Representante de Brasília no Mestre do sabor, Leninha Camargo garantiu presença na próxima semana do reality show
O primeiro dia de competição no Mestre do sabor não poderia ser melhor para Leninha Camargo. A mineira que mora em Brasília se destacou logo na primeira prova e o prato dela foi aplaudido por Claude Troisgros.
O desafio dos times de Rafa Costa e Silva, Leo Paixão e Kátia Barbosa era fazer um menu completo (entrada, prato principal e sobremesa) com ingredientes simples. O melhor na opinião de Claude e Batista ficaria livre da prova de eliminação.
Leninha, que faz parte do time de Rafa, ficou responsável pela entrada do menu Delicadezas do Brasil, ao lado do paulista Danilo Takigawa: steak tartare com emulsão de ciboulette, vinagrete de ervas, chips de batata e crocante de couve. “Está muito bem temperado, com acidez no ponto e é elegante”, avaliou Claude, aplaudindo o trabalho da dupla. O menu seguiu com socarrat de aipim com purê de feijão, ovo cozido e saladinha de ervas e flambado de abacaxi na cachaça caramelizado.
Leo Paixão apresentou o menu De trás pra frente, com pirão de leite, macaxeira, picles de semente de mostarda e ovo (entrada), pudim de pão com acém, molho de cebola-roxa caramelizada e couve crocante (prato principal) e arroz doce com doce de feijão e café. Já Kátia, veio com o menu Ô de casa, composto por terrine de arroz e feijão com vinagrete de banana e emulsão de café (entrada), picadinho com redução de rapadura e cuscuz de ervas finas e frescas (prato principal) e pudim de pão com calda de manipuera e crocante de mandioca (sobremesa).
O time de Rafa acabou sendo eleito o melhor e, com isso, Leninha garantiu mais uma semana no reality. “Isso dá um gás pro time. A ideia é ganhar sempre”, afirmou a representante de Brasília no Mestre do sabor.
Mas nem todo o percurso de Leninha na noite foi de maravilhas. Ela e Danilo tiveram dificuldade de trabalhar juntos e não se comunicaram direito. Em um momento, Danilo criticou o modo como Leninha estava descascando as batatas porque ele preferia usar o legume com casca. “Deixa eu fazer se não vai ficar difícil”, reclamou Leninha.
No final, Leninha foi colocar a emulsão no prato e ficou visivelmente incomodada quando Danilo a perguntou se ela sabia fazer. O pior é que ele não gostou do que ela fez e pediu que fosse mais arredondado. Ainda bem que essa confusão não apareceu no prato, digno de aplausos do chef francês.
A eliminação
Depois de Kátia Barbosa salvar Léo Modesto e Matheus Almeida e de Léo livrar a pele de Pedro Barbosa e Cadu Moura, os outros chefs tiveram que usar a criatividade num escondidinho. Às cegas, Leo, Kátia e Rafa avaliaram os pratos.
Quem levou a melhor foi Bia Pimentel (time Kátia), com escondidinho de caju com creme amanteigado de batata-salsa, blend de cogumelos e bacon. Com isso, ela está imune na prova eliminatória da semana que vem.
Já o pior prato, segundo Rafa “uma unanimidade”, foi o preparado por Ana Gabi (time Kátia), com a combinação entre abóbora e copa lombo.