Claude Troisgros comanda a segunda temporada do Mestre do sabor
Mestre do Sabor Foto: Camilla Maia/Globo. Claude Troisgros comanda a segunda temporada do Mestre do sabor Claude Troisgros comanda a segunda temporada do Mestre do sabor

Nova temporada de Mestre do sabor estreia nesta quinta-feira, na Globo

Publicado em Reality show

Reality show comandado por Claude Troisgros contará com 18 chefs profissionais em busca de prêmio de R$ 250 mil. Quem será o vencedor da segunda temporada de Mestre do sabor?

A Globo estreia nesta quinta-feira (30/4), após Fina estampa, a segunda temporada do reality show de gastronomia Mestre do sabor. O GNT vai reprisar os episódios no dia seguinte, às 22h30. Desta vez, os apresentadores Claude Troisgros e Batista ganham a companhia de Monique Alfradique no comando da atração. Os jurados seguem sendo Kátia Barbosa, Léo Paixão e José Avillez.

A temporada foi toda gravada antes de o coronavírus chegar ao Brasil, mas Avillez teve que deixar a competição antes para voltar a Portugal, onde comanda uma rede de restaurantes, por causa da pandemia. O time dele passou para o comando, desde aí, do chef Rafael Costa e Silva. Também por causa da pandemia, o programa deixa ter plateia após as primeiras fases.

Esta temporada de Mestre do sabor traz 18 cozinheiros em busca do prêmio de R$ 250 mil. Ano passado, Brasília foi representada por Lui Veronese, que disputou a final, mas perdeu o título para Gabriel Coelho, que era do time de Avillez. Será que este ano a capital federal terá algum participante na competição?

Jurados e apresentadores da segunda temporada do Mestre do sabor
Fotos: Camilla Maia/Globo. Mestre do sabor terá sete fases com a presença de 18 competidores

Para ganhar o Mestre do sabor, o chef terá que passar por sete fases. A primeira chama prato de entrada e é quando os jurados montam o time deles a partir de uma receita preparada pelos participantes. Depois vem a fase Na pressão, na qual um time prepara um menu para ser avaliado por Claude e Batista. O time vencedor fica imune e os integrantes dos outros dois cozinham novamente, agora individualmente para conquistar Kátia, Leo e Avillez.

Na hora dos duelos, os chefs que permaneceram no Mestre do sabor disputam um mata-mata com receitas baseadas num ingrediente brasileiro. Quem ganhar pula a próxima fase, a de repescagem. Na novidade da temporada, um cozinheiro derrotado na etapa volta ao reality após disputar duas provas.

Em Na peneira, o público vai conhecer os semifinalistas do programa. Primeiro, é disputada uma prova de imunidade da qual os três melhores saem vencedores. Depois, os outros tentam agradar os jurados com mais um prato. Daí saem os quatro semifinalistas. A semifinal, com cinco competidores, terá duas provas: na primeira Claude classifica dois finalistas e, na segunda, os três mentores escolhem os outros dois. Na grande final, os quatro sobreviventes também disputam duas etapas, sendo que, na inicial, dois são eliminados. O resultado deve ser transmitido ao vivo.

Mentores estão animados com Mestre do sabor

Claude Troisgros e Batista no reality Mestre do Sabor
Claude Troisgros e Batista são parceiros na cozinha há mais de 30 anos

Em entrevista de divulgação do Mestre do sabor, Claude Troisgros lembra que a disputa no programa é dura porque “os chefs que entram na competição são profissionais. A maioria trabalha na profissão há bastante tempo. Outros já têm restaurante e têm a sabedoria de como funciona a cozinha de um restaurante. A questão é que todos têm uma base profissional, então mandar alguém para casa é sempre difícil.”

A dedicação deles no programa vale a pena e pode ser recompensada. Tanto que uma das participantes da primeira temporada, Carol Albuquerque, será chef executiva do próximo restaurante de Claude. “Eu já conhecia, pois ela era da equipe da Helena Rizzo. Quando a primeira temporada de Mestre terminou, ela me procurou com uma ideia interessante para um programa de TV e cheguei a ajudá-la com algumas reuniões. A ideia do programa não foi pra frente, mas nossa parceria se solidificou quando a convidei para ser chef executiva do Chez Claude, que vou inaugurar em São Paulo. Para minha alegria, além de aceitar o convite, Carol ainda trouxe a Vivi Almeida, que também foi candidata da primeira temporada do Mestre e será nossa chef tournant”, afirma o francês

Mentor do atual campeão do programa, José Avillez dá dicas para o próximo mestre do sabor. “Eles não estão habituados a cozinhar com tempo. Por isso, minha dica é que o mentor se organize com seu time com um tempo menor, para que não haja atraso ou que algo deixe de ser feito conforme o planejado. O tempo passa voando e é preciso uma disciplina. Mas é um time muito bom, de grandes profissionais. São pessoas que têm respeito um enorme pela culinária brasileira”, afirma o chef, que espera voltar ao Brasil para a grande final.

Quem está de olho no título de Avillez é Leo Paixão. O mineiro não esconde que a expectativa dele é simplesmente vencer a temporada. “Eu tenho grandes expectativas para essa temporada. Sinto que estamos mais soltos. Tiveram algumas mudanças e a competição está muito interessante! O programa está bem mais consolidado e a tendência é ficar cada vez melhor”, diz o mineiro.

Além da busca pelo título, Kátia Barbosa tem outra semelhança com Leo. Os dois escolhem os integrantes do time e os vencedores das provas levando em conta principalmente o sabor. “A expectativa para esse ano é grande, as pessoas esperam muito de nós, do nosso desempenho e alegria. Mas no programa, o que me faz apertar o botão sempre é o sabor”, afirma a simpática chef, que chegou a se assustar com a repercussão da primeira temporada. “Fiquei tímida às vezes. Imagina eu tímida!”, diz, aos risos.