Mestre do sabor ganha novo técnico: Rafa Costa e Silva

Compartilhe

O chef Rafa Costa e Silva chega ao programa Mestre do sabor para substituir José Avillez, que teve que voltar a Portugal por causa do coronavírus

Tem gente nova no reality Mestre do sabor. A partir desta quinta-feira (28/5), o time de José Avillez passa a ser comandado por Rafa Costa e Silva, chef do restaurante Lasai, no Rio de Janeiro. Avillez teve que sair do programa para voltar a Portugal, onde tem vários restaurantes, por causa da pandemia de coronavírus. Vale lembrar que o Mestre do sabor foi gravado com antecedência. Agora, os times representam Rafael, Kátia Barbosa e Léo Paixão.

Rafa conta que quase não acreditou quando recebeu o convite para entrar no programa. “Recebi uma mensagem do Claude (Troisgros, chef e apresentador do programa) pedindo para retornar urgente, pois se tratava do convite para entrar ao programa. Tomei um susto e achei até que o telefone dele havia sido clonado (risos). Comentei isso com o filho dele, que confirmou que era mesmo verdade. Fiquei honrado com o convite, principalmente por exercer um papel que até então era do Zé Avillez, um profissional que admiro muito. Consegui remanejar a agenda e acertar a minha participação no programa”, lembrou, em entrevista ao Próximo Capítulo.

O chef garante que foi recebido “com carinho” pelos colegas e pelos participantes do programa. E comemora a troca que existe entre ele e os cozinheiros que defendiam o time de Avillez. Para ele, a experiência “tem sido enriquecedora, todos ali são profissionais e têm estilos diferentes de cozinhar, observo muito o que eles fazem e essa troca acaba acontecendo naturalmente.”

Os mais atentos perceberão que o chef já esteve no Mais você, como jurado do Super Chef. “Essa é a primeira vez (na TV) com um time de cozinheiros profissionais, num programa totalmente dedicado à gastronomia. Foi tudo muito novo e brinco que se tivesse uma terceira temporada, já pensaria em fazer algumas coisas diferentes com tudo que aprendi no programa”, afirma um animado Rafa.

Entrevista// Rafa Costa e Silva

Foto: Camila Maia/Globo. José Avillez passa o bastão do Mestre do sabor para Rafael Costa e Silva

Como foi entrar no Mestre do sabor com o programa já em andamento?
Foi tudo de repente, mas incrível e está sendo uma experiência muito bacana fazer o programa. Todos me receberam muito bem e isso me ajudou a entrar no clima do programa.

Como o convite para o Mestre do sabor chegou até você?
Recebi uma mensagem do Claude (Troisgros, chef e apresentador do programa) pedindo para retornar urgente, pois se tratava do convite para entrar ao programa. Tomei um susto e achei até que o telefone dele havia sido clonado (risos). Comentei isso com o filho dele, que confirmou que era mesmo verdade. Fiquei honrado com o convite, principalmente por exercer um papel que até então era do Zé Avillez, um profissional que admiro muito. Consegui remanejar a agenda e acertar a minha participação no programa.

Como você foi recebido pelo time que era do Avillez?
Como falei, fui muito bem recebido por todos e isso contribuiu muito para que eu me sentisse à vontade e no clima do programa.

Essa é sua primeira experiência com televisão?
Não é a minha primeira vez na TV. Eu já participei do quadro Super Chef, da Ana Maria Braga, que eu adorei. Mas é a primeira vez com um time de cozinheiros profissionais, num programa totalmente dedicado à gastronomia. Tem sido uma experiência incrível e uma troca muito enriquecedora, de muito aprendizado. Foi tudo muito novo e brinco que se tivesse uma terceira temporada, já pensaria em fazer algumas coisas diferentes com tudo que aprendi no programa.

O Mestre do sabor privilegia ingredientes brasileiros. Como isso aparece na sua cozinha?
No Lasai, grande parte da matéria prima é produzida nas minhas hortas. Essa é uma grande preocupação minha e de toda a equipe na hora de pensar no menu, fazemos tudo com ingredientes frescos e regionais.

No Mestre do sabor você “treina” um time de jovens chefs. Como é essa troca entre as gerações? Você também aprende com eles?
Tem sido enriquecedora, todos ali são profissionais e têm estilos diferentes de cozinhar, observo muito o que eles fazem e essa troca acaba acontecendo naturalmente.

Vinícius Nader

Boas histórias são a paixão de qualquer jornalista. As bem desenvolvidas conquistam, seja em novelas, seja na vida real. Os programas de auditório também são um fraco. Tem uma queda por Malhação, adorou Por amor e sabe quem matou Odete Roitman.

Posts recentes

Bridgerton mostra que é “tudo isso mesmo” em nova temporada

O Próximo Capítulo assistiu aos episódios iniciais da série e passa as primeiras impressões sobre…

2 dias atrás

O reinado da global Sharam Diniz, agora no Brasil

Supermodel internacional, a atriz angolana Sharam Diniz, de 33 anos, vive Rainha de Sabá em…

6 dias atrás

Mary Elizabeth Winstead comenta a estreia de Um cavalheiro em Moscou

A minissérie da Paramount+ adapta um livro sobre Revolução Russa e esperança por dias melhores,…

6 dias atrás

Bridgerton retorna e elenco destaca a “temporada das mudanças”

Sucesso da Netflix, Bridgerton estreia terceiro ano focado em romance de Colin e Penélope, e elenco…

6 dias atrás

Samuel Melo: o ator mirim cresceu e tornou-se príncipe

Revelado aos 9 anos vivendo um menino escravo traficado, o carioca de 34 anos, nascido…

2 semanas atrás

Hacks retorna para terceira temporada com mesma essência e graça

O Próximo Capítulo já assistiu o início da série e garante que embate geracional de…

2 semanas atrás