várias regiões do país ー o Próximo Capítulo está na torcida por um representante da capital federal. Na primeira fase, eles vão apresentar um prato de boas vindas aos jurados, que provarão sem saber quem é o cozinheiro. Os mestres decidem, separadamente, se querem ou não aquele chef no time deles. Caso haja mais de um “sim”, é do cozinheiro a decisão de que time representar.

Nas fases seguintes, os times se enfrentam pela permanência no programa. Quem se sair melhor e agradar a Claude garante uma semana a mais. Os outros competem individualmente para saber quem será o eliminado. A grande final do Mestre do sabor está prevista para julho, em um programa ao vivo. O prêmio é de R$ 250 mil.

“Quando falamos de terceira temporada, significa que os competidores que estão entrando no Mestre do sabor já viram as duas edições anteriores e se preparam, de alguma maneira, considerando o perfil do programa. Eles entram com muita força, sabedoria e treinamento”, avalia Claude, em material de divulgação do reality.

“Como mentor de uma equipe, tento fazer com que eles compreendam o jogo. É muito diferente o ambiente da competição e a realidade de uma cozinha. A gente sempre trabalha contra o relógio e muitos processos culinários mais sofisticados precisam de muito tempo”, comenta Léo Paixão.

Existe receita para vencer o programa? Claude Troisgros diz que “o que torna um profissional de gastronomia um mestre do sabor é talento, savoir faire (técnica), trabalho e sorte. Tudo isso junto.” Kátia diz que sempre tem por base o sabor. “O nosso trabalho aqui, de fato, é de organizar o pensamento. Sabor e técnica são fundamentais”, afirma.