caso_evandro2

Série documental O caso Evandro estreia no Globoplay

Publicado em Documentário

Produção original, O caso Evandro é adaptada de um podcast sobre a morte de um menino de 6 anos

Foi de uma temporada do podcast Projeto humano, de Ivan Mizanzuk, que nasceu O caso Evandro, série documental dirigida por Aly Muritiba e Michelle Chevrand que chega nesta quinta-feira (13/5) ao catálogo do Globoplay. A série tem 8 episódios, dos quais dois estreiam agora. Até 27/5 a cada quinta serão liberados mais dois capítulos. Depois, o sétimo virá dia 3/6. O oitavo, dia 10/6, é um extra porque, na verdade, trata do desaparecimento de Leandro Bossi, também em 1992. Os dois casos têm muito em comum.

A série se debruça sobre o caso que investigou o assassinato de Evandro Caetano, aos 6 anos, em 1992, na pequena Guaratuba (PR). Pouco depois do desaparecimento do menino, sete pessoas foram presas e confessaram que usaram Evandro num ritual macabro.

A explicação não convenceu muita gente. Entre os insatisfeitos e chocados com o caso, que teve repercussão nacional, estava Ivan Mizanzuk, que dedicou mais de 40 horas de gravação do podcast a reviver o crime.

O caso Evandro vai além do Projetos humanos não só pela obviedade de trazer a imagem. Mas também pelo formato da abordagem. Aly e Michelle fazem entrevistas esclarecedoras sobre o caso, ouvindo personagens-chave para o entendimento do caso e trazendo imagens de arquivo. O próprio Ivan é um dos entrevistados.

“Como documentarista, acredito que O caso Evandro fala da sociedade e traz uma discussão importante sobre estrutura e métodos da polícia, da imprensa e do judiciário”, afirma a diretora Michelle Chevrand, em material de divulgação da série.

“Com a imagem, é mais fácil dar conta da história em um espaço menor de tempo. Além disso, no podcast, a gente tem Ivan como condutor de toda a história, se baseando sempre nos autos do processo. Na série, partimos dos autos, mas temos também o uso de entrevistas com pessoas que participaram de todo o processo e do caso, de advogados, especialistas”, completa Aly.