rafa_mestre

Chef Rafa Costa e Silva, do Mestre do sabor: “sou sincero; vou direto ao ponto”

Publicado em Reality show

Na primeira temporada completa no Mestre do sabor, Rafa Costa e Silva tem pela frente o desafio de encontrar sabores inovadores. Entre eles, os da banqueteira de Brasília, Leninha Camargo

“Eu vou direto ao ponto. Se o prato está bom, está bom; se faltou técnica, falo sem muito rodeio”. É assim – preto no branco ー que o chef Rafa Costa e Silva toma as decisões no reality show Mestre do sabor. Essa é a primeira temporada completa dele no programa, já que ano passado ele assumiu a equipe do português José Avillez depois que ele voltou a Portugal devido à pandemia de covid-19.

Agora, Rafa montou a própria equipe, seguindo os critérios que ele mesmo estabeleceu. “Pude escolher os cozinheiros pelas técnicas e pelos sabores que eu gostava na seleção dos chefs. Eu valorizo muito a técnica de cozimento perfeito e a qualidade dos produtos. Gosto de contribuir com o crescimento dos participantes”, afirmou ao Próximo Capítulo. Um dos nomes escolhidos por Rafa é da banqueteira de Brasília Leninha Camargo.

Para Rafa, uma das marcas do Mestre do sabor é investir nos ingredientes brasileiros, o que é um acerto devido à variedade encontrada no país. “O mais legal do programa é ter a oportunidade de explorar mais e mais a cozinha brasileira, que é tão rica, e descobrir talentos espalhados pelo nosso país. Nesta temporada, vamos viajar por lugares incríveis deste Brasil, sem sair do estúdio”, comenta, entusiasmado.

Além do programa, Rafa comanda há 7 anos o premiado restaurante Lasai, no Rio de Janeiro. Assim como exige dos participantes do reality, o chef teve que ter muita criatividade e se reinventar durante a pandemia.

“No Lasai nós sempre nos desafiamos a inovar. Para se ter uma ideia, não temos um menu fixo. A nossa proposta é sempre trazer algo novo, utilizando os alimentos frescos e disponíveis nas feiras orgânicas e nas nossas hortas. Com a pandemia precisamos ampliar ainda mais esse olhar de inovação. Criei o Lasai Empório, serviço de kits gastronômicos que proporciona aos nossos clientes desfrutarem de um menu saboroso e fresco na segurança e conforto de suas casas. Foi uma maneira de nos adequarmos ao momento e também de conseguir realocar as funções dos funcionários, para manter todos com a gente, mesmo nesse período instável”, exemplifica Rafa, orgulhoso pela estratégia ter dado certo.